News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021

Livre

UNIRON: Acadêmicos e Egressa de Enfermagem são aprovados em Programas de Residência

A discente Camila Oliveira Souza, por sua vez, obteve vaga na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que foi feito pela UNIR – Universidade Federal de Rondônia.
Quarta-Feira, 23 de Dezembro de 2020 - 09:45

No último dia 18, foram divulgados os resultados do processo seletivo para Residências em Saúde realizado pela SESAU e UNIR. Para a alegria da UNIRON, o acadêmico Gabriel Bezerra Nascimento Saraiva e a egressa Edmara Gomes Ferreira foram aprovados na Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos no Adulto (Intensivismo). Já a acadêmica Luana Rodrigues Marques, passou na Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica. A discente Camila Oliveira Souza, por sua vez, obteve vaga na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, que foi feito pela UNIR – Universidade Federal de Rondônia.

Luana, enfatiza “Que a residência é algo que desde que tomei conhecimento, sempre tive como alvo, e por este motivo, me preparei a partir do último ano, para além das atividades acadêmicas normais, focar no estuda para o processo seletivo. Embora, tenha sido um ano bem corrido, pois tive que abrir mão de muitas coisas, dentre elas, o convívio com a família e amigos, ao receber o resultado, percebi que valeu a pena. Que o esforço demandado, resultou em algo que irá contribuir para o meu futuro. Por último, quero aproveitar para agradecer aos amigos e Professores da UNIRON, que sempre me incentivaram a atingir meus objetivos”. Como mensagem, enfatiza que quem se dedica, pode alcançar seus sonhos; portanto acredite em você e na sua capacidade.

Para Gabriel, a Residência era algo distante, pois entendia que o processo ainda é recente no Estado, tem uma concorrência ampla e iniciou os estudos para esta finalidade, somente no último ano de faculdade. Conforme relata, “a partir do momento em que descobriu essas dificuldades, passou a tratar a necessidade de superação das mesmas, como um projeto de vida. E esta aprovação, possibilitará entender que a residência profissional é um processo de fortalecimento para o Sistema Único de Saúde, onde são formados profissionais para o serviço público. E, isso acaba tendo uma importância para a minha formação profissional e humana. Para finalizar, vivi um ano difícil com muitas lutas e perdas pessoais, mas chegar até este momento, onde fui aprovado em 1º lugar na Residência Profissional em Terapia Intensiva e a classificação em outros 3 processos seletivos em âmbito nacional, me deixa orgulhoso e satisfeito”.

A futura Enfermeira Camila, ressalta que “O caminho percorrido até aqui foi árduo, mas de muito aprendizado e a aprovação neste processo seletivo, que era um sonho, tornou-se realidade. Esta Residência é muito focada na prática, preparando realmente o profissional para o mercado de trabalho de uma maneira bem mais firme e confiante em seus procedimentos. Agora com a primeira etapa do sonho realizado, vou com muita luta e garra para conseguir concluir com êxito”.

A Coordenadora do curso de Enfermagem da UNIRON, Professora Lisséia do Vale, enaltece a capacidade dos aprovados e deseja sucesso a todos, enfatizando a necessidade do aperfeiçoamento contínuo na busca por novos conhecimentos.

Para o Diretor Alexandre, que parabeniza os aprovados, é um momento de uma alegria ao ver os futuros profissionais da Enfermagem evoluindo, e, quem ganha com isso é a sociedade, que terá pessoas mais capacitadas para prestar um atendimento de qualidade.

O Programa de Residência é uma Pós-Graduação Lato Sensu com o intuito de formar um profissional técnico-científico mais preparado para a área escolhida no mercado de trabalho. Ela tem duração mínima de 02 anos e carga horaria semanal de 60 horas, o que requer do profissional dedicação exclusiva para sua realização. Esses programas são financiados pelo Ministério da Saúde ou Ministério da Educação para garantir ao profissional aprovado uma bolsa de estudo em decorrência de suas regras de impedimento de outras formas de atuação profissional durante sua realização.  Além disso se diferencia de uma especialização por ter foco maior na parte prática (80% de sua carga horária) com acompanhamento por profissional da área com tutoria por uma instituição de ensino e inserção no serviço de saúde da área de atuação. Estes diferenciais tornam os Programas de Residência valorizados no mercado de trabalho, tanto pelo processo seletivo rígido como pela formação de profissionais mais conectados com a prática profissional e fundamentados na área de atuação escolhida.

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.