News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 23 de Janeiro de 2021

Livre

Agevisa realiza trabalho integrado entre vigilâncias para controlar o avanço do coronavírus em Rondônia

Outra ação que muito contribui com a contenção da doença pelo interior do Estado foi a instalação de barreiras sanitárias.
Quarta-Feira, 23 de Dezembro de 2020 - 10:44

Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) tem como missão principal subsidiar com conhecimento técnico e desenvolver ações públicas necessárias para preservar a saúde dos rondonienses. Em período de calamidade pública, decretada desde março deste ano pelo Governo de Rondônia, que impôs restrições como forma de conter e controlar a pandemia do coronavírus, a Agência realizou um trabalho integrado entre as vigilâncias epidemiológica, saúde ambiental, saúde do trabalhador e sanitária, como forma de preservar a vida.

Foram construídas plataformas de comunicação, com boletins e relatórios; e feito a enumeração de todo o histórico da doença em Rondônia, desde as primeiras reuniões, primeiros casos confirmados, primeiro óbito, evolução e redução dos números de casos ativos e posterior evolução, até os dias atuais. “A coleta das informações e leitura minuciosa pelos profissionais da Agevisa são fundamentais para traçar ações de governo no sentido de erradicar, reduzir e controlar o agravo que vem assustando a sociedade e impondo mudanças de comportamento”, enfatizou a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gehardt.

BARREIRAS SANITÁRIAS

Outra ação que muito contribui com a contenção da doença pelo interior do Estado foi a instalação de barreiras sanitárias. A Agevisa orientou os municípios rondonienses à realização de barreiras sanitárias para prevenção e controle da Covid-19. Ao todo, foram mais de um milhão de pessoas abordadas e orientadas sobre as medidas de prevenção, sintomas e onde procurar atendimento médico. As barreiras foram instaladas em aeroporto, porto, rodovias interestaduais, intermunicipais e rodoviárias.

As notas técnicas são documentos norteadores de suma importância para a gestão da Saúde Pública. Foram elaboradas e publicadas 72 (setenta e duas) notas técnicas definindo o protocolo sanitário para a retomada das atividades.

BOLETIM

O Boletim Diário com informações sobre a ocorrência da Covid-19 no Estado garantiu a propagação da informação oficial de caráter público, evitando notícias falsas e a desinformação da população. O conteúdo elaborado pelos profissionais do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Agevisa é publicado no portal do Governo, disseminado na plataforma da Agência e distribuído para a imprensa de massa. Nele consta o quantitativo dos casos confirmados, casos ativos, pacientes recuperados, números de óbitos, pacientes internados na rede estadual, municipal, filantrópica e privada de saúde, entre outras informações importantes.

“O boletim é utilizado principalmente para subsidiar a imprensa com dados atualizados sobre a Covid-19, sendo o documento utilizado para balizar a imprensa nacional sobre a incidência da doença no Estado de Rondônia”, disse Kerry Alesson, coordenador do Cievs.

Os profissionais da Agevisa elaboraram ainda oito edições de boletins epidemiológicos do coronavírus. Os resultados colaboram para a compreensão de todas as curvas que a incidência de Covid-19 indicou no Estado de Rondônia.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.