QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

A guerreira Brasiviana – Por Marquelino Santana

Com resistência e empoderamento, a mulher seringueira enfrentou a estúrdia e à execração humana, sem jamais se render ao labéu da desonra. Viva a guerreira brasiviana!

Publicado em 

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

Na primeira década do ano 2000, logo após o advento do governo boliviano Evista, aconteceu a mais repugnante e xenófoba ação de atrocidade humana, cometida contra as populações tradicionais do rio Mamu no Departamento de Pando.

A expulsão das famílias ribeirinhas brasileiras ou brasivianas do rio Mamu por grupos milicianos fortemente armados que se intitulavam zafreros ou campesinos, foi na verdade uma ardilosa insídia institucional do país vizinho que argumentava na época, a ilegalidade de que nenhuma família estrangeira poderia residir na franja de 50 km de sua fronteira, conforme reza a constituição boliviana.

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

As ações foram comandadas por grupos paramilitares bolivianos sob o efeito de uma cortina de silêncio do próprio Instituto Nacional de Reforma Agrária – INRA, enquanto o principal líder nacionalista que se dizia defensor das populações originárias e das classes subalternas daquele país, silenciou-se diante das truculências cometidas em desfavor das populações tradicionais seringueiras do Noroeste pandino boliviano, na fronteira com a Região da Ponta do Abunã no Estado de Rondônia.

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

Essas populações tradicionais são consideradas brasivianas porque nasceram na Bolívia, mas pelo fato dessas famílias terem sido registradas no Brasil, um registro de nascimento prevaleceu mais do que a história social e cultural dos remanescentes dos dois grandes ciclos da borracha na Amazônia Sul Ocidental brasileiro – boliviana. Muitas famílias tinham dupla nacionalidade, mas foram expulsas, e muitas mulheres bolivianas por serem casadas com os brasivianos, também não foram poupadas e tiveram o mesmo destino que as demais: refugiar-se no Brasil à procura dos seus direitos humanos internacionais.

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

Anteriormente nesta coluna escrevi sobre “A flor do Mamu”, onde narrei sobre as famílias que ficaram reféns na comunidade Puerto Bolivar durante um período de mais de três dias, e quando enfim, os milicianos resolveram liberar uma das famílias que estava com uma criança ardendo de febre e sofrendo de malária, o batelão tomou rumo ao Brasil, mas infelizmente a flor do Mamu não resistiu.

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

Na mesma situação uma mulher tomou uma decisão diferente e resolveu agir em busca da liberdade e denunciar no Brasil a situação beligerante. A guerreira brasiviana do rio Mamu também estava refém na comunidade Puerto Bolívar e temendo acontecer o pior, principalmente com a sua filha que possuía apenas sete meses de idade, ela decidiu fugir do cárcere a que estava submetida e escondeu-se na floresta, almejando uma forma de chegar até Extrema de Rondônia.

As embarcações estavam todas atracadas nas proximidades da Associação de castanheiros do Município de Santos Mercado, e durante a noite apenas as luzes dos candeeiros iluminavam os batelões onde as famílias brasivianas estavam alojadas. No escuro de uma madrugada fria, a ribeirinha resolve encarar os perigos da floresta e adentra sem medo num varadouro com a sua filha grudada nos braços, procurando um caminho que a levasse até o Brasil.

Ela deixa a comunidade de Puerto Bolívar que mais parecia um estado de belicosidade ou um território de degredo que privava os brasivianos de sua costumeira liberdade, e nos confins de uma fronteira em “pé de guerra” consegue afastar-se silenciosamente da conglomeração miliciana. 

A obstinada mulher guerreira ao tempo em que estava relegada e banida pela crueldade humana sentia-se seguramente protegida pelo espírito da floresta, pois enquanto percorria a mata noturna não havia escárnio nem embrutecimento de ninguém, apenas sentia uma concatenação de alteridade com a natureza.

Por entre árvores e rios não havia empáfia. A guerreira brasiviana e a filha estavam entrelaçadas de corpo e alma com a divindade cosmogônica que as iluminava e em nenhum momento esmaeceram ou extenuaram suas forças durante a longa caminhada.

Pertinaz e relutante na fuga, o operoso trajeto florestal rendeu-se à inteligência incomum da guerreira que herdou do avô, soldado da borracha e velho mateiro, a aguçada capacidade de nunca ter se perdido na mata. Não houve nenhum precipício que lhe tirasse o portento, nem nenhuma retaliação natural no caminho que ferisse a relevância de seus passos e a fizesse perder –se ao rumo de seu ontológico mapa mental brasiviano.

A mulher guerreira libertou-se do opróbrio, da infâmia e da injúria. Jamais deixaria que o seu rebento entrelaçado aos seus braços se submetesse ao nefasto mundo da dor da exclusão. A natureza ensina aos homens como lidar com a indolência, típico daqueles que se tornam obcecados e desvairados pela sagaz perseguição ao insaciável ato de “ter”. A brasiviana guerreira não se curvou nem se rendeu ao esdrúxulo e fútil incauto do odioso, ato crônico e repulsivo da apatia humana.

A ribeirinha mulher lutou incansavelmente contra uma afronta infame, diante de um falso patriotismo fronteiriço. A guerreira brasiviana não se curvou a estagnação fluvial de Puerto Bolívar, a guerreira mulher clamou aos espíritos da floresta a mais respeitosa proteção naquela mais árdua jornada.

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

A mátria florestal pandina boliviana, mais uma vez cuidou de duas filhas. Coube a natureza inefável durante quase uma semana, outorgar às suas filhas, a sua honraria e hombridade para que a natureza inebriante e encantadora fizesse com que a guerreira brasiviana e sua filha, finalmente chegassem em paz e com saúde ao Porto Extrema do rio Abunã no Brasil.

