News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021

Livre

Veja quem pode participar do ENCCEJA, exame que começa suas inscrições nesta segunda

O Encceja 2020/2021 é um exame aplicado pelo Inep como forma de concluir o ensino médio
Segunda-Feira, 11 de Janeiro de 2021 - 08:50

As inscrições para o exame começam hoje, segunda, às 10h da manhã e terminam às 23h59 do dia 22 de janeiro. Todo o processo de inscrição é feito através do site do Encceja.

Quem pode participar do Encceja

A prova é elaborada para as pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e Médio no tempo adequado. A idade é um requisito obrigatório.

Para requerer a Certificação do Ensino Médio, não é obrigatória a conclusão do Ensino Fundamental. A participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita.

Ensino Fundamental

É necessária uma idade mínima de 15 anos completos na data de realização do exame.

Ensino Médio

Idade mínima de 18 anos completos na data de realização do exame.

Provas do ENCCEJA 2020

A aplicação das provas para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril de 2021 em todos os estados e no Distrito Federal. A realização do exame é de responsabilidade do Inep, desde 2002, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Certificado e Declaração de Proficiência

A emissão do certificado e da declaração de proficiência fica a cargo das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Alta abstenção atingiu ultima edição do Encceja

Na última edição, mais da metade dos inscritos não compareceram e deixaram de fazer a prova. Em comparação com a edição de 2018, houve um aumento de 75% nas inscrições em 2019. Isto representa ceca de 2.973.375 inscrições.

As faltas equivalem a uma média de R$100 milhões de gastos públicos perdidos. As provas são impressas e jogadas fora. Alexandre ressalta então a importância do Encceja e pede que os inscritos tenham responsabilidade e compareçam aos locais de aplicação.

Fonte - fdr / Paulo Amorim

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.