TERÇA-FEIRA, 19/03/2024

Comissão de Segurança da ALE-RO discute sobre as péssimas condições do presídio de Ariquemes

atualmente com as mínimas condições de uso, pessoal e de estrutura física. De acordo com o deputado Anderson, há falhas na estrutura, que acaba prejudicando e dificultando o trabalho dos servidores, policiais penais que atuam com a custódia dos presos.

Publicado em 

Comissão de Segurança da ALE-RO discute sobre as péssimas condições do presídio de Ariquemes - News Rondônia

Presidida pelo deputado Anderson Pereira (PROS), a Comissão de Segurança Pública da ALE-RO com as presenças dos deputados Alex Redano (Republicanos), Adelino Follador (DEM) e Cabo Jhony Paixão (Republicanos), se reuniu nesta terça-feira (1), onde discutiu sobre as péssimas condições que se encontra o presídio do município de Ariquemes, atualmente com as mínimas condições de uso, pessoal e de estrutura física.

De acordo com o deputado Anderson, há falhas na estrutura, que acaba prejudicando e dificultando o trabalho dos servidores, policiais penais que atuam com a custódia dos presos. O deputado deixou claro, que a unidade ficou muito tempo parada, fechada e teve a obra concluída às pressas, sem observar as normas estruturais de segurança.

Devido às falhas estruturais, que prejudicam a segurança, cinco fugas foram registradas, somando em 20 fugas em três anos de funcionamento, número absurdo segundo o presidente da comissão.

Comissão de Segurança da ALE-RO discute sobre as péssimas condições do presídio de Ariquemes - News Rondônia

O promotor de justiça Tiago Lopes, o defensor público Bruno Cajazeira, o secretário de Justiça (Sejus), Marcos Rito, o presidente da Seccional da OAB/RO, Brian Griehl, participaram das discussões.

O deputado Alex Redano, que provocou a reunião, disse "esse assunto, infelizmente, virou piada. São inúmeras fugas, superlotação, estrutura frágil e a população assustada. Ariquemes não suporta mais a maneira como está o presídio. Precisamos de uma solução de imediato, para dar mais condições de trabalho e mais tranquilidade à população. Lamento a ausência de representantes da justiça nesta reunião, foram convidados, mas justificaram a ausência", disse Redano. 

O deputado Adelino afirmou que "essa obra do presídio, como foi feita lá, precisa ter gente responsabilizada. Tem pavilhão que ameaça até cair. Quem foi o engenheiro responsável pela obra? Quem foi no Governo que assinou o recebimento daquela obra, naquelas condições? Tem que haver punição sim, pois foi gasto recurso público e a situação de fragilidade do presídio coloca a população em risco".

Cabo Jhony Paixão acrescentou que "além da fragilidade do presídio, temos a questão da superlotação. É pertinente observarmos, que é preciso identificar essa crescente superlotação, pois pode ser a falta de políticas públicas, que leva ao aumento da criminalidade".

Promotor

O promotor Tiago Lopes fez um relato da preocupante situação da unidade prisional. "Não temos como fazer uma mágica e resolver tudo de imediato, mas é preciso aprofundar essa discussão e encontrarmos uma solução. Quero esclarecer que não estamos apontando culpados, mas houve uma sucessão de equívocos de vários anos, que ocasionou esse cenário".

De acordo com o membro do MP, "já começou tudo errado: Foram 10 anos que levou para a conclusão da obra. A pressa para inaugurar, a utilização da mão-de-obra apenada, o projeto com problemas. Com 198 vagas, na inauguração a unidade recebeu 486 presos, em sua inauguração. Isso piorou muito ao longo dos anos, e chegamos a ultrapassar os 650 apenados".

Segundo ele, "subscrevemos uma ação civil pública de mais de 2 mil páginas, com tudo fartamente documentado. Temos um laudo feito por um engenheiro civil, que constata uma série de falhas no projeto. O presídio foi inaugurado no dia 27/07/2018 e no 03/08/2017, já teve a primeira fuga, com cerca de 20 registro de fugas, fora as tentativas frustradas, com 145 apenados fugindo".

