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Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021

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5 formas de utilizar as redes sociais a favor do seu negócio

O Brasil é um dos 5 países que mais usam redes sociais em smartphones.
Sabado, 19 de Dezembro de 2020 - 16:09

Como você deve saber, usar as redes sociais já não é mais uma opção no mundo dos negócios, é uma obrigação.

Uma empresa ou marca que não aproveita as redes sociais para se promover, pode perder espaço para empresas concorrentes. 

E dessa forma, empresas muito menores, com estratégias estruturadas, passam na frente de empresas globais em número de seguidores ou de interações com o público.

O Brasil é um dos 5 países que mais usam redes sociais em smartphones.

Segundo a Hootsuite e a We Are Social, 66% das pessoas que têm acesso a internet no Brasil usam algum tipo de rede social. E esse número cresce ano a ano: só em 2020 foram 11 milhões de novos usuários no mundo das redes sociais.

Com esse número em mente, fica muito fácil provar o mercado em potencial que todos os anos sua estratégia de mídias sociais podem alcançar.

Hoje vamos falar de 5 maneiras de usar as redes sociais (desde o Youtube até o Pinterest) para promover melhor sua marca e aumentar o engajamento com seus clientes.

1)Compartilhar estudos e infográficos

Vou começar pelo mais difícil.

Se sua marca ou empresa for capaz de promover estudos e outros materiais exclusivos, você ganhará reconhecimento orgânico.

Existe um alto custo em promover pesquisas com centenas de amostras, mas realizar pesquisas com clientes e com algo que já lhe pertence (sua newsletter por exemplo) sempre será uma opção.

Assim que conseguir montar algum tipo de pesquisa, junte os dados e crie insights a respeito. Uma maneira fácil de fazer isso é com infográficos. Podem ser feitos no excel ou no canva para ter um aspecto mais estilizado.

Depois promova o material em suas redes sociais como isca/recompensa digital.

Dessa forma, além de ampliar sua notoriedade nas redes sociais, você vai ampliar sua base de Leads.

Sua publicação terá muito engajamento, dependendo do interesse do público. 

Por isso, esse tipo de publicação se relaciona mais facilmente com Linkedin e perfis corporativos que valorizem fotos – no caso Pinterest e Instagram.

Sobre materiais exclusivos, os vídeos serão abordados em pontos a seguir.

2)Promover seu canal do Youtube

Ter seu canal no Youtube e publicar vídeos semanalmente é uma das melhores maneiras de se mostrar como uma autoridade.

Diversas pessoas estarão vendo seu conteúdo sobre o nicho que você mais entende, e terão você como referência.

Para começar a publicar no Youtube, você vai precisar de um bom editor de vídeos.

Você vai construir uma marca, com uma linguagem visual bem adaptada ao seu público/nicho.

Usando uma ferramenta como o InVideo, você será capaz de fazer a edição de suas gravações, ou se preferir, montar cenas e temas sem mesmo se aparecer, usando o vasto banco de imagens e vídeos do programa.

Mas não se esqueça de compartilhar seus vídeos do Youtube por todos seus perfis online, até mesmo do Linkedin.

Muitas pessoas criam bons conteúdos, mas esquecem de dedicar um tempo ao compartilhamento, que no começo gera muito mais acessos do que a pesquisa orgânica.

3)Mostrar a qualidade do seu produto ou serviço

Usando fotos e imagens, você será capaz de mostrar em ricos detalhes o seu produto ou serviço.

Se você trabalha com venda de produtos, a edição de imagens será algo mandatório. Porém mesmo se for uma empresa de serviços, boas imagens e ilustrações são muito convincentes e sugestivas para que o público conheça a marca.

Onde você vai publicar fotos?

Eu apostaria em 2 lugares: Instagram e o Pinterest.

A primeira opção é bem óbvia e muita gente já usa. Mas o Pinterest é deixado um pouco de lado, e as pessoas não se dão conta das proporções dessa ferramenta.

Seu tráfego orgânico é bem grandioso, e muitas pessoas poderão conhecer sua marca através dessa rede social. Por isso, abra um perfil hoje mesmo no Pinterest, se a estratégia de imagens e de design estiver de acordo com seu nicho.

E quanto às outras redes, sempre publique imagens com descrições ricas, e não se esqueça de ter boas CTAs (chamadas de ação), que poderão tracionar as visitas em seu site.

4)Se tornar um expert no stories

Ser um expert é um imã natural de fãs e seguidores.

O que você precisa fazer, é criar histórias ou vídeos no instagram, para criar uma verdadeira biblioteca sobre algum tema do interesse de sua empresa (ou do seu perfil profissional).

Em um determinado ponto, você vai ter tanto conteúdo de qualidade sobre um tema, que a única opção que o usuário do instagram, que gosta do assunto, vai ser seguir e acompanhar seu trabalho.

Nessa estratégia, você também vai precisar ter um bom editor de vídeos. O InVideo permite que você monte templates preparados para o Instagram. O programa conta com modelos de stories ou de feed pré-montados.

Você vai economizar muito tempo e aumentar a produtividade de sua estratégia de produção de vídeos.

5)Promover interação, entregando qualidade

Uma coisa é certa: no mundo das redes sociais, o conteúdo é rei, mas o engajamento é algo bem próximo disso.

Posts em geral, com muito engajamento, são mostrados para mais pessoas e são compartilhados mais vezes.

Portanto, tanto os vídeos engraçados quanto os institucionais, quando feitos com alta qualidade, promovem engajamento, que resulta em mais seguidores e fãs de sua marca.

Como usar isso a seu favor

Pense agora no Linkedin e no Instagram.

Você pode criar posts originais em cada uma das redes, ou compartilhar nelas o que foi feito em outras redes sociais (por exemplo, você compartilha um podcast).

Os comentários sobre o conteúdo vão  gerar curiosidade e vão aparecer nos feeds dos usuários.

No Linkedin, quando uma pessoa curte ou comenta algo, automaticamente você "toma emprestado" a rede da pessoa, pois seu post vai para o feed delas.

E conteúdo que não é bom ou que não é interessante, não tem interação, muito menos compartilhamentos.

A nossa dica é que sempre sua equipe possa ter algumas pessoas que possam compartilhar o conteúdo em suas redes do linkedin, pois os engajamentos com perfis pessoais são maiores.

Ou seja, você cria uma publicação no perfil empresarial, mas faz compartilhamentos para alcançar mais pessoas.

E caso você tenha algum tipo de show (canal no youtube por exemplo), compartilhar nas redes sociais e fazer boas chamadas de ação é mais que a obrigação de um produtor de conteúdo.

Conclusão

Com as dicas de hoje, você estará inspirado a criar um novo perfil de sua empresa, ou ao menos a caprichar mais em suas publicações.

Tenha a certeza de ter um bom editor de vídeos que consiga integrar vários canais e plataformas diferentes, pois com isso você vai aumentar sua produtividade na hora de produzir conteúdo.

E lembre-se de focar onde seu público está. Algumas redes sociais, como o Facebook, podem te dar poucos resultados. Faça uma experiência antes de tomar essa decisão.  

Fonte - Assessoria

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