TERÇA-FEIRA, 19/03/2024

Chegam as primeiras 49 mil doses da vacina Coronavac: é o começo da vitória sobre o vírus mortal

PERGUNTINHA: Você acha que será alcançado pela vacina antes que o vírus consiga chegar ao seu organismo ou está pessimista, sobre quanto tempo ainda vai demorar para chegar sua vez de ser protegido?

Publicado em 

Chegam as primeiras 49 mil doses da vacina Coronavac: é o começo da vitória sobre o vírus mortal - News Rondônia

Chegam as primeiras 49 mil doses da vacina Coronavac: é o começo da vitória sobre o vírus mortal - News Rondônia

Chegou o Dia D e a Hora H! Nesta terça-feira, provavelmente no amanhecer, aterrissa no aeroporto Jorge Teixeira, um avião enviado pelo Ministério da Saúde, trazendo as primeiras cerca de 49mil doses de vacinas contra a Covid 19, que serão distribuídas, proporcionalmente, para algumas das principais cidades do Estado. Outras 11 mil doses poderão vir dentro de alguns dias – não se sabe quando – para completar a primeira cota de 60 mil doses destinadas pela saúde federal, para esta primeira etapa de imunização em Rondônia. Outras 23 mil vacinas, caso seja cumprida a promessa do ministro Pazuello, virão em fevereiro. O prefeito Hildon Chaves anuncia que já negociou pelo menos mais 40 mil doses, que poderão aumentar para 60 mil, apenas para a população da Capital. São Paulo sai na frente, com uma campanha que já começou no próprio domingo, logo após a Anvisa autorizar o uso de duas vacinas, com a primeira pessoa, uma enfermeira, sendo imunizada. Na segunda-feira, da manhã à noite, outras centenas de pessoas, da área da saúde, também foram imunizadas. O governador paulista João Dória está em guerra com o Planalto e quer ser o grande líder nacional na guerra contra o coronavírus. Convidou inclusive o um condenado, o ex presidente Lula e o também ex presidente Fernando Henrique Cardoso, ambos já septuagenários, para participarem do lançamento oficial da campanha de vacinação em São Paulo quando ambos seriam imunizados. Dória quer se postar como o grande líder da oposição a Bolsonaro, usando a vacina como mote político. Por enquanto, aliás, está ganhando a batalha, já que Bolsonaro ficou refém da própria cabeça dura, ao não correr atrás da vacina e ser contra ela, enquanto a população clama pela única forma de se livrar do vírus.

Chegam as primeiras 49 mil doses da vacina Coronavac: é o começo da vitória sobre o vírus mortal - News Rondônia

Os de bom senso, a Medicina, a Ciência e a grande maioria dos brasileiros, todos querem a vacina. O governador Marcos Rocha e o secretário de saúde de Rondônia, Fernando Máximo, foram às redes sociais, comemorar a decisão da Anvisa e anunciar que há um completo plano de vacinação no Estado. Pouquíssimas são as vozes – inclusive entre os apoiadores mais fiéis do presidente Bolsonaro – que concordam com a forma como ele tratou a questão da vacina. Claro que há os aproveitadores, os canalhas, os criadores de mentiras, tentando colocar no colo do Presidente, por exemplo, a crise de Manaus, quando se sabe que seu governo enviou quase 9 bilhões de reais ao Estado e aos municípios do Amazonas, para conter a doença, mas grande parte do dinheiro foi desviada. E Bolsonaro não pode fazer nada, porque decisão do STF o proíbe de interferir em decisões de Governos estaduais e Prefeituras. Mas daí, já é outra história. A verdade é que a vacina tardou, mas chegou. No dia em que tivemos mais 26 mortes e que quase 500 pessoas estão internadas, com todas as UTIs lotadas. Ela vem para salvar milhares de vidas e nos trazer também um pouco de paz. Chega de tanta tragédia!

