Livre
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale), de Minas Gerais, publicou nesta sexta-feira (11/12) aviso de licitação para concessão dos serviços de manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). O projeto, estruturado por meio do Fundo de apoio a Estruturação de Parcerias Público-Privadas (FEP CAIXA), prevê investimentos em oito municípios de Minas Gerais: Uberaba, Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta, Planura, Sacramento e Veríssimo.
Somente nos primeiros cinco anos, R$ 132 milhões serão investidos nas obras. As entregas beneficiarão uma população de 424 mil pessoas. O projeto prevê coleta, transbordo, transporte, tratamento e destinação final ao aterro sanitário, além de fortalecer a entrega de material reciclado aos catadores da região.
A abertura dos envelopes da concorrência está marcada para março de 2021, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. Empresas brasileiras e estrangeiras isoladas ou em consórcio podem participar da licitação. O prazo da concessão é de 30 anos. O edital poderá ser consultado no endereço http://www.amvale.org.br/convale.
De acordo com a vice-presidente de Governo da CAIXA, Tatiana Thomé, os consórcios públicos contribuem para que municípios pequenos também possam ter acesso a serviços de qualidade, por um preço acessível. A dirigente afirma ainda que "a primeira concessão de RSU é mais um passo importante para a consolidação da CAIXA na estruturação de projetos para enfrentamento ao problema dos resíduos sólidos urbanos, com planejamento técnico e soluções ambientalmente adequadas".
Visita técnica: Também nesta sexta-feira (11/12), a vice-presidente se reuniu, em Uberaba (MG), com prefeitos e técnicos do Consórcio Convale para acompanhar de perto os preparativos para o lançamento do edital. Ela visitou o Aterro Municipal de Uberaba e a Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu).
A iniciativa reflete a diretriz do presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, que tem percorrido cidades de todo o país para conhecer melhor a realidade de brasileiros que vivem da coleta seletiva.
Outros projetos de RSU: Este é o primeiro dos cinco projetos-pilotos do setor de RSU estruturados pelo FEP CAIXA. Também estão em desenvolvimento os projetos dos municípios de São Simão (GO), Bauru (SP) e Teresina (PI), além do consórcio Comares, para nove cidades cearenses na região do Cariri. Os cinco projetos somam um investimento de R$ 605 milhões e beneficiam uma população total de 2 milhões de habitantes.
Mais informações sobre a carteira de projetos estruturados pela CAIXA podem ser obtidas na página:
FEP CAIXA: é administrado pela CAIXA, de acordo com o Decreto Federal 9.217/17. O banco faz a gestão administrativa, financeira e operacional do Fundo. As diretrizes para a seleção dos projetos estão publicadas na página https://www.ppi.gov.br/atas-e-resolucoes.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.