Livre
A Prefeitura de Ariquemes, através das secretarias de Meio Ambiente (SEMA) e Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC), realizou na última sexta-feira (4), o 4° Encontro Ecológico, em uma propriedade rural localizada no Travessão B-40, na BR-421. Durante o evento foram coletados ouriços de castanhas para serem doados ao viveiro da SEMA e também foram apresentados os resultados do Projeto Renascer Nascentes.
O Engenheiro Agrônomo da SEMA, Acir Braido, explanou sobre os métodos de recuperação ambiental da Reserva Legal, com o uso sustentável da Castanha (Bertholletia excelsa), consórcio com nativas (cacau, seringa, bandarra, andiroba, açaí e pupunha) e exóticas (eucalipto, teca, mogno africano, acácia-negra, cedro australiano) em áreas de reflorestamento, conforme previsto em legislação, mediante o Art. 61-A, §13, Inciso IV da Lei Federal nº 12.727/2012.
O produtor Flávio Schimitt contribuiu com a doação de ouriços de castanhas, que foram coletadas no local e foram encaminhadas para o viveiro municipal da SEMA. Todas as sementes recolhidas na propriedade, serão cultivadas no viveiro municipal da SEMA, e posteriormente serão doadas a produtores rurais, visando a recuperação ambiental.
"O Flávio é um parceiro de longa data. Esse é o quarto evento da colheita da castanha que a gente faz e que não parará aqui, com certeza, continuaremos fazendo nos próximos anos. Assim, nós valorizamos o trabalho do produtor rural e também divulgamos o trabalho de consórcio de reflorestamento, que é uma forma de se cuidar melhor da propriedade rural, além de divulgas as parcerias que estão envolvidas nesses trabalhos." Citou o Secretário da SEMA, Vilmar Ferreira.
No encontro, os participantes conheceram a criação ecológica integrada de frangos com silvicultura (CASTANHA) e a produção de pitaia (fruta exótica altamente comercial), onde tiveram a oportunidade de fazer uma degustação da fruta. Na produção, é utilizado o esterco oriundo das aves para adubação orgânica.
RENASCER NASCENTES
O projeto Renascer Nascentes, iniciou em junho de 2020, e está em andamento com 100 produtores cadastrados, onde mais de 120 nascentes estão sendo recuperadas. No projeto, a SEMA e a SEMAIC, trabalham em parceria para atender os produtores rurais, com o objetivo de melhorar a produção e o armazenamento de água, para fins agrícola e pecuário.
Desta forma, a Administração Pública reforça o apoio ao projeto Renascer Nascentes, incentivando o produtor rural com as parcerias firmadas entre as instituições e órgãos governamentais para proporcionar sustentabilidade econômica em sintonia com a preservação ambiental da Amazônia.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.