O VÍRUS NÃO ATACA QUANDO OS EVENTOS SÃO DO ESTADO?

O Brasil é, entre tantas outras coisas, também um campeão de incoerência. E ela vem, claro, sempre de cima para baixo. Ora, há um clamor das autoridades e de toda a sociedade que defende o bom senso e a vida, para que se evitem aglomerações, para que não haja festas clandestinas, para que todos fiquem dentro de casa. Nada de aulas nas escolas. Quanto menos gente na rua, melhor, mais seguro e menor a chance do vírus de espalhar. Certíssimo? Não para algumas imensas aglomerações e centrais de risco para a disseminação do vírus, como a eleição do ano passado e, agora, as provas do Enem, mesmo que elas tenham tido a menor participação de todos os anos, com uma abstenção que chegou, em nível nacional, a 52 por cento. Ora, mesmo com o discurso dos cuidados, do distanciamento e toda a parafernália de conversa que se ouviu país afora, ninguém duvida que, duas semanas depois das eleições, o número de contágios pela Covid deu um salto, em todo o país. O mesmo vai acontecer com estudantes que fizeram o Enem. Então, fica-se pensando: nossas autoridades combinaram alguma coisa com o vírus, para que ele ataque as pessoas comuns que cometem desatinos e irresponsabilidades, mas não ataca quando os eventos gigantescos são patrocinados pelo Estado? Perguntar não ofende!

QUASE 65 POR CENTO DOS ESTUDANTES NÃO FORAM AO ENEM 

Ainda em relação ao Enem, por aqui, mais de 41 mil dos inscritos no Enem não compareceram para participar da primeira etapa da prova. Segundo números oficiais, mais de 64,5 por cento dos estudantes que haviam confirmado participação, deixaram de comparecer. Rondônia foi o estado brasileiro onde a abstenção atingiu os maiores percentuais de ausência. Não foi só a pandemia que motivou tudo isso, embora, claro, ela tenha sido a causa principal. Várias cidades decidiram não realizar o Enem, mas pouco depois decisões judiciais derrubavam essa posição de nível municipal. Isso ocorreu em Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e outras comunidades. Até a manhã de domingo não se tinha certeza de que Porto Velho iria realizar as provas, embora desde sexta-feira, o secretário estadual de educação, professor Suamy Vivecananda, estivesse confirmando a realização do Enem. No sábado de manhã, nota da Seduc confirmava que a prova era de responsabilidade federal e que ela seria realizada. Milhares de estudantes, sem saber se deveriam ou não ir aos locais de provas – pela pandemia e pelo desencontro de informações – optaram por desistir. Não se sabe agora se haverá alguma nova data para eles, até pelo enorme percentual de abstenção. 

TORTURADO TEM É QUE AGRADECER POR ESTAR VIVO

Preparemo-nos para mais um espetáculo das leis brasileiras, em relação aos criminosos e suas crueldades. Neste final de semana, mais um cidadão porto velhense foi assaltado e teve sua casa devassada por uma quadrilha de bandidos. Eram pelo menos cinco. Como não encontraram nada de valor, raptaram a vítima, a levaram para uma estrada deserta e a torturaram, com agressões violentas, deixando-a jogada no chão. Levaram o carro dele e, raivosos, o incendiaram. Até agora, nenhuma pista destes celerados, que atacam, agridem, torturam e escapam ilesos. Quando presos – e o serão, mais dia, menos dia – terão toda a proteção legal. A pobre vitima tem que se cuidar para não ser acusada de culpa, por não ter nada de valor em casa para dar aos bandidos. Quem sabe eles teriam ido embora, só com o produto do roubo e não teriam feito as sevícias que praticaram? Se forem condenados, certamente a penas muito leves, ou cumprirão penas soltos, para continuarem roubando, sequestrando e matando ou em poucos meses estarão nas ruas novamente, sob o manto das nossas leis, feitas sob medida para proteção desse tipo de gente. Pobre do cidadão torturado! Resta a ele apenas agradecer aos criminosos, que o deixaram viver.  Porque, a verdadeira Justiça contra esses bandidos, ele jamais verá ser aplicada…

