News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021

Livre

Acadêmicos de Enfermagem da UNIRON contribuem para Integração de equipes de saúde em Candeias

Para que isso fosse possível, buscaram a integração entre a Unidade de Saúde e o NASF-AB – Núcleo Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica.
Sexta-Feira, 18 de Dezembro de 2020 - 15:01

No intuito de contribuir para a implementação do PTS – Projeto Terapêutico Singular, os acadêmicos do 9º e 10º período, Amanda Pontes, Ana Claúdia Martins, Ana Paula Garcia, Diego Leão, Gabriel Bezerra, Guilherme de Araújo, Iolane Pinheiro, Larissa Serra, Luana Marques e Valdenira da Silva, orientados pelas Professoras Adriane Bonotto Salin e Carina Pêgo, passaram a atuar na USF- Unidade de Saúde da Família União do Palheiral, na cidade de Candeias do Jamari.


De pé: Ana Claúdia, Larissa, Amanda, Gabriel, Luana, Diego, Ana Paula e Iolane Agachados: Guilherme, Adriane, Carina e Valdenira.

O PTS tem por objetivo a implantação de um conjunto de medidas interdisciplinares e multiprofissionais proporcionando uma clínica ampliada em benefício do paciente. Para que isso fosse possível, buscaram a integração entre a Unidade de Saúde e o NASF-AB – Núcleo Ampliado de Saúde da Família da Atenção Básica. A partir disso, se verificou a necessidade de ampliar a comunicação entre as 2 áreas, que foi feito através do uso de metodologias ativas, com utilização de dinâmicas, discussões de casos clínicos e rodas de conversar. Também, foi enfatizado a necessidade de que em cada visita dos profissionais da USF em que fosse detectado a necessidade da atuação do NASF-AB, os mesmos deveriam ser respectivamente encaminhados. Somando-se a isso, buscou-se dar ênfase ao papel de cada parte no atendimento ao paciente.

A partir dessa melhoria, foi possível constatar maior eficácia no tratamento aos pacientes, melhorando o nível de satisfação dos mesmos, a integração dos profissionais da saúde de ambas as áreas, bem como o fortalecimento na aplicação das ações existentes nas Política Nacional de Atenção Básica.

Para Amanda, “foi importante a participação neste projeto, pois agregou conhecimento sobre as políticas públicas e rotinas da atenção primária, além de ter a criticidade de levantar problemas e oferecer hipóteses de soluções”.

Já, Ana Claúdia, “entende que essa atividade, fez com que pensasse mais no profissional da saúde, pois para eu prestar saúde, eu tenho que ter saúde. Também permitiu conhecer a saúde primária”.

As docentes Adriana e Carina, enfatizam que esse projeto contempla o compromisso da UNIRON com a comunidade em que estamos inserindo, a formação do acadêmico na atenção básica e fortalece o vínculo com o campo de estágio em que estamos inseridos.

A Coordenadora do NASF-AB, Enfermeira Janilce Nascimento, afirma “Estou muito agradecida pelo projeto desenvolvido pelos acadêmicos e Professoras da UNIRON,  pois o mesmo foi de extrema importância, pois além de integrar as equipes, eles conseguiram mostrar o quanto somos dependentes  da Equipes de Saúde da Família  uma vez que o NASF não é a porta de entrada para a população, mas sim, trabalha em conjunto, permitindo acompanhar a clínica do paciente e elaborar os passos seguintes para recuperação deste. Estou muito satisfeita e vou levar esse projeto adiante para as demais equipes do município. Obrigado UNIRON, é uma família que estamos criando em Candeias do Jamari”.

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.