News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 16 de Janeiro de 2021

Livre

CURIOSIDADES: Saiba o que seu gato quer dizer quando ele lambe você

Gatos agindo como se seus donos fossem um picolé não é estranho ou fora do comum, mas o que significa quando seu gato lambe você?
Quinta-Feira, 10 de Dezembro de 2020 - 10:55

Por que seu gato te lambe? Confira alguns possíveis motivos:

Seu gato está cuidando de você

Amelia Wieber explica que seu gato lambendo você é especialmente comum quando você o está acariciando. É uma “resposta afiliada”: você está cuidando deles com seus carinhos, e eles estão retribuindo o favor limpando sua mão.

Os gatos demonstram carinho uns aos outros lambendo-os e limpando-os, e Weiber diz que você pode testar a teoria parando de acariciar seu gato enquanto ele o lambe. Se ela continuar lambendo, provavelmente está cuidando de você. “Você me acaricia, eu vou lamber você”, diz ela.

Embora possa não parecer, nossos gatos investem em nosso bem-estar emocional. Eles devem querer que permaneçamos limpos também. Na verdade, é o oposto de cães lambendo-nos para nos dizer para parar de acariciá-los, diz Weiber. (Na maioria das vezes, essas lambidas de cachorro são beijos).

Seu gato quer chamar sua atenção

Se você estiver andando descalço, por exemplo, seu gato pode colocar a língua para fora e colocá-la em você, diz Weiber, apenas para que você saiba que ele está lá. Então, você pode dar a atenção que ele sem dúvida está pedindo.

Você tem gosto bom

Pode parecer estranho, mas às vezes sua pele tem um gosto bom para gatos, diz Weiber. Pode ser a loção que você está usando ou talvez seu suor seja um pouco salgado. Os gatos lambem o que gostam e, às vezes, é você.

Quando a lambida de um gato pode machucar e como fazê-lo parar

É aqui que esse comportamento normal do gato pode se tornar problemático.

Se a lambida do seu gato for frequente e compulsiva, pode ser um sinal de nervosismo ou até mesmo um transtorno de ansiedade, diz Weiber. Além de lamber a si mesmo e a você, seu gato lamber janelas, plásticos e outras coisas pela casa pode indicar que algo está errado. Ligue para o veterinário do seu gato para ter uma ideia melhor do que está acontecendo e agende uma consulta.

As lambidas um gato também podem ser prejudiciais se o seu felino peludo gosta de lamber sua cabeça, diz Weiber. Qualquer produto que você usar para lavar o cabelo não será bom para o seu gato, e o cabelo em si pode ser longo e acabar formando uma obstrução no sistema digestivo do gato. Se você suspeitar que isso aconteceu, vá ao veterinário imediatamente.

Mas, há uma maneira fácil de fazer isso parar, diz Weiber. Você pode usar um boné de algum tipo quando dorme para impedir que o seu gato acesse sua cabeça ou pode separar-se de seu gato para evitar esse comportamento.

Você também pode comprar algo projetado especificamente para o seu gato lamber, diz Weiber, como um tapete para lamber. Você pode espalhar a comida do seu gato no tapete e, assim, seu gato terá algo saboroso para lamber que não seja você.

“Não reforce o comportamento com sua atenção, mas também redirecione a atenção deles”, diz Weiber.

Fonte - 010 - petepop

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.