Exaurida, ela procurou ajuda ao Projeto Ética e Cidadania e denunciou o descalabro acontecido ao Consulado Brasileiro de Cobija. Com resistência e empoderamento, a mulher seringueira enfrentou a estúrdia e à execração humana, sem jamais se render ao labéu da desonra. Viva a guerreira brasiviana!

Marquelino Santana é doutor em geografia, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas – Gepcultura/Unir e pesquisador do grupo de pesquisa Percival Farquhar o maior empresário do Brasil: Territórios, Redes e Conflitos na Implantação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM-RO) e na Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (EFSPRG-PR/SC), da Universidade Estadual de Londrina e do grupo de pesquisa Geografia Política, Território, Poder e Conflito, também da Universidade Estadual de Londrina.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia terá 75 locais de aplicação de provas do Concurso Público Nacional

Prova será realizada no dia 5 de maio. Serão mais de 1.300 salas de aplicação no estado
L
FIERO destaca aprovação de PL que beneficia setor produtivo

FIERO destaca aprovação de PL que beneficia setor produtivo

O PL consta na Agenda Legislativa elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e entregue anualmente ao Congresso Nacional.
L
Sai ranking dos melhores hotéis do mundo e campeão é brasileiro

Sai ranking dos melhores hotéis do mundo e campeão é brasileiro

O ranking inclui 1,6 milhão de estabelecimentos anunciados no Tripadvisor.
L
Prorrogadas as inscrições para a turma 2024 do Mestrado Acadêmico em Administração da UNIR

Prorrogadas as inscrições para a turma 2024 do Mestrado Acadêmico em Administração da UNIR

O objetivo do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Administração é formar profissionais com competências.
L

Coluna social Marisa Linhares: Track & field cacoal

Na TRACK & FIELD famosa marca de franquia de moda fitness, roupas de academia, corrida, calça leggings, tops, shorts, tênis, e inúmeros acessórios em Cacoal/RO
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Comunidade News entrevista: Vagner Martins

Programa Comunidade News entrevista: Vagner Martins

Sob a condução de Carlos Oliveira, a conversa promete ser esclarecedora e cheia de informações valiosas.
L

RONDÔNIA: Quente, com chuvas pontuais que podem ser fortes

Porto Velho com chuvas isoladas.
L
WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

94% dos casos da doença foram registrados na África
L

Escuridão Urbana: O Impacto dos furtos de fiação em Porto Velho

De parques revitalizados a praças públicas, a capital rondoniense enfrenta uma onda de criminalidade que compromete sua infraestrutura e segurança, gerando prejuízos significativos aos cofres públicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Reunião tratou sobre fortalecer os direitos dos trabalhadores e agenda de economia solidária
L
Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Parlamentar abordou sobre a infraestrutura e segurança pública.
L
Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas
L
Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
L
Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Duas pessoas foram presas em flagrante com mais de 120kg de “skunk”
10
Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14

Confira: Homem é preso com moto roubada e arma na zona leste

O suspeito confessou ter feito o roubo do veículo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária é discutida em oficina do ABC+ Rondônia

Redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária é discutida em oficina do ABC+ Rondônia

O ponto essencial, é manter a coesão do grupo para fortalecer o plano de ação.
L
MPRO abre oportunidade pra membros de outras unidades do Ministério Público brasileiro participarem do projeto MP Itinerante

MPRO abre oportunidade pra membros de outras unidades do Ministério Público brasileiro participarem do projeto MP Itinerante

Por meio do intercâmbio, membros de outros estados poderão participar do Projeto MP Itinerante, na condição de observadores, para fins de conhecimento do projeto.
L
Encontro de Educadores de Trânsito debate segurança viária e lança Campanha Maio Amarelo 2024

A diretora da EPTran ressaltou ainda que, serão propiciados diálogos sobre os temas apresentados.

A diretora da EPTran ressaltou ainda que, serão propiciados diálogos sobre os temas apresentados.
L
Estratégia de Governo Digital aperfeiçoa oferta de serviços dinâmicos ao atendimento da população

Estratégia de Governo Digital aperfeiçoa oferta de serviços dinâmicos ao atendimento da população

Essa medida se faz necessária, por ter um impacto direto nos serviços oferecidos aos cidadãos, os quais são apoiados ou geridos pela Setic.
L
Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação antirrábica na zona rural de Porto Velho

Ação acontece até o dia 29 de abril na Vila da Cachoeira do Teotônio, Assentamento Santa Rita, Linha do Táxi, Morrinhos e outras localidades
L
Prefeitura divulga calendário anual para aplicação de recursos para a cultura da capital

Prefeitura divulga calendário anual para aplicação de recursos para a cultura da capital

Calendário contém informações e previsões para ações de agentes culturais do município
L
Capoeira transforma vidas de crianças e jovens do programa Talentos do Futuro

Capoeira transforma vidas de crianças e jovens do programa Talentos do Futuro

As aulas gratuitas acontecem em dois polos em Porto Velho
L
Prefeitura realiza recuperação de bueiro na Linha 31 de Março

Prefeitura realiza recuperação de bueiro na Linha 31 de Março

Serviço garante escoamento de produção das comunidades da região
L
Município realiza plantio de novas mudas ao longo da avenida Lauro Sodré

Município realiza plantio de novas mudas ao longo da avenida Lauro Sodré

Própria para a área, a espécie que está sendo plantada é o ipê-mirim
L
Prefeitura divulga lista de homologação para prestação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura divulga lista de homologação para prestação de serviços voluntários na Semusb

Termo de adesão tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período
L