News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021

Livre

VOCÊ SABIA? Asma, depressão e genética podem contribuir para aborto espontâneo

Estudo que analisou os dados clínicos de 420 mil mulheres associa mutações na placenta e condições como a asma e depressão a um risco mais elevado de perder o bebé.
Quinta-Feira, 26 de Novembro de 2020 - 17:40

O aborto espontâneo é uma ocorrência que afeta aproximadamente 15% das mulheres. Contudo, os fatores genéticos e ambientais que provocam a interrupção natural da gravidez ainda não são plenamente compreendidos pela comunidade médica e científica, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

Estima-se, aliás, de acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade de Tartu, na Estónia, que até dois terços das causas de abortos espontâneos não são de todo identificadas.

A pesquisa que analisou informações genéticas de 420 mil mulheres de todo o mundo, indica que o aborto pode ser incitado por alterações genéticas ligadas à biologia da placenta.

Adicionalmente, o estudo estoniano salienta a existência de fatores de risco como asma, depressão e síndrome do intestino irritável.

A principal autora do artigo, Triin Laisk, afirma que é necessária a realização de mais pesquisas que incidam sobre os genes dos progenitores e dos fetos, de modo a entender com mais exatidão as causas por trás dessas interrupções de gravidez involuntárias.

"No futuro, poderemos saber mais sobre a biologia por trás de uma gravidez bem-sucedida e sobre o impacto a longo prazo do aborto espontâneo na saúde geral", refere Laisk.

O estudo foi publicado na revista científica Nature Communications.

Fonte - 010 - noticiasaominuto