SEXTA-FEIRA, 26/04/2024

Fecharam-se as urnas? Nada disso, porque na semana que vem, começa uma nova campanha de dois anos

PERGUNTINHA: Você, que ama o esporte, também sentiu muito a morte de Diego Maradona ou não tinha por esse gênio dentro dos gramados e problemático fora deles, o mesmo amor que o povo argentino tinha?

Publicado em 

Fecharam-se as urnas? Nada disso, porque na semana que vem, começa uma nova campanha de dois anos - News Rondônia

Fecharam-se as urnas? Nada disso, porque na semana que vem, começa uma nova campanha de dois anos - News Rondônia

 

Talvez não comece já na segunda, nem na terça. Mas em poucos dias, tão logo fechem as urnas do segundo turno da eleição para Prefeitos de 52 entre as maiores cidades do país, se dará o pontapé inicial para a sucessão estadual e a presidencial. Preparemo-nos, pois, para fazer o que estamos nos tornando especialistas: discutir política, brigar por ideologias, algumas muito estranhas aos interesses maiores da Nação; batermos boca pelas redes sociais, ora defendendo um, ora defendendo outro nome, sigla ou viés ideológico. Por dois anos seguidos. Enquanto como país regredimos, como povo estamos cada vez mais divididos (e sabemos muito bem quem precisa nos dividir e jogar uns contra os outros para governar!) os grupos que nos guiam, que têm o poder, que decidem o que é melhor para nós, em nome de uma discutível democracia que paralisa o Brasil a cada dupla de anos, terminando uma eleição e começando outra, só querem mesmo que vivamos em função do interesse deles. Não dos nossos. Ao invés de trabalharmos duro; ao invés de enfrentarmos a pandemia juntos, com objetivos comuns; ao invés de termos como alvo central os grandes interesses do nosso Estado e do nosso país, ambos tão necessitados de nós, vamos é bater boca, nos dividir, nos ofender, porque daqui  para a frente e até outubro de 2022, só viveremos em função de esculhambar com quem está no poder ou defendê-los, eventualmente, ou, ainda, apresentar os novos  salvadores da Pátria, aqueles que elegeremos para nos salvar de todos os males. Ao menos até a próxima eleição, que começará poucos dias depois do fechamento das urnas, em 22.

Fecharam-se as urnas? Nada disso, porque na semana que vem, começa uma nova campanha de dois anos - News Rondônia

 

Que se prepare o governador Marcos Rocha! Ele voou em céu de brigadeiro nos primeiros dois anos da sua administração, enquanto a discussão se concentrava na disputa municipal, cuja campanha durou 24 meses e não só o curto período pré urnas. Agora, o único foco no Estado será a sucessão. Como virtual candidato à reeleição, Rocha se tornará alvo de todos os que querem sua cadeira, não importa se faça um bom governo ou não. E ele, claro, governará de olho nas urnas. Em todos os níveis, seja qual for a cor partidária, os políticos, no geral, pensam menos no futuro do povo, mas jamais esquecem que logo ali tem uma nova eleição, não importa o lado, a filosofia, a ideologia partidária, os projetos. O pau vai cantar também em cima de Jair Bolsonaro, embora ele seja um caso diferente. Não precisa se preparar para nada, porque está abaixo do cacete de grupos poderosos, que foram alijados do poder e de uma oposição ferrenha, desde o dia em que venceu a eleição para Presidente. Eleição geral de cinco em cinco anos, para que o país possa viver, respirar e produzir, sem o fantasma da próxima disputa nas urnas, nem pensar! Porque a corrida eleitoral de 2022 passa a ser, a partir de agora, o maior, o mais incrível, o mais estrondoso, o único grande tema nacional, O resto? Ah, o resto que espere a próxima eleição!