De acordo com o promotor, "a gente está acostumado a ouvir que o sistema prisional é lotado, mas constatei, com base em dados da Sejus que a situação de Ariquemes é a pior de Rondônia, com cerca de 300% de ocupação. No Urso Panda, o mais superlotado da capital, a taxa de ocupação é de 180%. O presídio de Ji-Paraná registra 155% de ocupação. Esses dados são de setembro último".

Para Tiago Lopes, "não faz sentido o Estado até ter vagas, ou locais com alguma lotação aceitável, mas não ser transferido o apenado''. O secretário de justiça não pode autorizar a transferência de preso, só se o juiz autorizar, fato que não ocorre em nenhum outro local do país".

O promotor disse ainda que "fiz um levantamento de abril a setembro, e todo o mês aumenta esse número de apenados. Temos que tomar algumas medidas, se reduzir a superlotação para o dobro (200%), já seria razoável. Tem que fazer um reforço estrutural para reduzir as fugas. Não sei qual medida, mas tem que fazer alguma coisa. Não parece uma coisa séria a situação como está. É ridículo. Que presídio é esse com tantas fugas? É uma soma de fatores e temos que ver esse problema de forma global, e ir atenuando".

Por fim, ele defendeu a construção de um novo presídio em Ariquemes, para acolher a crescente população carcerária. "O que vai resolver mesmo é a construção de uma nova unidade, para resolver a questão da superlotação e reduzindo as fugas, com reforço no prédio atual", acrescentou.

Defensoria Pública

O defensor público Bruno Cajazeira iniciou a sua fala reproduzindo um questionamento que o promotor Tiago Lopes havia feito, em outro momento. "Será que é normal o preso dormir no chão? Será que é normal 12 homens em uma cela que cabem quatro? Que com 600 presos, apenas 10 policiais penais cuidem da segurança? A situação de Ariquemes é vexatória, vergonhosa. Nossa taxa de ocupação é assustadora. Se não houvesse uma ação do Ministério Público, aonde já teríamos chegado?".

Para o defensor, "a Sejus sabe dos problemas e tenho certeza de que, se houvesse uma situação possível, seria feito pela pasta. Se foge um preso e lá fora sequestra uma família, é prejuízo para a sociedade. Se um preso é espancado ou morto dentro do presídio, o Estado paga uma indenização, com a sociedade arcando com a despesa".

É necessária uma ampliação na unidade ou uma nova unidade. É necessário mais. Não podemos esperar a unidade de Jaru ficar pronta, a taxa de ocupação cresce assustadoramente.

Fenaspen

O representante da Federação Nacional dos Policiais Penais (Fenaspen), Ronaldo Rocha, relatou que "desde o primeiro momento, quando se iniciou a construção do presídio, o sindicato da categoria denunciava a péssima estrutura, mostrando pontos negativos e não fomos ouvidos. O efetivo atuando é muito pequeno, que precisa até ser suprido com horas extras de servidores da capital e de outros municípios".

OAB Ariquemes

O presidente da Seccional da OAB de Ariquemes, Brian Griehl, afirmou que "a situação é insuportável e inaceitável. Ariquemes vive hoje uma tragédia anunciada. Precisamos de ações concretas e imediatas: o efetivo é pequeno e precisa ser aumentado. Temos o triplo da capacidade, é inaceitável. Precisamos de uma vontade política e administrativa que venha resolver a situação".

O policial penal Aldair Machado, que atuou por dez anos no sistema prisional de Ariquemes, pontuou que "no presídio antigo, tinha superlotação e o mesmo número de agentes, mas não tinha fugas como no novo presídio. A maior parte das fugas e também as frustradas, ocorreram com o corte das barras. Sou serralheiro e tentei achar uma liga para fazer uma grade que evitasse ser serrada e consegui, estando à disposição da Sejus para a sua aplicação, após perícia técnica".

Sejus

O secretário da Sejus iniciou a sua fala dizendo que "concordo com 90% do que o MP trouxe na ação civil pública. A superlotação não é aceitável com 150%, mas é usual no país, nas últimas décadas, infelizmente. Mas, Ariquemes registra 300% de ocupação. O presídio recebe presos da região do Vale do Jamari. A unidade demorou dez anos pra ser feita, foi entregue com problemas estruturais, como as grades, que precisaram ser chumbadas novamente".

