News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021

Livre

Chacareiros têm reunião decisiva com representantes da agricultura familiar no domingo 10

A líder chacareira disse, ainda, que, ‘neste domingo 10, espera-se que a Secretaria da Agricultura (SEAGRI) e a EMATER, anunciem seus planos de fortalecimento da agricultura familiar.
Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2021 - 15:39

Porto Velho, RONDÔNIA - Os chacareiros da Associação de Ação Popular Integrada dos Hortifrutigranjeiros da União (AAPIHGU) recebem na sede entidade localizada na Linha Vinicius de Morais, 235, neste domingo 10, a partir das 8h30, representantes das duas esferas de governo ligadas à agricultura, abastecimento, pecuária e regularização fundiária. 

Na agenda 2021, segundo a presidente da entidade Gabriela Camargo, no âmbito do Executivo Estadual, consta ainda a rediscussão de planos agrícolas, ampliação da assistência técnica, aquisição de ‘tratoricos’, calcário, sementes e além de insumos pedidos desde 2019. 


imagem ilustrativa

A líder chacareira disse, ainda, que, ‘neste domingo 10, espera-se que a Secretaria da Agricultura (SEAGRI) e a EMATER, anunciem seus planos de fortalecimento da agricultura familiar, a regularização fundiária já tratada com o Governo Federal e suas variáveis da liberação do fomento, finalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) à ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA-2021-4’. 

No âmbito do Governo Municipal, Gabriela Camargo, desde 2017, propôs ao Prefeito Hildon Chaves (PSDB) a elaboração de um Diagnóstico Socioeconômico no Setor Chacareiro Jardim Santana, Estrada dos Periquitos, bem como de todos os ‘cinturões verdes’ no entorno da região Leste desta Capital. 

- De lá pra cá, o município atuou na correção de pontos críticos das vicinais, linhas e travessões, mas, o inverno já impõe o retorno de máquinas e homens à região, assinalou Gabriela.

Além da participação o Município e do Estado, os chacareiros aguardam a presença de autoridades ligadas ao Ministério Público Federal (MPF), da Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal e de outros órgãos de controle a fim de que esclareçam, em definitivo, a situação afeta à questão que tramita junto ao Tribunal Recurso Federal (TRF-1) que trata da reintegração do Lote 1, do Setor Militão, à União Federal.

Sobre o assunto, na reunião deste domingo 10, a Diretoria da AAPIHGU vai esclarecer a situação em que se encontram chacareiros que ainda são coagidos por imobiliárias a assinar contratos de promessa de compra e venda de terras da União, não só no Setor Chacareiro e na Estrada dos Periquitos, mas em loteamentos urbanos e rurais considerados irregulares. Para isso, a AAPIHGU espera o novo Superintendente do INCRA, engenheiro agrônomo Ederson Littig Brusck.  

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Destaques

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.