 

PELO MENOS CINCO NOMES JÁ SONHAM COM O GOVERNO

 

Como termina uma eleição e começa outra, já se pode especular ao menos alguns dos nomes que podem entrar na disputa pelo governo do Estado. A campanha começa em alguns dias e não para mais, porque é assim que vivemos. Um nome certo é, claro, é o do atual Governador. Marcos Rocha está trabalhando duro, mostrando resultados e quer sim um segundo mandato. Outro personagem quentíssimo, que sem dúvida sonha com a cadeira de primeiro mandatário rondoniense, é o jovem senador Marcos Rogério. Ele alinhavou apoios, inclusive entre prefeitos que foram eleitos e também com Hildon Chaves, que pode ser reeleito em Porto Velho. O empresário vilhense Jaime Bagatoli também está de olho no Palácio Rio Madeira/CPA. Ele e seu grupo só pensam nisso. Um quarto pretendente, que pode tentar mais uma vez, é o ex senador Expedito Júnior. Há ainda um quinto personagem: Daniel Pereira, que sentiu o gosto do poder como governante durante oito meses, também tem como meta central a volta à cadeira que ele sentou e gostou muito. Essa relação é apenas um começo, logicamente, por enquanto. Vem muito mais gente por aí… 

 

SÓ SE APARECER UMA BOMBA PARA MUDAR A ELEIÇÃO

 

A pouco mais de três dias para a eleição do domingo, não há sinais de alguma mudança no quadro da sucessão em Porto Velho. Aliás, no país inteiro, os prefeitos que venceram no primeiro turno, tal qual Hildon Chaves, estão à frente também para a  disputa definitiva deste dia 29. A exceção é São Paulo, onde a população paulistana, em devaneio coletivo, pode colocar no comando da sua Prefeitura uma excrescência política, representante do que de pior tem a sociedade brasileira, chamada Guilherme Boulos. Na Capital dos rondonienses, a candidata Cristiane Lopes tem batalhado, tem feito o que pode, na tentativa de mudar o quadro que, nas pesquisas consideradas sérias, a tem colocado distante de Hildon. O atual prefeito está fazendo uma campanha firme, bem organizada, com mídia de qualidade. Cristiane e sua equipe tentam responder à altura e, em alguns momentos, até o conseguem. Mas, ao menos até agora, não é visível que ela tenha conseguido tocar corações e mentes do eleitorado, ao ponto de mudar o quadro atual. A menos que surja algo muito novo e bombástico, nas pouco mais de 72 horas que faltam para o pleito, a favor de Cristiane, Hildon deve levar o segundo mandato. 

 

PANDEMIA: UMA TERÇA QUE VEIO NOS APAVORAR AINDA MAIS

 

A terça-feira mostrou que a segunda onda do coronavírus veio para causar ainda mais pânico na população, já apavorada com o vírus, que tem contaminado milhares de pessoas, em todo o Estado e, pior de tudo, vem para matar muito mais gente. Depois de vários dias em que os números de atingidos pela doença e de óbitos voltaram a crescer, a terça apontou para nada menos do que 574 novos casos e, muito mais triste, sete mortes, duas delas na Capital e as demais no interior. O Boletim 250, divulgado pela Secretaria da Saúde, apontou ainda outro dado extremamente preocupante:  258 pacientes internados, nas quatro redes de saúde e uma ocupação crescente dos leitos de UTI. Os números da quarta-feira foram menores, mas nem por isso animadores: 281 contaminados e outras cinco mortes. Com isso já somamos 78.470 pessoas infectadas com o vírus e 1.534 mortes. O único dado positivo nessa pandemia é o número de recuperados: 69.325 rondonienses. Portanto, vamos manter todos os cuidados, porque a pandemia está longe de terminar.

