Livre
O primeiro semestre de 2021 é sem sobra de duvidas o pior e mais lamentável mês para a população do estado do Amazonas. Janeiro de 2021 tem superado toda e qualquer marca causada no estado pelo novo coronavírus (SarsCoV-2), com 80% de aumento em relação ao número de óbitos registrado, em maio de 2020.
De 1.175 mortes ocorridas em maio, hoje o estado atravessa assustadoramente a marca de 2.832 pessoas que lamentavelmente perderam a vida para a Covid-19 em janeiro. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM).
E no Amazonas não é só o número de mortes que assusta, a contaminação pela doença também explode na mesma proporção. Em 2020 foram comprovados 36.124 casos, em 2021 o quantitativo já soma uma média de 66.381 registros, aumento de 83%.
Os enterros são outra marca considerada lamentável no Amazonas. Somente o mês de janeiro já superou abril e maio, os meses mais tensos de 2020 no começo da pandemia. Foram 4.601 sepultamentos em janeiro de 2021 contra 4.332 em 2020, durante os meses de abril e maio.
Mas quem trabalha na linha de frente da pandemia no Amazonas, afirma que o dia 14 de janeiro ficará marcado na história do estado, quando pessoas desesperadamente batiam nas portas das unidades de saúde, ou morriam asfixiadas pela falta de oxigênio.
Daniel Barros, epidemiologista e chefe da Sala de Situação da FVS/AM, explica que a média móvel de casos da Covid-19 no Amazonas vem mostrando redução nos últimos 4 dias. Porém segundo ele ainda é cedo para falar de uma tendência de redução. “Podemos classificar que o sacrifício que a população vem fazendo para manter o isolamento social mostrando efeito”.
A enfermeira Cynara Ávila classifica janeiro como algo os trinta dias mais desesperadores. “Eu chegava para trabalhar e não sabia nem por onde iria começar”, destaca a enfermeira que trabalha na linha de frente da Covid-19 na Unidade Básica de Saúde (UBS), Alfredo Campos no Bairro, Zumbi 2, zona Lesta de Manaus.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.