News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 28 de Janeiro de 2021

Livre

VISITA COOPERATIVA - Nova diretoria da Coomade busca parceria do Sebrae em Rondônia

Com o apoio da Instituição as Agroindústrias do Baixo e Médio Madeira devem voltar a operar em breve
Terça-Feira, 15 de Dezembro de 2020 - 10:09

Os diretores do Sebrae em Rondônia, Superintendente Daniel Pereira, Diretora Técnico Samuel Almeida, receberam na quarta-feira, 09 de dezembro, integrantes da nova diretoria da Cooperativa de Agroextrativismo do Baixo e Médio Madeira (Coomade), formada pelo presidente João Batista Carvalho, o vice-presidente Manoel Ramos e o secretário Ademilton Alves. Eleitos em outubro deste ano, eles vieram à instituição em busca de parceria para implementar as ações da Coomade, nos próximos anos.

“A nossa missão, agora, é organizar a cooperativa. Fazer com que ela volte a ser sólida e dar o apoio necessário aos seus cooperados para que possamos crescer cada vez e valorizar os nossos produtos. E essa nova diretoria quer fazer mais pelos seus associados e a comunidade, uma vez que a gente abrange o jovem, a mulher ribeirinha, o agricultor que precisa de todo o nosso apoio. A nossa visita aqui no Sebrae é para buscar parcerias para a capacitação, tanto da gestão quanto do produtor, e melhorar a nossa produção”, afirma João Batista Carvalho, presidente da Coomade.

De acordo com Daniel Pereira, a parceria do Sebrae pode ir além das praticadas; inclusive, dando apoio para que os produtos da cooperativa cheguem aos supermercados da capital, ou distribuídos no Brasil, e até outros países, no caso da castanha, mas a cooperativa precisa se organizar para os próximos passos.

“As indústrias já estão instaladas, mas elas têm problemas de diversas naturezas, como gerir a produção, fomentar essa produção e fazer todo um processo de organização e comercialização. Então nós, via Sebrae, vamos utilizar, além daquilo que podemos fazer diretamente, os nossos contatos, para indiretamente ajudá-los nessa organização, assim como na comercialização dos produtos. Temos contatos em nível nacional e internacional que podem ajudar na venda da castanha, por exemplo”, complementa o superintendente.

A Cooperativa de Agroextrativismo do Baixo e Médio Madeira (Coomade), fundada em 2009, como compensação das Hidrelétricas instaladas no Rio Madeira, conta hoje, com 180 cooperados e 5 agroindústrias para beneficiamento de frutas, castanha e farinha. Nos planos da diretoria, uma das prioridades é aumentar o número de cooperados para 400, beneficiando duas mil famílias.

“De todas as reuniões que participamos até hoje, esta foi bastante produtiva. Um horizonte bem claro, muito transparente, e espero que as ações que nós alinhamos aqui possam ser realizadas o mais rápido possível. Estou saindo daqui bem satisfeito com todo os nossos alinhamentos”, comenda o vice-presidente da Coomade, Manoel Ramos.

Fonte - 010 - Imprensa-RO

Comentarios

News Destaques

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.