News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 05 de Março de 2021

Livre

Afogamentos: alta de 40% preocupa o Corpo de Bombeiros

Durante o verão nos meses de junho, julho e agosto a temperatura surge de forma a castigar qualquer ser humano.
Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021 - 15:18

A quem diga que Rondônia só exista duas estações climáticas: “a do calor e do mormaço”. A realidade é que todas as estações do ano ocorrem, segundo os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Porém, as mais definidas, o verão e inverno amazônico são as mais conhecidas do morador local. Durante o verão nos meses de junho, julho e agosto a temperatura surge de forma a castigar qualquer ser humano. Escapar das altas precipitações é um desafio incomodo. Há climatização.

Para muitos buscam por lugares para se refrescar, os mais escolhidos são balneários, piscinas e rios. Mas por trás desse aparente conforto rondam os perigos. O ano de 2020 marcou a época do início da pandemia do novo coronavírus em Rondônia, o estado fechou o ano com 83 registros de mortes em que a causa principal foi o afogamento.

Na comparação com 2019, o aumento foi de 40%. Porto Velho concentra o maior número dessas mortes, com 25 óbitos. Na outra ponta estão os municípios de Ji-Paraná e Ariquemes, ambos com (13) casos. Cacoal e Ouro Preto D´Oeste, com (5). Em seguida chegam estão Machadinho com (4) e Jaru com (3) mortes.

O índice segundo o Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia é alarmante, principalmente quando o cenário não reflete ao de anos normais, onde a pandemia não existia.

Fatores como a alta ingestão de bebida alcoólica, a falta do colete salva vidas. Neste caso o aviso vale também para o transporte de embarcações. O excesso de confiança das pessoas que sabem nadar. Além disso, os bancos de areia entram na lista de locais que precisam de atenção pelos banhistas. Segundo a instituição, esses pontos se tornam armas perigosas que associada à imprudência tornam palcos para tragédia. 

Fonte - NewsRondonia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.