Ele reconheceu a falta de pessoal. " Durante a pandemia, tivemos cinco fugas. O presídio não possui efetivo suficiente, a exemplo de outras unidades. São 198 vagas e hoje está com 535 presos. Essa ação civil pública veio para auxiliar a Sejus, nesse desafio de rever essa realidade drástica".

Marcos Rito informou que a Sejus tem 100 tornozeleiras eletrônicas disponíveis. "Estamos aguardando a justiça deliberar sobre a antecipação de benefício aos apenados, o que pode ajudar a reduzir a superlotação".

Durante a reunião, dois requerimentos foram aprovados, o primeiro sendo, tratar sobre denúncias de criminalidade na região de Nova Mamoré, até o distrito de Jacinopólis. A recomendação é para a Sesdec destacar uma força policial para fazer uma operação na região e coibir esses crimes. O segundo é uma solicitação à Sesdec e ao comando da Polícia Militar, para saber da realização de curso para sargento da PM, o curso é online, EAD e se pode ser realizado mesmo em meio à pandemia.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

JAIME BAGATTOLI: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

JAIME BAGATTOLI: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

Parlamentar defende mais investimento em infraestrutura e escoamento da produção
L
Deputado Edevaldo Neves solicita informações sobre funcionamento do Restaurante Universitário da UNIR

Deputado Edevaldo Neves solicita informações sobre funcionamento do Restaurante Universitário da UNIR

O pedido de informações foi motivado por uma série de reclamações recebidas pelo gabinete do deputado, vindas de alunos da UNIR, apontando para a inatividade do restaurante.
L
Famílias de Rondônia serão contempladas pelo Bolsa Verde do governo federal

Famílias de Rondônia serão contempladas pelo Bolsa Verde do governo federal

Deputada Cláudia de Jesus elogiou iniciativa do governo Lula
L
Assessoria

LEBRINHA: Hospital Santa Marcelina recebe R$350mil para fortalecer atendimento médico

A dedicação Irmã Lina e de toda a equipe é verdadeiramente inspiradora.
L
Dra. Taíssa revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Dra. Taíssa revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Distrito fica situado às margens do Rio Abunã e tem sido afetado pela falta de manutenção adequada.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Manifesto que repudia as retiradas de voos em Rondônia alcança quase 3 mil assinaturas

Criado há quatro dias, o manifesto digital que pede um posicionamento das autoridades brasileiras sobre a “discriminação e retiradas ilegais de voos em Rondônia”, já reuniu 2.337 assinaturas na plataforma Changer.org.
L

Jornal da USP destaca pesquisa de fóssil de tartaruga gigante encontrado em Rondônia

A reportagem enaltece as dimensões impressionantes do animal com tamanho estimado entre 1,8 e 2m e que pode ter convivido e sido predado pelos povos que habitavam a região entre 14 e 9 mil anos atrás.
L

Potencial de Mercado do País: Indicador mostra Rondônia na 17ª posição

Desafios e oportunidades no último lugar do Norte no ranking de competitividade 2023.
L

Emprego: Rondônia com saldo positivo de carteiras de trabalho assinadas no mês de Janeiro

Segundo a autarquia, o saldo foi de 13.394 admissões e 13.205 demissões.
L

Exclusivo: sete pessoas estavam no voo que caiu no Acre

Uma delas não resistiu e morreu em decorrência dos ferimentos. Outras três seguem em estado grave e já foram encaminhadas para Rio Branco.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Inscrições para Processo Seletivo de Instrutores do Idep encerram neste domingo

Podem se inscrever para as vagas previstas, desde que atendidos os critérios do Processo Seletivo de Bolsistas Instrutores
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa destina emenda no valor de R$ 310 mil para Projeto RECA em Nova Califórnia

Dra. Taíssa destina emenda no valor de R$ 310 mil para Projeto RECA em Nova Califórnia

Deputada enfatiza a importância de investir no desenvolvimento rural e na agricultura familiar.
L
Cláudia de Jesus consegue monitoramento do território Puruborá contra a contaminação por agrotóxicos

Cláudia de Jesus consegue monitoramento do território Puruborá contra a contaminação por agrotóxicos

