SEXTA-FEIRA, 26/04/2024

Entenda o que acontece quando falta oxigênio e por que é tão importante para pacientes com Covid

Pacientes em Manaus ficaram sem oxigênio depois que estoque de empresas fornecedoras acabou. 'É como um afogamento, matar um indivíduo com um travesseiro na cara', diz médico ouvido pelo G1.

Publicado em 

Entenda o que acontece quando falta oxigênio e por que é tão importante para pacientes com Covid - News Rondônia

A falta de oxigênio nos hospitais de Manaus levou a cidade a um cenário de caos: com recordes nos casos de Covid, a cidade precisou enviar pacientes que dependiam dele para outros 6 estados. Parentes de pessoas internadas tiveram que comprar cilindros com o gás por conta própria.

Entenda o que acontece quando falta oxigênio e por que é tão importante para pacientes com Covid - News Rondônia

O desabastecimento não afetou somente os pacientes com Covid: bebês e grávidas vão precisar ser transferidos do estado para não ficarem sem oxigenação.

O oxigênio é essencial para a sobrevivência humana. Sem ele, as células do nosso corpo não funcionam, e nós morremos.

"Poucos instantes depois da falta de oxigênio, de o oxigênio não chegar nas células, a gente perde a função delas. Na prática, o que você tem é uma falência de todos os órgãos", explica André Nathan, médico pneumologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

"É como um afogamento, matar um indivíduo com um travesseiro na cara, via enforcamento. A pessoa morre por falta de oxigênio", diz o médico.

Por que pacientes com Covid precisam de oxigênio?

O coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, causa uma inflamação no pulmão. Isso faz com que ele não consiga mais transferir de forma eficaz o oxigênio que a pessoa respira para dentro do sangue e das células.

Quando isso acontece, a saturação de oxigênio – a concentração dele no sangue – começa a cair. O percentual normal de saturação fica entre 95% e 99%. Quando a pessoa não respira direito, esse índice começa a cair. A intubação, assim como outros métodos de aporte de oxigênio, ajudam a recuperar a saturação de oxigênio no sangue – por isso são tão importantes para pacientes com Covid.

"O aparelho de ventilação mantém as funções vitais enquanto a doença vai ser eliminada pelo sistema imunológico do paciente. Quem elimina o vírus são os anticorpos do paciente. Como ele precisa de até 15 dias para fazer isso, eu preciso manter o paciente sob esse oxigênio até 15 dias", explica Carlos Carvalho, diretor da divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da USP e responsável pela UTI respiratória do hospital.

"Se falta oxigênio para a máquina, falta oxigênio para o pulmão da pessoa. Não tendo oxigênio, as células não vão produzir energia e elas vão morrer. As células de todos os órgãos vitais vão morrer e o paciente vai a óbito", afirma Carvalho.

Artistas, clubes e políticos cobram oxigênio para pacientes de Covid-19 em Manaus

O médico anestesiologista André Saijo, que trabalhou em UTIs com pacientes de Covid em São Paulo na primeira fase da pandemia, explica que as doenças pulmonares em que a oxigenação do sangue é diminuída – por exemplo, a Covid – podem causar ou não uma queda de saturação.

"A saturação de oxigênio medida pelo oxímetro de pulso é um valor indireto da quantidade de oxigênio que o sangue está levando do pulmão para os órgãos. Por exemplo: se o valor vier 95%, quer dizer que as hemácias estão conseguindo carregar oxigênio com 95% da sua capacidade máxima de carregamento. Uma saturação baixa infere que as hemácias não estão carregando oxigênio de forma adequada, o que pode ou não gerar problemas pro corpo", esclarece Saijo.

"A primeira resposta do corpo a uma queda de saturação é aumentar a frequência respiratória. Se, mesmo assim, não houver melhora da oxigenação, as inspirações ficam mais profundas com a utilização de outros músculos do tórax, o que conseguimos visualizar como o desconforto respiratório", diz o anestesiologista.

