News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2021

Livre

PREVIDÊNCIA - Especialistas do Iperon dão dicas sobre aposentadoria por meio de canal on-line

Para a psicóloga do Instituto, Maria Enilsa, o novo formato foi um desafio.
Quarta-Feira, 06 de Janeiro de 2021 - 10:59

O Governo do Estado de Rondônia, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), disponibilizou em 2020, em formato on-line dois eventos que fazem parte do calendário anual do Iperon: Preparando e Humanizando a Aposentadoria.

Os eventos aconteciam presencialmente, mas em razão da pandemia do Coronavírus foram transformados para que os servidores pudessem participar através de videos disponibilizados na rede social do Iperon pela internet. Para a psicóloga do Instituto, Maria Enilsa, o novo formato foi um desafio.

“Atualmente o mundo vive uma pandemia e tanto as pessoas como as organizações tiveram que se reorganizar para enfrentar esse momento. No nosso caso, não foi diferente, estamos em processo de readequação. O mundo digital pode conectar pessoas dos mais variados lugares do mundo. Assim, o grande ponto positivo do formato online é a divulgação e o acesso a uma maior amplitude de pessoas”, relata.

O Preparando para a Aposentadoria é voltado aos servidores que estão para se aposentar e o foco é o planejamento e organização financeira. O Humanizando a Aposentadoria é destinada aos servidores já aposentados, onde especialistas dão  dicas para que continuem ativos, e de como ter uma vida saudável física e psicologicamente.

O acesso por pessoas de vários lugares é um dos pontos positivos dos vídeos, é o caso de Renée Rivera, aposentada há um ano, residindo no Paraná. “O planejamento é muito importante e as dicas que estão sendo passadas pelos vídeos são importantes, por isso é bom colocar no papel e se planejar, tudo aquilo que você almeja após a aposentadoria, é importantíssimo o planejamento”, declara a aposentada.

“Muito bom, achei bastante interessante esse formato, Já solicitei o Abono de Permanência, estou estudando o momento melhor, para fazer o pedido. No evento aprendi buscar sempre uma boa alimentação e continuar com o plano de poupança, porque quem faz reservas, se prepara melhor para uma aposentadoria bem assistida”, ressaltou o técnico em informática Gilmar Dal Molim, que já participou de outras edições do Preparando para a Aposentadoria.

Os vídeos disponíveis na rede social do Iperon tem suporte também para os servidores que estão na ativa, como o assistente de previdência Daniel Alves. “Achei importantíssimo para esclarecer os servidores que estão nesta fase, pensando como será suas novas rotinas.Todas as dicas são importantes e porque não dizer, confortante. Dicas de como aproveitar e preencher o tempo, prevenindo alguns males, praticando atividades diversas e interagindo com pessoas e com outras culturas. Este formato é o novo normal, é mais abrangente. Podemos assistir em qualquer momento, é até compartilhar com amigos e familiares”.

Os vídeos podem ser acessados no canal oficial do Iperon.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.