QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

Governo assume compromisso de apresentar PCCR da saúde dia 11 de janeiro

A presidente do Sindsaúde, Celia Campos, disse que "estamos mais uma vez aqui, para buscar um acordo.

Publicado em 

Governo assume compromisso de apresentar PCCR da saúde dia 11 de janeiro - News Rondônia

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta terça-feira (01), no plenarinho 01, para novamente discutir o andamento dos estudos do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da saúde do Estado.

Os deputados Adailton Furia (PSD), que é o presidente, Dr. Neidson (PMN), Anderson Pereira (Pros), Chiquinho da Emater (PSB) e Cassia Muleta (Podemos) conduziram os trabalhos, com as presenças do secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, do secretário de Finanças (Sefin), Luiz Fernando, o chefe da Casa Civil, Juniro Gonçalves, presidentes e membros de sindicatos dos servidores, além de outros integrantes do Governo.

Governo assume compromisso de apresentar PCCR da saúde dia 11 de janeiro - News Rondônia

"Estamos, mais uma vez, mediando um encontro entre o Governo e os servidores, em busca da construção de uma saída para esse impasse. Queremos sempre o diálogo como forma de enfrentar os problemas e esperamos que haja avanços", disse Adailton Furia.

A presidente do Sindsaúde, Celia Campos, disse que "estamos mais uma vez aqui, para buscar um acordo. A data da entrega do estudo já foi adiada seguidamente. Mais de um ano para fazer um estudo estatístico, é demais. Não entendemos como o contratante (Estado), pediu para a empresa a dilatação do prazo de entrega do estudo do PCCR".

Ainda segundo ela, "é difícil acreditar num Governo que não cumpre acordo, que deixa as unidades hospitalares sem coleta de lixo e suspende as cirurgias por falta de bisturi e de esparadrapo. A questão toda é que o secretário da Sesau diz que o cronograma está sendo cumprido. O que não é verdade, pois a data prometida de entrega não vai sendo cumprida, mas sendo adiada. A gente precisa de uma garantia e não a temos, infelizmente".

A presidente do Sindicato dos Médicos de Rondônia (Simero), Flávia Lenzi, defendeu a instalação de uma mesa de negociação com o Governo e disse que a Sesau não responde aos inúmeros ofícios encaminhados.

"A grande parte dos profissionais da saúde, incluindo cerca de 400 médicos, não recebem insalubridade em meio à pandemia do coronavírus. Paguem a insalubridade, deem um passo em favor dos servidores. O município de Porto Velho paga todos, indistintamente. O povo precisa entender o que está acontecendo. Estamos caminhando para uma calamidade na saúde e não estamos aqui para fazer críticas descabidas, mas com base em documentos", detalhou.

Os sindicalistas manifestaram insatisfação com o que consideram "enrolação" por parte do Governo, que na visão deles não estaria cumprindo a sua parte. Não vemos avanços, pois o Governo não apresenta nada de novo. Já chega de enrolação, haja reuniões e não se chega a lugar nenhum", disseram, em coro.

Sesau

O secretário da Sesau informou que o Governo contratou a mesma empresa que o Tribunal de Contas do Estado (CE) contratou para fazer o PCCR de seus servidores. "Com menos servidores, o estudo do PCCR do TCE levou dois anos. Reafirmo aqui: no dia 11 de janeiro estaremos com o estudo do PCCR em mãos e vamos apresentá-lo aos servidores, para análise. Esse é o fato e assumimos esse compromisso aqui, nesta reunião", garantiu.

Célia Campos aproveitou para cobrar o pagamento da insalubridade aos servidores da saúde. "É maldade não pagar insalubridade aos servidores da saúde me meio à pandemia. É muita maldade, pura e simplesmente. O Governo usa a burocracia como desculpas e o servidor não tem muito espaço para negociar".

O chefe da Casa Civil disse que "inventaram uma tabela e criaram uma situação embaraçosa, para criar uma desarmonia. Está sendo construída as tabelas. Da parte do Governo, seguimos em frente e vamos cumprir a nossa parte dentro do PCCR. Sobre a insalubridade, vamos fazer o possível", garantiu.

Junior Gonçalves disse ainda que "o servidor precisa apresentar a sua realidade e está sendo utilizado nessa construção do PCCR. A pandemia realmente afetou a todos, inclusive a gestão pública, gerando maiores dificuldades. O PCCR não é apenas uma tabela salarial, vai além disso e por isso é necessário muito cuidado nos estudos e na sua efetivação, para estruturação de fato da carreira".

O chefe da Casa Civil reconheceu as limitações. "Podemos ter falhas sim, mas não queremos enrolar. Queremos um resultado final, queremos sim avançar. E estamos dialogando, nos movendo e buscado finalizar esse processo. Mas, somente no campo do diálogo. Diante de movimento grevista, não temos como seguir esse diálogo".

Ao final, ficou definida a realização de reunião no dia 11 de janeiro, às 11hs, na Assembleia Legislativa, para a apresentação do PCCR pelo Governo aos deputados e aos servidores.

Covid-19

Indagado pela deputada Cassia Muleta sobre as ações da Sesau para o enfrentamento da onda crescente da covid-19, o secretário da Sesau observou que "de fato, o número de casos está aumentado e isso nos preocupa. Estamos para reabrir o Cero, com 30 leitos de UTI e 26 leitos clínico".

Ele informou ainda que a Sesau firmou convênio com Ji-Paraná, para envio de equipamentos e de R$ 1,4 milhões, também investimentos para Ariquemes, Cacoal, Jaru e Vilhena, para suportar esse aumento de casos da doença.

