News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021

Livre

FIM DO AUXÍLIO: Economia do norte e nordeste despencarão

Com a última parcela do auxílio emergencial, depositada pela Caixa Federal em dezembro, as regiões Norte e Nordeste presenciarão suas economias despencarem.
Terça-Feira, 12 de Janeiro de 2021 - 10:25

Redução nas regiões Norte e Nordeste deverá atingir em torno de 8%. O fim do auxílio representa um cenário preocupante, principalmente para as famílias pobres.

Com a última parcela do auxílio emergencial, depositada pela Caixa Federal em dezembro, as regiões Norte e Nordeste presenciarão suas economias despencarem.

Analistas acreditam que sem a ajuda do governo federal as duas regiões vão apresentar forte queda e inclusive com redução no crescimento. Estudos apontam que o rendimento dos moradores da região Norte foi de 13,1%, enquanto que no Nordeste 8,3%. Para este ano haverá inversão: a renda do morador do Norte vai simplesmente cair para 8,3%, enquanto que da região Nordeste 8%.

O crescimento do Brasil que aportou em 4,6% em 2020, deve recuar para 3,7% já este ano. Os analistas também observam o impacto da atividade economia dessas duas regiões (- 1,9% Norte – 3,8% Nordeste). A média nacional foi de (-4,4%).  Esse ano a tendência é de uma baixa menor que a média nacional (2,9%).

O Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) previu que o fim do Auxílio Emergencial apresentará um cenário preocupante, principalmente para as famílias pobres. Segundo o estudo, 2,9 milhões de domicílios sobreviveram no mês de novembro graças ao recurso.  A projeção para o país é uma recuperação lenta em 2021 e que mesmo assim, incapaz de absolver a massa de desempregados. 

Fonte - NewsRondonia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.