"A longo prazo – é difícil quantificar porque depende de cada pessoa e cada doença –, isso evolui pro quadro de fadiga respiratória, que é quando a pessoa não tem mais força pra fazer as inspirações da forma necessária para manter uma oxigenação do sangue satisfatória. A maioria das intubações que acontecem pela Covid são devido a essa fadiga respiratória", explica o médico.

Num ambiente normal, a porcentagem de oxigênio que existe no ar e entra no pulmão é de 21%. Isso significa dizer que, a cada 100 litros de ar que uma pessoa normal respira, 21 litros são de oxigênio e o resto, de outros gases.

Quanto mais grave for a incidência respiratória, maior a concentração de oxigênio o médico tem que administrar.

"Uma forma de melhorar o desconforto respiratório de uma pessoa é oferecer uma quantidade maior que esses 21% de oxigênio que tem no ar ambiente, facilitando então o abastecimento das hemácias no pulmão e, consequentemente, aumentando a saturação. Existem diversas formas de oferecer oxigênio, que vão desde o catéter nasal até a intubação", completa André Saijo.

'Coisa de vida ou morte'

O médico Valmir Crestani Filho, também do Hospital das Clínicas da USP, descreve a falta de oxigênio em Manaus como uma "catástrofe".

"Se você precisa ser intubado, a sua mortalidade é entre 30% e 40%. Se você apenas precisa do oxigênio, naquele catéter que fica no nariz, ou se você usa uma máscara, a sua mortalidade é entre 20% e 25%", explica.

"Só que o oxigênio nesses pacientes não é um tratamento a mais, como é o corticoide, e como é a anticoagulação profilática. Ele é uma coisa de vida ou morte", frisa Crestani Filho. "Nesse grupo em que morreriam 25% com oxigênio, a mortalidade pode chegar a até 100% se você ficar sem o oxigênio. Foi isso o que aconteceu em várias unidades lá em Manaus. Nos intubados, é uma catástrofe que nem se discute", diz.

Ele chama atenção para a situação dos pacientes que não estavam intubados.

"Você tinha 30, 40, 50, 60 pacientes usando oxigênio mas que não estavam intubados, e aí foi cortando o suplemento de oxigênio e eles começaram a piorar rapidamente. Vários morreram. Muitos pacientes que não iriam morrer – porque nesse grupo a mortalidade é de 25% – morreram em decorrência da falta do oxigênio", afirma.

"Então, não tem muito espaço para essa discussão 'ah, esse paciente ia morrer de qualquer jeito'", explica Crestani Filho.

"Em uma das UTIs em que eu trabalho, por exemplo, temos dez pacientes recebendo oxigênio: dois intubados e oito em máscara de inalação. Todos esses morreriam em poucas horas se o oxigênio fosse suspenso. Essa que é a tragédia. Pacientes que sobreviveriam à Covid faleceriam – não pela Covid, e sim por asfixia, por falta de oxigênio", afirma.

"Os intubados em geral precisam entre 50-100% [de aporte de oxigênio]. Esses suportam, no máximo, algumas horas sem oxigênio", diz Crestani Filho.

"Ainda que o oxigênio volte, esse período deixará sequelas, e pode apenas retardar a morte – enquanto o paciente poderia sobreviver caso a oferta não tivesse sido parada", afirma.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cai a pobreza no Brasil, revela estudo; são 25 estados e no DF

Cai a pobreza no Brasil, revela estudo; são 25 estados e no DF

A população considerada pobre diminuiu em 8,6 milhões de pessoas, equivalente à população de um estado como o Ceará.
L
Cansado demais? Veja 8 dicas para acordar mais disposto e não ficar fadigado

Cansado demais? Veja 8 dicas para acordar mais disposto e não ficar fadigado

Apesar de 8 horas de sono ser o recomendado para a grande maioria dos adultos, há pessoas que dormem 6 e acordam dispostas.
L
Veja onde será seu local da prova do Enem dos Concursos, saiu a lista

Veja onde será seu local da prova do Enem dos Concursos, saiu a lista

Fique atento então ao que o candidato pode, ou não, portar no dia da prova.
L
PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal

PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal

Mecanismo estava em pleno funcionamento, em Brasília
L
Casal encontra gárgula medieval do século 14 dentro do banheiro de casa