Idaron deve adotar medidas em reação à mobilização liderada pela deputada.
L
Em comemoração ao Dia da Mulher, ocorreu no sábado, dia 16, a 2ª Roda de conversas sobre a fibromialgia

Em comemoração ao Dia da Mulher, ocorreu no sábado, dia 16, a 2ª Roda de conversas sobre a fibromialgia

Para a vereadora Juliana, o encontro tem objetivo de levar informações sobre a síndrome e de apresentar uma rede de apoio às pessoas
L

No interior, prefeito baixa lei cobrando taxas por uso de veículos e máquinas agrícolas

O mesmo ocorre com caminhão de carroceria e caminhão caçamba.
L

Sob relatoria de Bagattoli, PL que prevê reutilização de água de menor qualidade é aprovado em comissão

O dispositivo, se aprovado no plenário, altera a Política Nacional de Recursos Hídricos para vedar o uso de água de melhor qualidade em usos menos exigentes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º prende homem com mais de 100 kg de maconha na zona sul

URGENTE: Força Tática do 9º prende homem com mais de 100 kg de maconha na zona sul

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Polícia.
10
Carro atropela militar do Exército e motorista foge sem prestar socorro

Carro atropela militar do Exército e motorista foge sem prestar socorro

O militar seguia de moto pela Avenida Rio de Janeiro, quando um carro invadiu a preferencial e causou a colisão, depois o motorista fugiu sem prestar socorro a vítima.
14
Corolla blindado avança preferencial e causa grave acidente com duas vítimas

Corolla blindado avança preferencial e causa grave acidente com duas vítimas

O motorista do Corolla teria avançado a preferencial pela Rua José Camacho, fazendo os dois homens que estavam na moto, bater em cheio no veículo.
12
URGENTE: Ônibus cai em igarapé com vários passageiros na BR-319

ATUALIZADA: Ônibus cai em igarapé com vários passageiros na BR-319

De acordo com a PRF, o coletivo transportava cerca de 20 passageiros que saíram de Humaitá com destino a Porto Velho.
12

SEPARAÇÃO: Policial Civil invade casa, ameaça matar ex-mulher e promete suicídio

O caso aconteceu no domingo (17), no bairro Caladinho, zona sul da capital.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CENTRO DE RETINA E VITREO DE RONDÔNIA – EIRELI

Licença Ambiental de Operação N° 243 SOL/DLA
L
Agenda News: 1º Gastro Peixe, uma celebração da culinária amazônica

Agenda News: 1º Gastro Peixe, uma celebração da culinária amazônica

Descubra os sabores do Tambaqui na Vila Calderita com pratos tradicionais e inovações gastronômicas.
L
Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Os números do 4º Levantamento da Safra 2023/2024 de Cana-de-Açúcar em todo o país serão divulgados no dia 18 de abril.
L
Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável

Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável

Além dos consumidores, quem agradece a volta do leite de saquinho é o planeta.
L
Prefeitura de recebe técnicos do TCE; reunião contou com a participação de secretários, assessores e equipe jurídica da Prefeitura

Prefeitura de recebe técnicos do TCE; reunião contou com a participação de secretários, assessores e equipe jurídica da Prefeitura

Também integraram a comitiva do TCE, os técnicos, Moisés Rodrigues Lopes, Aparecida de Oliveira, Oscar Carlos e Antônio Robespierre.
L
IA faz descoberta revolucionária que pode curar o câncer de próstata

IA faz descoberta revolucionária que pode curar o câncer de próstata

Para Naomi Elster, diretora de pesquisa da Prostate Cancer Research, o resultado indica uma nova forma de combater o câncer.
L
Risco de fome catastrófica sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

Risco de fome catastrófica sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

Em termos percentuais, 50% dos habitantes da região estão em risco.
L
Fim do verão terá fortes chuvas em diversas regiões do país

Inmet prevê pancadas de chuvas em Rondônia entre os dias 18 e 25 de março

Inmet prevê volumes maiores que 90 mm para esta semana.
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Emoções e Conflitos em Renascer

Relações Complexas e Novas Paixões Despertam na Rotina dos Personagens
L
Ocidente reprova vitória esmagadora de Putin nas eleições

Ocidente reprova vitória esmagadora de Putin nas eleições

Kremlin diz que russos estão unidos em torno do presidente
L