News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 25 de Fevereiro de 2021

Livre

ESPERANÇA - Segunda remessa da vacina contra a Covid-19 chega a Cacoal para atender municípios da região do Café

Todas as regionais de saúde receberam as doses, que serão repassadas agora aos municípios”, explicou o diretor da Agevisa.
Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021 - 09:14

No final da tarde de domingo (24) chegaram a Cacoal 2.550 doses da nova remessa de vacinas para combater a Covid-19 na Região do Café e Zona da Mata. Ao todo, 1.500 doses foram entregues à Gerencia Regional de Saúde de Cacoal e 1.050 à Regional de Saúde de Rolim de Moura.

A entrega foi feita pelo diretor-executivo da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Edilson Silva, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, que colocou à disposição uma aeronave e equipe para o transporte das vacinas. “Por determinação do governador, Marcos Rocha, a distribuição das vacinas começou imediatamente após a chegada das doses, na manhã de hoje, em Porto Velho. Todas as regionais de saúde receberam as doses, que serão repassadas agora aos municípios”, explicou o diretor da Agevisa.

Assim que o avião pousou em Cacoal, um caminhão câmara fria da Regional de Saúde da Zona da Mata recolheu as doses e seguiu para Rolim de Moura, onde serão armazenadas, até serem repassadas aos municípios da região. Da mesma forma, um caminhão câmara fria transportou as doses destinadas aos municípios da Região do Café até a Gerência Regional de Saúde em Cacoal, onde  serão entregues às secretarias municipais de saúde de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão d’Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste e Ministro Andreazza.

“Estamos muito felizes pela chegada de mais doses de vacina contra a Covid-19, porque a gente sabe a ansiedade dos municípios e de todos os cidadãos pela chegada da vacina. Assim como foi feito com a primeira remessa, as doses ficarão armazenadas, atendendo todos os protocolos, na rede de frios da Gerência Regional de Saúde até que os municípios estejam aptos a procederem com a vacinação”, destacou Rita de Cassia Nonato do Nascimento Passarelo, gerente regional de Saúde em Cacoal.

Após a distribuição das vacinas enviadas pelo Governo Federal e entregues pelo Governo de Rondônia, cabe a cada um dos 52 municípios do Estado proceder com a vacinação, atendendo as determinações dos Planos de Vacinação apresentados pelos governos Federal e Estadual.

As 13 mil doses que chegaram a Rondônia neste domingo são da vacina AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Vindas da Índia, estas doses serão utilizadas para a imunização dos profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e compõem o grupo prioritário. Diferente da primeira vacina que chegou ao Estado, cujo intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias, com a vacina Oxford/AstraZeneza o intervalo é de 90 dias.

“Estamos vivendo um novo momento. O número de casos tem aumentado e a vacina chega para trazer esperança. No meio da semana recebemos a primeira remessa, com 5.360 doses para atender a Região de Cacoal e neste domingo recebemos mais 1.500 doses. É um esforço conjunto entre o Governo Federal, o Governo de Rondônia e os municípios para que cada vez mais pessoas, o mais rápido possível, sejam imunizadas contra esta doença que acomete todo o mundo”, ressaltou o secretário Regional do Governo em Cacoal, José Moura.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.