News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021

Livre

Conheça os sintomas do câncer de útero, doença de Fátima Bernardes

Existem dois tipos de câncer de útero: de colo de útero e de endométrio.
Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020 - 16:28

Na última quarta-feira, a apresentadora Fátima Bernardes, de 58 anos, utilizou suas redes sociais para falar que está com câncer de útero em estágio inicial e que se submeterá a uma cirurgia para tratar a doença.

"Existem dois tipos de câncer de útero: de colo de útero e de endométrio. O de colo de útero é o terceiro mais comum entre as mulheres", diz o ginecologista Agnaldo Lopes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Segundo ele, "o de colo de útero é decorrente de subtipos oncogênicos do vírusHPV (Papilomavírus Humano)".

Sintomas do câncer de colo de útero

De acordo com informações do site do oncologista Drauzio Varella, pode ser assintomático. Os principais sintomas são:

1. Sangramento vaginal depois das relações sexuais, nointervalo entre menstruações ou após a menopausa.

2. Corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro.

Sintomas do câncer de endométrio

De acordo com informações do site do oncologista Drauzio Varella os sintomas são:

1. Sangramento vaginal no período pós-menopausa ou na pré-menopausa, com frequência e intensidade diferentes das menstruações habituais.

2. Dor ou sensação de peso na pélvis

3. Corrimento vaginal na pós-menopausa.

Preventivo e vacina: armas contra o de colo de útero

Segundo a ginecologista Cibele Soares, o câncer de colo de útero, quando diagnosticado no início, tem grande chance de cura."O diagnóstico é feito por meio do exame preventivo, o Papanicolau, que precisa ser realizado periodicamente em mulheres de 25 a 65 anos", afirma a ginecologista. "Caso apareçam alterações, outros exames, como biópsias, devem ser feitos", emenda. Agnaldo Lopes ressalta a importância da vacina contra o HPV, disponível na rede pública. "Deve ser aplicada em mulheres, de 9 aos 45 anos, e em homens, de 9 a 26 anos", afirma.

Tratamentos

No câncer de colo de útero, a cirurgia, segundo Cibele, deve ser avaliada. "Pode ser desde a retirada do útero até a retirada de um pedacinho do colo", diz. Dependendo do quadro, sessões de quimioterapia e de radioterapia fazem parte do tratamento dos dois tipos de câncer de útero.

Miss Brasil Brasil 2015: câncer de útero aos 24 anos

Eleita Miss Brasil em 2015, a gaúcha Marthina Brandt, na época com 24 anos, declarou ter tido câncer de útero no fim do seu reinado.

Câncer no canal anal

Intérprete da personagem Bree Van De Kamp na série "Desperate Housewifes", a atriz Marcia Cross revelou, no ano passado, que enfrentou um câncer no canal anal que surgiu, muito provavelmente, em decorrência do HPV.

fonte: EXTRA

Fonte - https://extra.globo.com/

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.