News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021

Livre

UNIRON: Acadêmicos de Enfermagem orientam sobre a importância dos 4 tempos do curativo em hospital privado

A ideia surgiu através de visitas in loco realizadas pelos discentes acima, onde observaram a necessidade desta melhoria.
Segunda-Feira, 21 de Dezembro de 2020 - 15:11

Os acadêmicos do 9º período Adielly Souza, Blendo Nery, Cristieli Socorro de Melo, Gabriela Castro e Gleiciane Aguiar, orientados pelo Professor Jacson Sabino, realizaram um trabalho no Hospital Prontocordis a respeito dos 4 tempos do curativo (remover o curativo anterior/realizar a limpeza/tratar a ferida/fazer a cobertura da ferida), cujo objetivo foi de dar eficácia e assepsia para reduzir o número de infecções na realização dos curativos no ambiente hospitalar. A ideia surgiu através de visitas in loco realizadas pelos discentes acima, onde observaram a necessidade desta melhoria.

A partir disso, de forma conjunta com a equipe do hospital, foi definido que seriam realizadas palestras de sensibilização e colocados banners em locais estratégicos da unidade hospitalar. Após as apresentações aos funcionários envolvidos no processo, iniciaram-se rodas de conversas, onde foi repassado aos acadêmicos as dificuldades, para que estes pudessem apresentar propostas de melhorias. O passo seguinte, após estudar as demandas apresentadas, foi a apresentação pelos discentes das alternativas de solução, que prontamente foram aceitas pela equipe do hospital.

A acadêmica Gabriela, enfatiza “Através desse projeto, percebi que o profissional de Enfermagem tem a grande responsabilidade de seguir os 4 tempos do curativo, com o propósito de auxiliar e garantir o tratamento de lesões, minimizando o risco de infecções e promovendo o ambiente favorável ao processo da cicatrização e esperamos que isso contribua para os colaboradores da clínica. Somando-se a isso, foi importante o trabalho coletivo, trazendo para a prática, aquilo que vivenciamos em sala de aula, ampliando minha visão e agregando valor a minha carreira profissional.”

O Enfermeiro Everton Fernandes, que chefia a Enfermagem da Clínica Cirúrgica, menciona “nota-se que o trabalho foi de suma importância e total relevância para o andamento dos serviços quanto ao melhoramento das práticas executadas de curativos. Foi muito importante o olhar diferenciado da equipe de acadêmicos em relação ao que precisava ser melhorado na prestação do serviço, principalmente na clínica cirúrgica, onde o fluxo é muito grande. Então, serviu de grande valia, trazendo um feedback positivo e um grande melhoramento às técnicas prestadas pelos Técnicos de Enfermagem, principalmente quanto aos cuidados na segurança do paciente, evitando focos de contaminação, pois o procedimento realizado de forma segura promove saúde ao paciente, que é o que é proposto pelo setor”.

Para a Gerente de Enfermagem do Hospital, Enfermeira Flávia Brasil, “O projeto aplicativo desenvolvido no serviço pelos acadêmicos é de suma relevância para o ensino-aprendizagem, e colabora de forma positiva para o desempenho do serviço do profissional, pois o atualiza e estimula a desempenhar o procedimento conforme as boas práticas, e essa temática, voltada para os 4 tempos do curativo, na clínica cirúrgica, trouxe uma expertise a enfermagem para ficarem mais atenciosos na execução do serviço e com isso contribuindo para uma melhor segurança na assistência prestada”.

Conforme Jacson, “o trabalho foi importante para verificar o quanto os acadêmicos têm se portado como Enfermeiros, pois, mesmo ainda estando na academia, eles vêem os problemas e buscam a solução para os mesmos”.

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.