News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021

Livre

CONVÊNIO - Governo investe em estruturação de leitos para tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, em Ji-Paraná

O convênio está em vigor até fevereiro de 2021, ao custo de R$ 1.710.000 milhão, já depositado em parcela única na conta da Prefeitura.
Sexta-Feira, 11 de Dezembro de 2020 - 17:48

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), investiu no atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19 em Ji-Paraná, com convênio para habilitação de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros dez leitos clínicos no Hospital Municipal, além de outros equipamentos e mais medicamentos que foram fornecidos ao município nesta sexta-feira (11).

O convênio está em vigor até fevereiro de 2021, ao custo de R$ 1.710.000 milhão, já depositado em parcela única na conta da Prefeitura. O convênio poderá ser prorrogado pelo mesmo período, caso haja interesse e manifestação do novo prefeito eleito, que assume a gestão municipal em 1º de janeiro.

Além destes 20 leitos em funcionamento, outros seis leitos de UTI instalados em hospital particular da cidade serão mantidos pelo Governo de Rondônia para tratamento de pacientes com outras doenças, que necessitam de cuidados intensivos.

Na solenidade ocorrida nesta sexta-feira (11), no hospital municipal Claudionor Couto Roriz, em Ji-Paraná, presidida pelo secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, no ato representando o governador coronel Marcos Rocha, o Governo de Rondônia entregou mais equipamentos à rede pública municipal local no enfrentamento à Covid-19.

São 20 bombas de infusão, sete respiradores, dez monitores multiparamétricos, cinco ventiladores e mais medicamentos. “É um ato histórico em Saúde Pública o funcionamento dessas UTIs e dos leitos clínicos no enfrentamento à Covid-19”, disse o secretário Fernando Máximo, que em seguida apresentou o quadro panorâmico da realidade da doença em Rondônia e das ações governamentais no tratamento e combate ao novo coronavírus.

Os leitos clínicos são para o monitoramento mais de perto do paciente antes de ele ser acomodado na UTI.

O isolamento social e os cuidados de higiene foram enfatizados pelo secretário da Sesau. “A doença mata. Devemos manter o afastamento social e higienizar as mãos sempre que possível com água e sabão e álcool em gel”, reforçou.

Instalado durante a pandemia, o Centro de Covid-19 de Ji-Paraná é uma ala do Hospital Municipal Claudionor Roriz destinada aos tratamentos dos pacientes com a doença. O secretário municipal de saúde, Álvaro Galvão, destacou a importância e gratidão pelo apoio do Governo e reforçou que o serviço é prestado com equipe técnica treinada.

“A estrutura é muito importante e as equipes foram treinadas”, disse, enfatizando o atendimento 24 horas, realização de exames e medicação adequada fornecida pelo governo estadual. O Hospital Municipal dispõe de 163 leitos, dos quais 22 são exclusivos para pacientes na fase inicial com coronavírus.

Construída a várias mãos, a sala de UTI do Hospital Municipal passa a ser uma referência para os moradores de mais 16 cidades no entorno de Ji-Paraná. “Foi uma ação integrada”, pontuou o senador Marcos Rogério, atribuindo o empenho do colega senador Acir Gurgacz na viabilização de recurso para a construção do espaço que abriga a UTI.

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido, agradeceu ao Governo de Rondônia pelo constante apoio ao município. “Somos gratos ao governador Marcos Rocha pelo serviço que presta a todo rondoniense, especialmente por voltar os olhos e determinar melhorias e investimentos a Ji-Paraná”, declarou.

A cerimônia também foi prestigiada pela participação da deputada federal Sílvia Cristina; dos deputados estaduais Laerte Gomes e Jhonny Paixão; do presidente da Câmara dos Vereadores, Joaquim Teixeira e vereadores em exercício e eleitos; do prefeito eleito, Isaú Fonseca, e, do secretário executivo Regional, Everton Esteves.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.