News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021

Livre

Lenha na fogueira: Covid-19 em Rondônia

O titular da pasta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, deixou claro que todas as providências estão sendo tomadas para salvar vidas.
Sabado, 16 de Janeiro de 2021 - 12:02

Nosso amigo, considerado um dos mais ferrenhos defensores da preservação do nosso patrimônio histórico Manuel Português, em virtude da publicação na coluna de ontem, sobre a instalação da Funcultural no prédio que serviu a ENARO no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, quando citei alguns ex presidentes da Funcultural e omiti o nome do Antônio Ocampo e por isso, recebi o seguinte do Manuel Português:


Silvio, não morro de amores por traidores que transformaram o Complexo em Shopping Mad Maria Botecus Bar´s, acabaram com a Ferrovia e os Trens a S.A, enganaram até os dos Barcos de Turismo com um Porto que não será construído...


Mas, você cometeu uma injustiça com o Ocampo.


Ele sempre teve essa visão/ideia de colocar a Funcultural no Galpão Enaro e posso provar isso, através de documento oficial da Funcultural ao Iphan etc, comunicando que na Enaro seria restaurado e lá funcionaria a Fundação...!


Já em minha opinião, a Funcultural deveria ter sido instalada no antigo prédio da Administração da EFMM (Prédio do Relógio), incluindo um Museu da cidade etc & tal, faz muito tempo, bem antes de uma prefeitura política tomar de assalto uma edificação Histórica Cultural de Raiz e instalar lá seu Staff. Valeu portuga!


Não está nada fácil, quando não é a Covid é o coração que leva para o plano superior mais um grande e admirado colega. Quero me referir ao Yodon Guedes que faleceu vítima de infarto na tarde de ontem.


Quero continuar lembrando o Yodon do tempo que trabalhávamos no Diário da Amazônia quando a sede do jornal funcionava na rua Joaquim Nabuco.


Era uma turma boa que inclusive contava com seu irmão Cezar Guedes dois paraibanos que não dispensavam uma "gozação" sadia em cima das nossas gafes.


Yodon Guedes era casado com a também jornalista, amiga Marilza Rocha e pai da Yasmin.


Yodon Guedes foi um dos melhores profissionais do meio e atuou como correspondente dos jornais Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo em Rondônia, além de agências de notícias. Saudades eternas!


Por nossa culpa, nossa única culpa o governo de Rondônia pode decretar novo lockdown.


Quando escrevo, por nossa única culpa, é porque não obedecemos às normas de distanciamento recomendadas pela OMS, ao promover festa com a presença de muita gente no Natal e no Ano Novo. Sem falar que o povo parece, menosprezou o Coronavírus e passou a frequentar Balneários, Forró, Pagode e Boates de modo geral.


O resultado chegou com o aumento de infectados pelo maldito vírus da Covid-19.


Na tentativa de evitar que nosso estado repita o que está acontecendo em Manaus, o governo estadual reuniu no dia de ontem o Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 para avaliar medidas necessárias para contar o avanço da Covid-19.


O titular da pasta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, deixou claro que todas as providências estão sendo tomadas para salvar vidas.


Durante a reunião, foram pontuadas algumas medidas que serão analisadas pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção, Verificação e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, entre elas, a possibilidade de ser intensificado o home-office no setor privado e serviço público obrigatório (exceto atividades essenciais como Saúde e Segurança Pública),


Suspensão de alvará de estabelecimentos comerciais onde haja aglomeração proibidas no decreto, operação de fiscalização para que as medidas tenham efetividade,


Toque de recolher das nove da noite às seis da manhã e fechamento de espaços públicos (Espaço Alternativo, praças e parques).


OBS: Até o fechamento desta coluna o Comitê não havia publicado se as MEDIDAS apresentadas pelo governo, foram acatadas na íntegra.


Em minha opinião particular o Conselho deveria aprovar sem restrições, todas as Medidas.


Independentemente de qualquer decisão, precisamos continuar lavando as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, usar máscara e principalmente evitar aglomeração.


E que DEUS nos proteja!

Fonte - Zé Katraca - NewsRondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.