ÓBITOS NO ESTADO CRESCERAM BEM ACIMA DA MÉDIA NORMAL

Levantamento feito pelo site Rondônia Dinâmica, aponta que o número de mortes no Estado, no ano passado, aumentou significativamente e bem acima da média dos últimos anos, por causa da crise do coronavírus. Só a doença matou, em todo o Estado, durante 2020, nada menos do que 1.817 pessoas, computando-se apenas oito meses do ano, já que o primeiro óbito causado pela Covid só foi registrado em maio. Como até o domingo já tínhamos registrado nada menos do que 2.005 mortes,  com o Boletim da segunda-feira, apenas em janeiro deste ano já registraram-se nada menos do que 214 vidas perdidas para o vírus. A média é superior a 11 mortes por dia, causadas pela doença e torna este primeiro mês do 2021, como um dos mais mortais, desde que o primeiro caso foi registrado em Rondônia. Os registros de óbitos vinham crescendo proporcionalmente ao aumento da população. Passaram de 7.245 em 2016, para 8.010 registros de óbitos nos cartórios rondonienses, em 2019. Nas 9.532 mortes registradas em 2020, já incidiram os números assustadores das vítimas do coronavírus. Como se espera que a partir de fevereiro os números de óbitos pela Covid comecem a cair, até por causa da vacina, que deve diminuir a força e a incidência dos casos, pode ser que o volume de óbitos, já a partir do segundo semestre deste ano, voltem aos patamares normais.

FORMADOS NO EXTERIOR SÓ PODEM TRABALHAR COM O REVALIDA

Pelas redes sociais, a deputada federal Jaqueline Cassol defendeu que o Presidente da República convoque médicos brasileiros formados no exterior, para que se unam ao esforço nacional contra a Covid 19. Vários estados brasileiros – e Rondônia é um dos exemplos mais claros disso – precisamcada vez de mais médicos, mas o número de profissionais que querem prestar serviço aos governos de todas as instâncias é cada vez menor, não só pelos baixos salários, mas também pela falta de boas condições de trabalho. E isso vale para todo o país. Jaqueline, que junto com outro deputado rondoniense, o líder da bancada federal, Lúcio Mosquini, está numa cruzada – ao lado de outros parlamentares de várias regiões – para que os formados no exterior possam atender no Brasil, divulgou um longo apelo sobre o tema. A intenção, maior, parece óbvio, é manter o assunto em debate, porque a parlamentar sabe que a decisão não depende do governo. Ela passa pelo Congresso, mas principalmente pelo poderoso lobby das organizações médicas nacionais, que não aceitam essa medida. Basicamente, os médicos formados no exterior só podem trabalhar no Brasil caso façam o exame Revalida. Sem o Revalida, não tem negociação.

GUERRA POLÍTICA TEM FAKE, MENTIRAS E AMEAÇA DE MORTE

Esquerdistas, comunistas, membros de partidos de oposição, estão tentando criar um clima de crise no governo, anunciando que as redes sociais se mobilizam pelo impeachment de Bolsonaro. Clara Fake News! Meia dúzia de gatos pingados, todos da mesma procedência, incluindo um texto inacreditável do líder do PSOL, Marcelo Freixo, publicando no seu twitter a frase “Impeachment ou Morte!”, de forma covarde. Pouco depois, quando viu a besteira que fez, explicou que o quis dizer que era “Impeachment ou mais Mortes!”. Ameaçou publicamente a vida do Presidente da República e recuou, mas o episódio resume bem essa desesperada e frágil tentativa de aplicar um golpe, num governo legitimamente eleito. Como Bolsonaro não é ladrão, como o é o grande líder da esquerda, o ex presidente Lula, já condenado em duas instâncias pela Justiça por crimes que cometeu quando comandava o Brasil, a minoria agora cria um discurso odiento, inventando um impeachment. Baseado em que? E a frase de Freixo, agressiva, cheia de ódio, com ameaça direta à vida do líderda Nação, ficará por isso mesmo? Imagine-se que, na época em que o chefe de quadrilha presidia o país, se algum deputado de oposição o ameaçasse de morte, o que aconteceria com esse detrator? É fácil imaginar…

