News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 23 de Janeiro de 2021

Livre

Projetos de educação empreendedora auxiliam índices do Ideb em Jaru

Com a pontuação de 5.9, o município saltou de 27º para a 8ª colocação no ranking estadual
Quinta-Feira, 17 de Dezembro de 2020 - 10:45

Rondônia, apesar da evolução na educação nos últimos anos, ainda está abaixo do ideal, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia o desempenho da educação básica no Brasil. Em 2019, a meta para o ensino médio de Rondônia era de 4.8, porém, a nota final foi de 4.3.

Mesmo com média baixa em nível nacional, Rondônia tem vitórias internas, e um dos exemplos vem de Jaru, que cresceu 0,2 pontos no ensino básico nos últimos 2 anos. A média final do município foi de 5.9 pontos no Ideb de 2019. O resultado mostrou um grande avanço, trazendo o município do 27º para o 8º lugar no ranking estadual.

"Para chegar a esses resultados positivos, o município contou com várias ações, incluindo a parceria com os gestores e professores da rede municipal, o Sistema Aprende Brasil de ensino, que disponibilizou uma apostila preparatória para os alunos, as famílias, a capacitação da Formação Continuada da BNCC, os projetos JEPP e Educação para o Futuro, realizados pelo Sebrae em Rondônia”, afirma Maria Emília do Rosário, Secretária de Educação de Jarú.

O projeto Educação para o Futuro reforça os conteúdos de Português, Matemática, Educação Financeira e Cooperativismo nas escolas da rede municipal de ensino nos 52 municípios, e o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) agrega conteúdo de empreendedorismo do 1º ao 9º ano. Em 2019, através do JEPP, foram capacitados 51 professores de 10 escolas de Jaru, que levaram Educação Empreendedora a 1.561 alunos de 89 turmas..

“Esses números expressivos mostram a importância dos projetos realizados pelo Sebrae para o desenvolvimento da educação do nosso estado, especialmente, o JEPP; pois, o trabalho do JEPP visa, primeiro, despertar uma nova mentalidade, que é a mentalidade empreendedora, e através dela se melhora o trabalho da educação formal no município, promovendo a interação entre a escola, famílias e a comunidade. Quero agradecer ao prefeito João Gonçalves e à professora Maria Emília do Rosário, Secretária de Educação, pela oportunidade que deram ao Sebrae para a implantação da Educação Empreendedora no município”, ressalta Daniel Pereira, Superintendente do Sebrae em Rondônia.

A nota do Ideb vai de 0 a 10, e leva em conta alguns critérios fundamentais, dentre eles: a metodologia pedagógica aplicada em sala de aula, o desempenho dos alunos, frequência, cumprimento dos dias letivos e o desempenho nas disciplinas de português e matemática.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

 

.

 

.

Fonte - sebrae-ro

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.