Casal encontra gárgula medieval do século 14 dentro do banheiro de casa

Por muito tempo, o local guardava os exemplares originais da Carta Magna.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PodCast Entre Levels entrevista: MC Wset

O apresentador Alisson terá uma conversa empolgante com o renomado MC Wset. Juntos, eles explorarão os bastidores da música, a jornada do MC no cenário artístico e muito mais.
L

DESTAQUES DA SEMANA: Reunião do Consej em RO; intercâmbio e tablets à educação; e “Bizarrus” volta aos palcos são destaques do Governo de RO

Pela primeira vez, Rondônia realiza a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça
L
Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

De bolos decorados a mentorias, descubra os segredos da Confeitaria O Doce Certo.
L

PF e PM apreendem 163kg de maconha em Rondônia

Uma pessoa foi presa em flagrante.
12

Luto no Samba: Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos no Rio

Após uma valente luta contra o câncer, o carismático líder do grupo Molejo falece, deixando um legado de alegria e dedicação à música
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Princípio de incêndio atinge gráfica na Abunã

Princípio de incêndio atinge gráfica na Abunã

O fogo teria dado início em uma impressora, depois se espalhado para outros aparelhos eletrônicos em uma sala segundo andar do prédio.
12

Governo de RO entrega equipamentos e veículos para atender às demandas da Segurança Pública

Foram entregues equipamentos de proteção, celulares, armas e munições durante esta semana, em nove municípios
L
Homem é detido em Rolim de Moura com produtos de procedência duvidosa

Homem é detido em Rolim de Moura com produtos de procedência duvidosa

Os objetos apreendidos incluíam uma balança de precisão, comumente utilizada para pesar drogas e facilitar sua comercialização.
12
Pai e filho são condenados por tentar matar comerciante com golpes de espada em Vilhena

Pai e filho são condenados por tentar matar comerciante com golpes de espada em Vilhena

Segundo a Polícia Militar, o crime foi planejado porque a vítima cobrou uma dívida de R$ 100 de um dos réus.
10
Em Porto Velho, PRF identifica transporte irregular de madeira

Em Porto Velho, PRF identifica transporte irregular de madeira

A carga estava sendo transportada de modo contrário à legislação vigente
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zelensky diz que catástrofe de Chernobyl pode se repetir em Zaporizhia

Zelensky diz que catástrofe de Chernobyl pode se repetir em Zaporizhia

Acidente radioativo na antiga república soviética completa 38 anos
L
Júri absolve Piruinha de crime de assassinato

Júri absolve Piruinha de crime de assassinato

Contraventor está em prisão domiciliar desde 2022
L
Caso Samarco: Justiça inclui cinco cidades em rol de áreas atingidas

Caso Samarco: Justiça inclui cinco cidades em rol de áreas atingidas

Segundo MPF, foram feitas várias perícias nos locais
L

Requerimento da Licença Ambiental: ODONTOCLÍNICA MARCELO LUCENA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

Resultados dos pedidos serão conhecidos em 13 de maio
L
Jornalista Paulo Totti morre aos 85 anos em Salvador

Jornalista Paulo Totti morre aos 85 anos em Salvador

Ele estava internado havia dez dias, em razão de problemas pulmonares
L
STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha

Ainda nesta sexta, o Senado recorrerá da decisão de Zanin, diz Pacheco
L
Ministério Público oferece denúncia da Operação Avatar, que investigou integrantes da Prefeitura de Guajará

Ministério Público oferece denúncia da Operação Avatar, que investigou integrantes da Prefeitura de Guajará

A denunciada tinha ciência desses impeditivos e vedações, mas nomeou seu companheiro, inclusive contrariando decisão da 2ª Vara Cível de Guajará-Mirim.
L
X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio

X diz que investigados pelo STF tentam burlar ordens de bloqueio

Jornalista Allan dos Santos está entre os citados
L

Novos procuradores do Estado tomam posse e fortalecem cenário jurídico de Rondônia

A cerimônia aconteceu na data em que se comemora o Dia do Procurador de Rondônia, comemorado em 23 de abril
L