News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021

Livre

BENEFÍCIO - Recurso referente a Lei Aldir Blanc vai beneficiar mais de 400 artistas em Rondônia

Porém, das 1.161 vagas disponíveis para oito editais, apenas 400 foram inscritos.
Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020 - 16:22

Com a chegada do recurso emergencial avaliado em R$ 18 milhões, através da Lei Federal Aldir Blanc, n° 14.017 , o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) buscou aplicar o recurso no mapeamento dos artistas e na elaboração dos editais para que os trabalhadores da Cultura pudessem apresentar seus projetos e serem beneficiados. Porém, das 1.161 vagas disponíveis para oito editais, apenas 400 foram inscritos. Isto é, não houve projetos suficientes para o alcance de 100% da aplicação total desse recurso, contrariando as expectativas. Por essa razão, uma parte do recurso será devolvido, em cumprimento à Lei.

De acordo com a coordenadora Estadual de Cultura, Carmelia da Silva Cardoso, esse é o principal motivo pela devolutiva de uma parte desse recurso. “Em cumprimento à Lei Federal, nós temos até o dia 31 de dezembro para devolver aquilo que não foi executado e, infelizmente, não tivemos propostas suficientes para a quantidade de vagas que abrimos. É importante ressaltar, que isso não quer dizer que vamos devolver todo o recurso, pois boa parte executamos. Apenas vamos devolver o que de fato não foi executado”, esclareceu Carmelia.

O valor da parte do recurso a ser devolvido ainda não está definido devido os trabalhos continuarem em fase de análise após 12 de dezembro, dia em que será publicado o resultado final dos classificados. Cenários como esse também ocorrem em outros estados. Porém, na maioria, o total dos recursos não são executados. Isso só demonstra o interesse por parte do Governo de Rondônia a estimular a classe artística a desenvolver seus projetos para que possa ser assistida, em conformidade com a Lei Federal.

Trabalhos como este estarão cada vez mais evidentes no setor cultural do Estado. Ao contrário do que ocorria em gestões passadas, a política voltada à elaboração de editais será efetivada e constante dentro do Governo. O propósito é estar mais próximo de toda a classe artística, auxiliando nas capacitações de elaboração de projetos.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Destaques

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.