News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 08 de Março de 2021

Livre

RO: Pré-matrículas para alunos que desejam ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral acontecem de 20 a 24 de janeiro

Além das matérias preparatórias do ENEM, estudante pode escolher eletivas que vão ajudá-lo a desenhar o seu projeto de vida
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021 - 14:46

• Novos estudantes devem se cadastrar no site oficial da Seduc

• Além das matérias preparatórias do ENEM, estudante pode escolher eletivas que vão ajudá-lo a desenhar o seu projeto de vida

• Média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia a educação em todo o Brasil, em escolas de Ensino Médio Parcial é de 4 pontos enquanto a média das escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) alcança 4.7 pontos

• As escolas que eram parciais em 2017 e migraram para o modelo integral em 2019 tiveram uma melhora de 17,3% no IDEB. As que permaneceram no modelo parcial cresceram apenas 9,7% no índice entre 2017 e 2019

18 de janeiro de 2021 - De 20 a 24 de janeiro acontece o período de pré-matrícula para os estudantes de Rondônia que ainda não fazem parte da rede pública estadual de ensino e desejam solicitar sua entrada para cursar a primeira, segunda ou terceira séries do ensino médio em tempo integral (EMTI), modelo em que o jovem passa mais tempo na escola, onde participa de atividades eletivas e de desenvolvimento social, além da grade curricular tradicional. Para se cadastrar, alunos com mais de 18 anos ou os seus responsáveis devem acessar a página da Reserva de Vaga Online 2021, que estará disponível a partir da meia-noite do dia 20 (de 19 para 20).

No link, é preciso inserir números de documentos, nomes e informações de contato. Na realização do cadastro deverão ser anexadas cópias de alguns documentos pessoais.

A reserva das vagas e as matrículas acontecerão de 25 a 29 de janeiro, também online. Mais informações sobre essa segunda fase do procedimento serão dadas pela Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc-RO).

O único pré-requisito para que o aluno possa ser matriculado no Ensino Médio em Tempo Integral é ter concluído a série anterior. Vale lembrar que a pré-matrícula acontecerá somente online e a reserva de vaga está condicionada à realização do cadastro.

"É muito importante que pais, alunos e responsáveis não percam esse período de cadastro online, que vai de 20 a 24 de janeiro. Sem ele, a reserva da vaga na rede estadual não acontece e, seguindo essas datas, conseguiremos otimizar o processo de matrículas este ano e diminuir o congestionamento no período da reserva", explica Irany Oliveira, Diretora Geral de Educação da Seduc-RO.

Diferencial do Ensino Médio em Tempo Integral

As unidades escolares da rede estadual que ofertam o ensino médio em tempo integral são uma opção em relação às escolas do ensino médio regular. No EMTI, os estudantes têm aulas de todas as disciplinas que preparam para o ENEM, são acompanhados por mentores e professores e selecionam disciplinas que colaboram para a formação e cidadania, ou seja, trabalham com o currículo flexível.

Para além das disciplinas da base curricular - como Língua Portuguesa, Matemática e Química - há aulas de projeto de vida, eletivas (quando o jovem escolhe o que deseja estudar), orientação de estudos e práticas laboratoriais. A escola de ensino médio em tempo integral ajuda o estudante a pensar e a melhorar a própria vida. Os estudantes são incentivados a tomar decisões, descobrir o que querem fazer, planejar o futuro e compartilhar as responsabilidades com os outros colegas, professores e mentores.

Nessa modalidade de ensino não existe divisão entre turno da manhã e turno da tarde, o turno é único e a programação é distribuída ao longo do diaO aluno fica mais tempo na escola e ganha mais tempo para aprender.

No Brasil, as escolas que eram parciais em 2017 e migraram para o modelo integral em 2019 tiveram uma melhora de 17,3% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - um mecanismo criado pelo MEC para avaliar a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. As que permaneceram no modelo parcial cresceram apenas 9,7% no índice entre 2017 e 2019, o que comprova a eficiência do modelo integral.

SOBRE O ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL (EMTI)

Visa a formação dos estudantes, a partir de uma proposta conectada à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais. Com jornada escolar estendida (para 7 ou 9 horas diárias), o EMTI reforça a aprendizagem dos conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e proporciona a vivência de práticas educativas e de habilidades complementares à formação. A escola oferece refeições durante o período em que os alunos permanecem nas aulas.

Para aumentar a adesão de alunos ao EMTI, está nas redes sociais um movimento nacional que incentiva os jovens a conhecerem o modelo integral - o site da campanha reúne as informações sobre o calendário de matrículas e os detalhes de cada estado. Para conhecer a campanha, visite o site QueroIntegral.com.br

Fonte - 010 - Ana Carolina

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.