News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021

Livre

Nova Aliança, espremido entre Porto Madero e cidade de todos, ainda espera por melhorias do poder público

Foram construídos antes dos residenciais Porto Madeiro e das unidades do similar 'Cidade De Todos', do Programa do Governo Federal 'Minha Casa Minha Vida'.
Domingo, 03 de Janeiro de 2021 - 10:22

ONA LESTE, Porto Velho – Em busca de uma melhor infraestrutura de caráter relevante à comunidade, mesmo em tempos de crise, e em meio ao anúncio de que o Município já deu início ao processo licitatório do saneamento básico para 2021-04, moradores do bairro Nova Aliança, aguarda o seu dia 'D'.

Criado entre as gestões de Carlinhos Camurça e Roberto Sobrinho, 'o Aliança é resultado da ocupação, mansa e pacífica, de uma faixa de terra pertencente à União. Hoje deu lugar a cerca de 100 famílias que pagavam aluguel', revela o Vice-Presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha (SINDSBOR), George Telles de Menezes (Carioca).

Carioca, ao lado do presidente da Associação do bairro, João Maria de Siqueira, 'hoje, ainda, correm atrás da urbanização, além da ampliação da área de domínio territorial de uma área que dava lugar a uma cascalheira interditada.  

Dentre os bairros que compõem a Capital, Nova Aliança é considerado o menor entre os existentes. Os imóveis, segundo João Maria, 'detém área de até 10 x 25 m'. Foram construídos antes dos residenciais Porto Madeiro e das unidades do similar 'Cidade De Todos', do Programa do Governo Federal 'Minha Casa Minha Vida'.

De acordo com um recenseador do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) – que participou do Censo Demográfico (2010) -, 'o Bairro e/ou antigo Assentamento Nova Aliança, entre residentes e domiciliados, teriam sido contados 500 a 600 indivíduos'.  

Até aos dias atuais, segundo levantamento deste site de notícias, apesar de ter apenas quatro ruas de menos de 100 metros lineares, constatou-se que nenhuma delas há asfalto, meio-fio, rede de água tratada /ou esgotos. Todavia, informado pela Associação local, o prefeito Hildon Chaves, desde sua criação, instalação e funcionamento do Nova Aliança enquanto bairro, em asfalto, meio-fio, rede de esgotos e água tratada, 'agradecemos ao Dr. Thiago Tezzari, Ex-Presidente da EMDUR (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano), instalou luminárias do Programa PRO-LUZ em todas as ruas'. 

Em meio às declarações do prefeito reeleito Hildon Chaves, durante a solenidade de posse dele do Vice, Maurício Carvalho, lideranças do Nova Aliança presente ao evento, aproveitou a ocasião para instá-lo e comunicar que, 'a partir da segunda-feira, 4, protocolizará exposição detalhando as demandas da comunidade'.

Em linhas gerais, os moradores insistirão na ligação da rede de água tratada da CAERD (Companhia Estadual de Águas e Esgotos de |Rondônia) que atende o Residencial Porto Madero, localizado a menos de 20 metros da rede geral que poderá acabara com a falta do precioso líquido.  

Além da demanda de 100% de água potável, os moradores do bairro se ressentem de atendimento de saúde, segurança e das ações de inserção social e cívica aos menos favorecidos aos programas de assistência governamental, entre os quais, atendimento médico, odontológico, documentação pessoal e, enfim, a regularização fundiária e dos imóveis. 

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.