News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 08 de Março de 2021

Livre

EXPECTATIVAS - Mapa do turismo de Rondônia vai ser ampliado em 2021

Para monitorar o fluxo turístico do Estado, o coordenador explica que contará com o setor de estatística.
Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021 - 15:07

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), realizou, na quarta-feira (27), uma reunião com o Conselho Estadual de Turismo, com intenção de traçar metas no Estado para o ano de 2021, elaborar estratégias durante a pandemia, além de colher sugestões para que o setor continue sendo atendido, como as organizações privadas, que buscam acompanhar o turismo de Rondônia.

Nomeado em dezembro de 2020, o coordenador de Turismo, Willian Souza do Carmo, externou o planejamento e elaboração de metas como implementação de novos eixos de capacitação, como estatística, governança, empreendedorismo, entre outros.

Um dos projetos é firmar parcerias com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Instituto Federal de Rondônia (Ifro), para unir o momento pandêmico com fortalecimento de capacitações no Estado. “A parceria que fizemos com o Ideb, vai ser oferecida nos principais municípios do Mapa do Turismo atual, com cerca de 60 cursos voltados para o turismo em Rondônia”.

As tratativas de capacitações com o Ifro ainda estão sendo articuladas, conforme explicou o coordenador. Para a realização deste projeto, o coordenador explica que, primeiro irá planejar o aumento da abrangência do “Mapa do Turismo” no Estado. “Possivelmente teremos a atualização do Mapa do Turismo este ano, pois estamos em tratativas com o Ministério do Turismo, o que é de extrema relevância para os municípios que ainda não fazem parte e, com esse diálogo, existe uma possibilidade muito real de isso acontecer no segundo semestre de 2021. É importante que os municípios já comecem a se articular para a inclusão neste Mapa do Turismo, pois abrindo essa regionalização, eles podem pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo, ficando na prateleira do turismo nacional”, enalteceu Willian.

Para monitorar o fluxo turístico do Estado, o coordenador explica que contará com o setor de estatística. “Isso é um ponto primordial para que, de fato, consigamos trabalhar nossas ações com dados bem mais reais”. Ele falou ainda sobre a aproximação com o comércio empreendedor do turismo. “Separamos uma equipe para estar em maior contato, tanto com os guias como as empresas do segmento, isso envolve agências de turismo, empresas de turismo de aventura, hotéis, restaurantes e bares, para que se encurte os laços, porque hoje verificamos também o fato de que é a iniciativa privada que faz o empreendedorismo acontecer, então, nós como Governo somos responsáveis pelas ações de fomento, damos as diretrizes para que tudo continue dando certo”, explicou Willian.

Ele ressaltou ainda, que o projeto “Famtour” tem previsão para acontecer a partir de março de 2021 e que devido ao sucesso do projeto com os influenciadores digitais em 2020, deverá se estender, portanto, com mais novidades. “Este ano, está previsto para ter mais seis edições, vamos levar então os influenciadores, empresas e guias para conhecer nosso turismo, e que eles vendam isso e divulguem da melhor forma”, relatou.

O superintendente da Setur, Gilvan José Pereira, afirmou que todos os temas abordados na reunião são de extrema relevância para o desenvolvimento do turismo em 2021, tanto para dar continuidade no que deu certo em 2020, como para planejar novas estratégias, a fim de fomentar o comércio do turismo, melhorando a economia do Estado.

“São assuntos importantíssimos, falamos sobre as ações de 2020 e esse planejamento para 2021, da lei que trará o Plano Nacional de Turismo e o ícone para a promoção dos atrativos turísticos que é a Fantour, além dessas futuras capacitações em parceria com Ifro e Ideb que devem somar mais de dois mil pontos de cursos em todo o Estado, além das obras relacionadas ao desenvolvimento do turismo, a malha aérea do estado, as boas-vindas ao novos instrutores de turismo, os secretários municipais, trazendo para eles pontos importantes ao desenvolvimento em sua região, dessa importância de governança que são as principais áreas e ações para fazer desenvolver o turismo com mais intensidade”, resumiu o superintendente.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.