News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 05 de Março de 2021

Livre

A Covid-19 e as suas lições, ainda por serem aprendidas - Por Bruno Eduardo

Isso porque a Humanidade como um todo foi afetada, e cada sociedade está aprendendo as suas lições, de forma diferente, de acordo com a cultura e a realidade de cada povo.
Sexta-Feira, 29 de Janeiro de 2021 - 15:48

Hoje em dia, não tem jeito: para qualquer lado que se olhe, seja na TV, na internet, jornais ou revistas, o assunto é pandemia. E não tem outro jeito. A pandemia mudou a vida de todos nós, e não é porque está se iniciando a vacinação nos quatro cantos do planeta que a vida vai voltar a ser a mesma. Provavelmente não será.

Isso porque a Humanidade como um todo foi afetada, e cada sociedade está aprendendo as suas lições, de forma diferente, de acordo com a cultura e a realidade de cada povo.

Aqui no Brasil, por exemplo, é inegável que fomos pegos de calças curtas e tivemos que direcionar todos os nossos esforços no isolamento social para ganhar tempo e tentar impedir que os (poucos) leitos de UTI que tínhamos ficassem lotados. Foi uma missão quase impossível, tivemos que abrir hospitais de campanha por todos os lados - e isso não foi capaz de impedir as centenas de milhares de mortes que lamentavelmente ocorreram em todo o país.

Precisamos aprender algo com isso, para que essas mortes não tenham sido completamente em vão. Devemos rever o real valor do nosso individualismo (isso serve para alguma coisa?) e a nossa dificuldade para nos desligarmos de picuinhas e consigamos unir esforços e trabalhar em equipe. O que temos visto na política é uma vergonha: todos, sem exceção, estão apenas de olho nas eleições de 2022.

Descobrimos, apesar de já desconfiarmos disso, que o nosso sistema de saúde pode ser muito bonito no papel, mas não funciona e estava completamente defasado no início dessa pandemia. Tem uma estrutura burocrática, baseada no uso do poder político, e muito pouco pensado para a população.

Vimos, e estamos vendo ainda esses problemas. Estamos testemunhando pessoas tentando roubar doses de vacina, tentando furar o lugar na fila dos que mais precisam agora de imunidade.

Pelo menos, diante de todo esse debate em torno de ciência, vamos nos dar conta da importância da pesquisa, da educação? Vamos valorizar nossos cientistas, e estimular nossos estudantes para que sigam o caminho das descobertas científicas e se sintam mais importantes que participantes de reality shows?

A pandemia não está acabando, isso é fato. Com certeza ainda teremos tempo para fazermos esses questionamentos, muitas e muitas vezes. Se o vírus deixar.

Fonte - NewsRondonia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.