Livre
O prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB/RO) desde dezembro deu início as tratativas para aquisição da compra da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A esperança do mandatário é o envio de 60 a 80 mil doses do imunizante que teve seu uso emergencial aprovado, domingo (17), por diretores da Agencia Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).
Hildon Chaves festejou aprovação emergencial e declarou durante uma publicação na sua página no facebook que aguardava com ansiedade a chegada da vacina, “para que pudesse começar a imunização o quanto antes”, declara.
Na capital a estratégia não foge a elaborada pelo governo brasileiro por meio do Ministério da Saúde, preconizar primeiramente o chamado grupo prioritário como profissionais da saúde, idosos acima dos 75 anos e a população indígena. Nas fases seguintes estão os idosos das demais faixas etárias, pessoas com comorbidades,professores,trabalhadores de segurança, e funcionários do sistema prisional. Presos foram excluídos.
A aprovação emergencial pela Anvisa foi condicionada a um termo de compromisso, (para 2 milhões de doses importadas da Índia do imunizante AstraZeneca/Oxford), que será produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo o plano emergencial, a vacinação deve iniciar pelas capitais na próxima quarta-feira (20) de janeiro. O diretor-presidente da agencia enfatizou que a mudança de comportamento da população é uma arma para barrar a proliferação do novo coronavírus. “O inimigo é um só. Nossa melhor chance nessa guerra, passa necessariamente, pela mudança de comportamento social. Sem a qual mesmo com a vacina, a vitória não será alcançada”, destacou barra durante seu discurso.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.