News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 04 de Março de 2021

Livre

Os juízes das redes: Cuidado sua alegria pode ser cancelada – Por Felipe Bonazza

O tribunal da internet está cada vez mais ardiloso e seus juízes são como leões famintos por justiça.
Quarta-Feira, 03 de Fevereiro de 2021 - 11:01

CANCELAMENTO é a palavra do momento... nossa até rimou. Pois é esse terminho, que me chamou atenção nesses últimos dias. Queria entender o que faz alguém querer “cancelar” outra pessoa e de fato como isso tem se tornado sério nas redes. A questão é que nos tornamos juízes ocultos e observadores do comportamento alheio, buscando e esperando apenas um vacilo ou algo errado para darmos uma aula de bom senso e um show de lição de moral.

Mas errar não era humano? Ouvimos e aprendemos tanta coisa sobre perdão, compaixão, empatia e amor ao próximo. A questão é que na primeira oportunidade de julgar uma atitude ou algo que não concordamos esquecemos de tudo isso, e o cancelamento apareceu como uma oportunidade para fazer valer talvez aquele ditado “aqui se faz, aqui se paga”. Não estou falando aqui que devemos passar pano nas coisas ou atitudes erradas que lemos, assistimos, mas fico aqui pensando aonde vamos parar se todo mundo começar a brincar de cancelador x cancelado. Sinceramente game over para esse jogo!!!

Acredito que o cancelamento não resolve muita coisa, pelo contrário coloca ainda mais em evidência o autor da ação, dando-lhe mais notoriedade e destaque muitas das vezes. Quem cancela alguém tira a oportunidade de ouvir o outro lado da história, julgar e fazer uma leitura do que está sendo apresentado ou falado por terceiros é muito simples, agora de fato ouvir e entender o outro está se tornando quase impossível nos dias de hoje. Apontar erros está se tornando uma profissão para muita gente, infelizmente o ser humano já se tornou crítico demais e intolerante. 

Chegamos a um nível Harvard em julgar e apontar erros, mas em vez disso que tal darmos espaço pra esse ser humano cancelado, repensar e amadurecer com seus erros? Não seria mais interessante fazer essa pessoa avaliar, refletir e dar a ela opções para não cometer os mesmos erros, do que fazer com que ela se sinta desprezada, abandonada e isolada? Será mesmo que a cultura do cancelamento está resolvendo alguma coisa ou é apenas um barulho de internet. 

Não somos perfeitos e cometemos erros todos os dias. O tribunal da internet está cada vez mais ardiloso e seus juízes são como leões famintos por justiça. Quem cancela alguém, cancela os seus direitos de defesa, cancela a compaixão, cancela o amor e a piedade que deveríamos ter com o próximo. Cancelar ficou muito mais fácil e prazeroso, afinal o endereço mais difícil do mundo, sabe qual é? o lugar do outro.

Fonte - Felipe Bonazza - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.