Livre
Profissionais de saúde que atuam nas unidades básicas de Porto Velho participaram, na quinta-feira (7), de treinamento online sobre notificação de acidentes de trabalho Covid-19. O objetivo é melhorar as informações sobre a ocorrência da doença no ambiente de trabalho.
Este foi o primeiro treinamento do ano na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e contou com a participação dos profissionais de cinco unidades, sendo Castanheira, Osvaldo Piana, Ernandes índio, Pedacinho de Chão e José Adelino. As demais unidades também receberão as orientações nas próximas etapas do curso.
Desde o início da pandemia o Ministério da Saúde vem recomendando que os casos de contaminação pelo Coronavírus sejam investigados pelas secretarias de saúde. O agravo, inclusive, foi integrado ao rol de Doenças Ocupacionais e precisam ser notificadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Técnica de enfermagem que atua na vigilância em saúde do trabalhador da Semusa desde 2008, Ivanice Velasques foi a palestrante e detalhou o correto preenchimento das notificações no Sistema.
O fluxo de informação deve funcionar desde o momento em que o trabalhador procura a unidade de saúde. Ao identificar o caso, esta unidade deverá fazer um pequeno levantamento sobre profissão, local de trabalho, contato com colegas suspeitos no ambiente profissional, entre outros questionamentos. Feito isso, o próximo passo é preencher a ficha de notificação de acidente de trabalho do Sinan e enviar à Vigilância Epidemiológica Municipal. Esta, por sua vez, vai inserir no Sinan e encaminhar ao Estado que enviará ao Ministério da Saúde.
Segundo Velasques, esse procedimento é necessário para permitir o monitoramento da doença na classe trabalhadora. "O ambiente de trabalho é um local propício às aglomerações, ao contato interpessoal e ao contato com superfícies e ferramentas de trabalho múltiplas vezes utilizados, o que incrementa o perigo da contaminação. E, uma vez confirmado um caso, se não adotadas medidas eficazes de contenção, um surto pode rapidamente se instalar", explicou.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.