PERGUNTINHA

Você acha que será alcançado pela vacina antes que o vírus consiga chegar ao seu organismo ou está pessimista, sobre quanto tempo ainda vai demorar para chegar sua vez de ser protegido?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Manifesto que repudia as retiradas de voos em Rondônia alcança quase 3 mil assinaturas

Criado há quatro dias, o manifesto digital que pede um posicionamento das autoridades brasileiras sobre a “discriminação e retiradas ilegais de voos em Rondônia”, já reuniu 2.337 assinaturas na plataforma Changer.org.
L

Jornal da USP destaca pesquisa de fóssil de tartaruga gigante encontrado em Rondônia

A reportagem enaltece as dimensões impressionantes do animal com tamanho estimado entre 1,8 e 2m e que pode ter convivido e sido predado pelos povos que habitavam a região entre 14 e 9 mil anos atrás.
L

Emprego: Rondônia com saldo positivo de carteiras de trabalho assinadas no mês de Janeiro

Segundo a autarquia, o saldo foi de 13.394 admissões e 13.205 demissões.
L

Exclusivo: sete pessoas estavam no voo que caiu no Acre

Uma delas não resistiu e morreu em decorrência dos ferimentos. Outras três seguem em estado grave e já foram encaminhadas para Rio Branco.
10
Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Os números do 4º Levantamento da Safra 2023/2024 de Cana-de-Açúcar em todo o país serão divulgados no dia 18 de abril.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Potencial de Mercado do País: Indicador mostra Rondônia na 17ª posição

Desafios e oportunidades no último lugar do Norte no ranking de competitividade 2023.
L
Agenda News: 1º Gastro Peixe, uma celebração da culinária amazônica

Agenda News: 1º Gastro Peixe, uma celebração da culinária amazônica

Descubra os sabores do Tambaqui na Vila Calderita com pratos tradicionais e inovações gastronômicas.
L
Fim do verão terá fortes chuvas em diversas regiões do país

Inmet prevê pancadas de chuvas em Rondônia entre os dias 18 e 25 de março

Inmet prevê volumes maiores que 90 mm para esta semana.
L
Avião de pequeno porte cai em município do Acre

Avião de pequeno porte cai em município do Acre

Existem relatos de mortos e feridos.
L
O jurista e o advogado, Por Ives Gandra da Silva Martins

O jurista e o advogado, Por Ives Gandra da Silva Martins

É por essa razão que o advogado está no tripé que forma o Poder Judiciário: Ministério Público, Magistratura e a Advocacia, que, a meu ver, é a minha vocação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Inscrições para Processo Seletivo de Instrutores do Idep encerram neste domingo

Podem se inscrever para as vagas previstas, desde que atendidos os critérios do Processo Seletivo de Bolsistas Instrutores
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

JAIME BAGATTOLI: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

Parlamentar defende mais investimento em infraestrutura e escoamento da produção
L
Deputado Edevaldo Neves solicita informações sobre funcionamento do Restaurante Universitário da UNIR

Deputado Edevaldo Neves solicita informações sobre funcionamento do Restaurante Universitário da UNIR

O pedido de informações foi motivado por uma série de reclamações recebidas pelo gabinete do deputado, vindas de alunos da UNIR, apontando para a inatividade do restaurante.
L
Famílias de Rondônia serão contempladas pelo Bolsa Verde do governo federal