 

SÓ TRÊS OPTARAM POR APOIO NO SEGUNDO TURNO

 

A maioria dos candidatos derrotados na eleição do primeiro turno, em Porto Velho, preferiu ficar em cima do muro e não declarar apoio a nenhum dos dois finalistas da disputa. Por enquanto, oficialmente, apenas três dos 13 que ficaram pelo caminho, se definiram. O advogado e professor Vinicius Miguel e o ex comandante da PM, coronel Ronaldo, estão apoiando Hildon Chaves. Eyder Brasil, do PSL, fica ao lado de Cristiane Lopes. O MDB emitiu nota em que liberou seus partidários a irem para o lado que acharem melhor. Williames Pimentel, ao menos até ontem, não tinha anunciado seu posicionamento. Lindomar Garçon, que até pouco antes da eleição foi secretário de Hildon, também não se pronunciou sobre se dará ou não apoio ao seu ex parceiro. Breno Mendes também anunciou estar isento em relação à disputa final. Os candidatos de esquerda (Ramon Cujuí, do PT; Pimenta de Rondônia, do PSL e Geneci Gonçaves, do PSTU), obviamente estão distantes de apoio a qualquer um dos dois candidatos do segundo turno. Os demais também não se pronunciaram, ao menos publicamente. 

 

FAKES E ATAQUES A VINICIUS: JUSTIÇA DESCOBRE A FONTE

 

Vai dar um grande rolo, mais cedo ou mais tarde. Investigação feita a pedido da Justiça, detectou que parte das Fake News contra o candidato Vinicius Miguel, no primeiro turno da eleição municipal de Porto Velho, saíram da internet de uma conhecida empresa local. Vinicius foi atacado com ofensas, incluindo questões que envolvem sua honra pessoal. Uma parte de onde surgiram as Fakes está esclarecida. A outra (de panfletos apócrifos, distribuídos nas ruas), ainda está sob investigação. Mas na primeira parte da investigação, conforme levantou o Judiciário, um dos perfis falsos saiu de IP que pertence à TV Alamanda, filial do SBT de Rondônia. Segundo foi constatado, a internet da emissora teria sido usada para desencadear parte das postagens contra Vinícius Miguel. A veiculação teria sido feita onde havia links para o YouTube, contendo reportagens elaboradas pela afiliada do SBT em Rondônia. Vinicius Miguel ainda está analisando que medidas irá tomar e o SBT daqui, ao menos até ontem, não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto.   

 

PREFEITOS SAEM DA CADEIA PARA A PRISÃO DOMICILIAR

 

Sessenta dias depois, o Tribunal de Justiça de Rondônia, através de decisão do desembargador Roosevelt Queiróz, mandou soltar os quatro prefeitos presos recebendo propina. Eles deixaram a cadeia e vão cumprir prisão domiciliar. Gislaine Lebrinha, de São Francisco do Guaporé; Glaucione Rodrigues, de Cacoal; Marcito Pinto, de Ji-Paraná e Luizão do Trento, de Rolim de Moura, foram pegos em flagrante, com gravações feitas por um empresário, recebendo propina em dinheiro. O marido de Glaucione, o ex deputado Daniel Nery, também preso, já fora solto anteriormente, por problemas graves de saúde. Outro envolvido no caso, o deputado José Lebrão, ainda será julgado por seus colegas da Assembleia Legislativa e não foi preso por ter foro privilegiado. A Justiça considerou que as denúncias já foram feitas e que os réus não têm mais como influenciar nas investigações. Os quatro continuam respondendo pelos crimes de que são acusados e terão que cumprir várias regras, na prisão domiciliar.  

 

VERGONHA: UMA AÇÃO ABSURDA, DE 200 MILHÕES DE REAIS

 

Dá nojo, para não dizer outra expressão mais dura, a atuação da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul que, de forma oportunista, está pedindo uma indenização de 200 milhões de reais para o Carrefour. A ação é por causa do espancamento e assassinato de um ciente do supermercado, na Capital gaúcha. Os membros da Defensoria, certamente não agiram como agiriam profissionais que realmente querem ver a verdadeira Justiça sendo imposta. Além disso, à revelia das investigações policiais, que nada detectaram nesse sentido, os Procuradores alegam que "o episódio que ocorreu no Carrefour é uma conjunção dos racismos, que habitam a sociedade brasileira. Ninguém soca a cabeça de um ser humano daquela forma, sem odiar a pele negra". Essa asneira foi dita pelo defensor André Régis de Melo, do Núcleo de Defesa Criminal da DPE. De onde ele tirou essa conclusão doentia e absurda? Das investigações obviamente não foi, porque a delegada responsável pelo caso desmentiu uma dezena de vezes que o caso tenha qualquer coisa a ver com a cor da pele da vítima. Uma vergonha! 

