News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 09 de Março de 2021

Livre

CORONAVAC: 49 mil doses chegam na terça em Rondônia

A vacina é produzida pelo laboratório chinês sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021 - 21:38

Para Rondônia foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, 49 mil doses do imunizante coronaVac, imunizante contra o novo coronavíus. A vacina é produzida pelo laboratório chinês sinovac em parceria com o Instituto Butantan. 

O carregamento das doses está previsto para acontecer por volta das 6h da manhã, de terça-feira (19). Já em terra o imunizante será transportado até a Central de Frios, sob um forte esquema de segurança feito por policiais federais, rodoviários federais e policiais militares.


Enfermeira do Hospital das Clínicas (HC) exibe ampola da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. — Foto: Divulgação/GESP

O governo estadual informou na coletiva na segunda-feira (18) do Palácio Pacaás Novos, que ainda não tem uma data para começar a vacinação. “As coisas têm mudado. Era um número de doses, acabou diminuindo as doses que viam. Chegando as vacinas a gente vai transportar o mais rápido possível. As doses serão distribuídas pelas regiões de saúde do estado” explica o titular da Sesau, Fernando Máximo.

A imunização ocorrerá primeiramente pelo chamado grupo prioritário como profissionais da saúde, idosos acima dos 75 anos e a população indígena.  Para estes, serão reservadas 35% dos imunizantes. Com a primeira dose aplicada, a segunda ocorrerá duas semanas após.

Nas fases seguintes estão os idosos das demais faixas etárias, pessoas com comorbidades, professores, trabalhadores de segurança, e funcionários do sistema prisional. Presos foram excluídos. Questionado sobre quando chegaria outra remessa do medicamento, o titular da Sesau não soube dizer.

Também na coletiva o governador Marcos Rocha (sem partido), destacou a falta de profissionais de saúde para trabalhar na linha de frente. O chefe do executivo disse que chegou enviar um projeto de lei para assembleia, pendido a aprovação de um incentivo de R$ 5 mil reais para profissionais que atuam em pontos de difícil acesso.

O imunizante coronaVac teve autorização emergencial para o uso no domingo (17) por técnicos da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Anvisa também condicionou um termo de compromisso, (para 2 milhões de doses importadas da Índia do imunizante AstraZeneca/Oxford) que será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O governo federal exigiu cerca de 6 milhões de doses do imunizante coronaVac ao Butantan. 

Fonte - NewsRondonia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.