Famílias de Rondônia serão contempladas pelo Bolsa Verde do governo federal

Deputada Cláudia de Jesus elogiou iniciativa do governo Lula
L
Assessoria

LEBRINHA: Hospital Santa Marcelina recebe R$350mil para fortalecer atendimento médico

A dedicação Irmã Lina e de toda a equipe é verdadeiramente inspiradora.
L
Dra. Taíssa revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Dra. Taíssa revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Distrito fica situado às margens do Rio Abunã e tem sido afetado pela falta de manutenção adequada.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º prende homem com mais de 100 kg de maconha na zona sul

URGENTE: Força Tática do 9º prende homem com mais de 100 kg de maconha na zona sul

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Polícia.
10
Carro atropela militar do Exército e motorista foge sem prestar socorro

Carro atropela militar do Exército e motorista foge sem prestar socorro

O militar seguia de moto pela Avenida Rio de Janeiro, quando um carro invadiu a preferencial e causou a colisão, depois o motorista fugiu sem prestar socorro a vítima.
14
Corolla blindado avança preferencial e causa grave acidente com duas vítimas

Corolla blindado avança preferencial e causa grave acidente com duas vítimas

O motorista do Corolla teria avançado a preferencial pela Rua José Camacho, fazendo os dois homens que estavam na moto, bater em cheio no veículo.
12
URGENTE: Ônibus cai em igarapé com vários passageiros na BR-319

ATUALIZADA: Ônibus cai em igarapé com vários passageiros na BR-319

De acordo com a PRF, o coletivo transportava cerca de 20 passageiros que saíram de Humaitá com destino a Porto Velho.
12

SEPARAÇÃO: Policial Civil invade casa, ameaça matar ex-mulher e promete suicídio

O caso aconteceu no domingo (17), no bairro Caladinho, zona sul da capital.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CENTRO DE RETINA E VITREO DE RONDÔNIA – EIRELI

Licença Ambiental de Operação N° 243 SOL/DLA
L
Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável

Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável

Além dos consumidores, quem agradece a volta do leite de saquinho é o planeta.
L
Prefeitura de recebe técnicos do TCE; reunião contou com a participação de secretários, assessores e equipe jurídica da Prefeitura

Prefeitura de recebe técnicos do TCE; reunião contou com a participação de secretários, assessores e equipe jurídica da Prefeitura

Também integraram a comitiva do TCE, os técnicos, Moisés Rodrigues Lopes, Aparecida de Oliveira, Oscar Carlos e Antônio Robespierre.
L
IA faz descoberta revolucionária que pode curar o câncer de próstata

IA faz descoberta revolucionária que pode curar o câncer de próstata

Para Naomi Elster, diretora de pesquisa da Prostate Cancer Research, o resultado indica uma nova forma de combater o câncer.
L
Risco de fome catastrófica sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

Risco de fome catastrófica sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

Em termos percentuais, 50% dos habitantes da região estão em risco.
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Emoções e Conflitos em Renascer

Relações Complexas e Novas Paixões Despertam na Rotina dos Personagens
L
Ocidente reprova vitória esmagadora de Putin nas eleições

Ocidente reprova vitória esmagadora de Putin nas eleições

Kremlin diz que russos estão unidos em torno do presidente
L
O ICMS e as mudanças na Reforma Tributária, Por Dr. Ivo Ricardo Lozekam

O ICMS e as mudanças na Reforma Tributária, Por Dr. Ivo Ricardo Lozekam

O crédito acumulado de ICMS é um dos maiores problemas tributários das empresas acumuladoras de crédito.
L
Leste de Cuba tem protesto em meio a apagões e escassez de alimentos

Leste de Cuba tem protesto em meio a apagões e escassez de alimentos

Presidente Miguel Diaz-Canel pediu diálogo.
L
"Falta muito para se fazer", diz Lula ao abrir reunião ministerial

“Falta muito para se fazer”, diz Lula ao abrir reunião ministerial

Para o presidente, país foi “abandonado” pelo governo anterior
L