Fernando Máximo declarou que não pode definir ainda como será o processo de distribuição e de imunização, com a chegada da vacina, prevista para o início de 2021. "Não podemos ainda ter um plano definido, pois cada vacina tem uma temperatura de armazenamento e de transporte, uma dá duas doses, com diferença de 60 dias, outra a diferença é de 20 dias. Enfim, esperar definir qual vacina para poder definir a logística", finalizou.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

URGENTE: Apenado monitorado é encontrado degolado em Linha no Candeias

Após confirmação do crime, foram solicitadas as equipes da perícia e rabecão.
18

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total
L
Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Os cinco maiores setores da economia registraram saldo positivo
L

Reinauguração Farma e Farma: saúde e economia em um novo espaço

A franquia que conquistou o Brasil com preços acessíveis inaugura nova loja em Porto Velho com ofertas imperdíveis
L
Vacinação

Vacina da Dengue: Ministério remaneja imunizantes entre estados e Rondônia fica de fora novamente

O imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.
L

In Foco PodCast entrevista: Manoel Batista de Figueiredo

No In Foco PodCast de quarta-feira, dia 27, às 15h, Marcelo Régis entrevistará Manoel Batista de Figueiredo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Auxiliar Técnico de Refrigeração na Tecno Center

Esta é uma excelente oportunidade para profissionais qualificados que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para a excelência dos serviços oferecidos pela empresa.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Vaga de Emprego: Estágio de Auxiliar Administrativo na Tecno Center

Esta é uma excelente chance para estudantes interessados em adquirir experiência prática em um ambiente corporativo dinâmico e desafiador.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Assistente Administrativo na Tecno Center

Esta é uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o crescimento de uma empresa líder no setor de tecnologia e serviços.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Zelador(a) na Euros Distribuidora de Materiais para Construção

Esta é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma empresa sólida e contribuir para a manutenção e segurança das instalações.
L
Vaga de Empregos

Vaga Disponível: Auxiliar Administrativo no Fortal Supermercado

Esta é uma oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o sucesso de uma das principais redes de supermercados da região.
L
Publicidade

POLÍTICA

Projeto de lei que Institui o "Dia Municipal da Mulher Empresária" de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Projeto de lei que Institui o “Dia Municipal da Mulher Empresária” de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Visando conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município
L

Cláudia de Jesus busca melhorias na ortopedia especializada em joelho no SUS de Rondônia

A parlamentar requisita ao governo dados e ações para enfrentar a demanda reprimida na área.
L

Dra. Taíssa pede reforço do policiamento ostensivo em Cujubim

Moradores relatam as ocorrências de crimes frequentes
L

Alero aprova mais de R$ 7,1 milhões em crédito adicional para Governo de Rondônia

Aprovação aconteceu na sessão realizada na terça-feira, 26.
L

Assembleia Legislativa aprova recomposição salarial para servidores do Judiciário

Alteração deve ser implementada ainda em março.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Criminoso pede para limpar quintal de residência e assalta moradora

O criminoso pediu uma faca para podar as plantas.
10
Funcionários da Ambev são assaltados durante entrega de bebidas na zona sul

Pedestre é atropelado por motociclista inabilitado na Amazonas

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou o idoso para a Policlinica Ana Adelaide.
12
Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Foram expedidos 59 mandados de busca e apreensão
L

Polícia Militar recupera motos furtadas em estabelecimento comercial em poucas horas no município de Jaru

A ação rápida dos militares, resultou na apreensão de cinco menores e um maior, dos sete que participaram da ação delituosa, em poucas horas do acontecido.
12
Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

O idoso disse que foi cercado por cerca de cinco indivíduos, depois foi agredido a pauladas e teve dinheiro e a bicicleta roubada pelo bando.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

No mês passado, foram vendidos R$ 3,04 bi em títulos
L

No Debate Pod: Prefeito Hildon Chaves revela sua trajetória e visão para Porto Velho

Uma conversa franca com o líder da capital de Rondônia sobre mudanças, desafios e as curiosidades de sua vida política e pessoal
L

Alerta no Pahpowcast: O Silêncio Perigoso do Glaucoma

Dra. Maria Ivanete esclarece como prevenir e detectar precocemente uma das principais causas de cegueira no mundo
L
Bolsonaro diz ao STF que seria "ilógico" pedir asilo a embaixador

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

Ex-presidente esteve na Embaixada da Hungria de 12 a 14 de fevereiro.
L
Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Em evento em São Paulo, ele destacou o crescimento econômico do Brasil
L
IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

Desenvolvido em parceria com o Senador Confúcio Moura, o Projeto IFROAtleta Cidadão foi criado conforme a necessidade de oferecer aos estudantes de escolas públicas e privadas oportunidades quanto à prática esportiva.
L
FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

Além do mais, o aeroporto internacional Jorge Teixeira de Oliveira passa por reformas para melhor atender seus usuários.
L
Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Com o nível máximo de implementação do programa, o aluno beneficiado pelo PAIC possui, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não estão no programa.
L
Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Dados do IBGE revelam aumento significativo nos divórcios, com divórcios ocorrendo mais cedo e guarda compartilhada em ascensão.
L
Promotora pede 2 anos e meio de prisão para Rubiales por beijo forçado

Promotora pede 2 anos e meio de prisão para Rubiales por beijo forçado

Presidente da Federação Espanhola de Futebol cometeu o ato em 2023.
L