Porto Velho, RONDÔNIA – A partir desta terça-feira (19), logo nas primeiras horas da manhã, o novo consórcio que assumiu o sistema de transporte público nesta capital, deu início à retomada parcial de antigas linhas no sentido bairro-centro.
Essas linhas, a exemplo do da Esperança da Comunidade, Planalto e Crystal da Calama, que, anteriormente, estavam sujeitas à condução parcial da origem até os seus destinos e obrigadas a fazer conexão de passageiros em vários pontos e terminais, agora, ‘passam a completar todo o itinerário antigo’. E completo.
Essa informação foi confirmada por uma fonte acreditada no Departamento de Tráfego (DET) que se encontrava, eventualmente, no local. Também, por força de insistência a Reportagem não obteve informações sobre as demais linhas, o que será feito a partir dessa quarta-feira (20) junto ao novo Diretor-Presidente da SEMTRAN, Coronel PM Ronaldo Flores.
Os antigos itinerários foram suspensos a partir do momento em que a nova empresa concessionária passou a operar o novo sistema de transporte de passageiros.
A linha do Crystal da Calama, que atende usuários desse residencial, além da Lagoa Azul, Invasão do Wanderley (ao longo da Avenida Goianésia), Setor Chacareiro, Invasão do Santaninha, Porto Madero, Cidade de Todos e Nova Aliança (menor bairro da cidade) faziam conexão com outras linhas para chegarem até o destino final a partir dos bairros de origem.
Por conta da retomada do antigo itinerário, ainda sem comunicado oficial, usuários dessas linhas foram surpreendidos com a novidade – para alegria dos usuários – que, a partir desta terça-feira (19), ‘deixarão de pagar duas passagens ou de usarem o cartão digital para efetuar a conexão para ao menos o centro da cidade.
A usuária Maria José Ferreira, moradora da segunda etapa do Crystal da Calama, fez coro com um cobrador que, diante das paradas dentro do residencial, anunciava: ‘Agora, o coletivo vai direto pro centro da cidade!’. A tentativa, segundo o trocador, ‘e reconquistar os usuários que haviam migrado para o taxi-compartilhado, aplicativos UBER, 199, ROTA ou taxi piratas’.
A reportagem obteve, ainda, a informação que a direção do novo consórcio vinha operando a frota quase vazia e perdendo receita nas linhas do Crystal da Calama, Planalto, Esperança da Comunidade e outras de maior concentração de receita no dia a dia. A retomada desses antigos itinerários, informou a fonte do DET (Departamento de Tráfego da SEMTRAN), ‘irá possibilitar à empresa restabelecer renda perdida por ela aos alternativos’.