 

PERGUNTINHA

 

Você, que ama o esporte, também sentiu muito a morte de Diego Maradona ou não tinha por esse gênio dentro dos gramados e problemático fora deles,  o mesmo amor que o povo argentino tinha?  

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura divulga lista com convocados para o cadastro reserva na prestação de serviço voluntário

Prefeitura divulga lista com convocados para o cadastro reserva na prestação de serviço voluntário

Os candidatos selecionados devem comparecer à Semad na próxima segunda-feira (29).
L

Inovação e Empreendedorismo na Amazônia: O Impacto da Diversidade no Negócio

No PodCast Resenhas de Negócios Amazônicos, Aldo Melo explora a trajetória e as visões de Mori Alexandre e Victor Hugo da MVPlay
L
Espetáculo “Bizarrus” reestreia após 7 anos e evidencia o trabalho de ressocialização através da arte

Espetáculo “Bizarrus” reestreia após 7 anos e evidencia o trabalho de ressocialização através da arte

Governo de Rondônia tem realizado ações destinadas ao processo da ressocialização.
L
Para fortalecer combate ao crime e ressocialização, Rondônia inaugura primeira Central Integrada de Alternativas Penais

Para fortalecer combate ao crime e ressocialização, Rondônia inaugura primeira Central Integrada de Alternativas Penais

A Central Integrada de Alternativas Penais de Rondônia está localizada na Rua Paulo Leal, n° 332 – Centro, antigo prédio do Sine.
L
Programa fomenta realização de curso para formação e qualificação de recursos humanos em saúde

Programa fomenta realização de curso para formação e qualificação de recursos humanos em saúde

O encontro tem por finalidade agregar as diferentes áreas multidisciplinares e transversais de atuação no campo científico.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país

Mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país

Insegurança alimentar ainda afeta 4,1% da população
L

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado. São as facções que decidem quem vive e quem morre!

Num mundo onde as facções dominam os presídios e de dentro deles comandam o crime aqui fora, a situação piora cada vez mais, principalmente agora, quando leis que protegem bandidos dão a elas a certeza de que não serão combatidas até serem extintos e que muitas das suas ações jamais receberão a punição que mereceriam.
L
Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

Cashback beneficiará famílias de baixa renda ou de programas sociais
L
Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Reforma tributária propõe 14 alimentos com alíquota reduzida em 60%
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Vagas de Emprego

Atração de Talentos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho

Desta vez, a vaga é para Motorista Entregador em tempo integral, com um salário de R$ 2.000,00 a cada quinze dias.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L

Deputada Federal Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Avanços na viabilidade técnica fortalecem esforços pela revitalização dessa estrada vital para a região norte do Brasil
L
TÁ PAGO: Cláudia de Jesus repassa emenda parlamentar para educação de Urupá

TÁ PAGO: Cláudia de Jesus repassa emenda parlamentar para educação de Urupá

O valor de R$ 50 mil será usado para comprar cadeiras para auditório de uma escola.
L

Deputado Ribeiro do Sinpol homenageia profissionais da Contabilidade em sessão solene

Formado em administração, o parlamentar enalteceu os profissionais que se dedicam na esfera privada ou pública.
L
Vereador Márcio Pacele propõe Moção de Aplauso aos servidores da Semesc

Vereador Márcio Pacele propõe Moção de Aplauso aos servidores da Semesc

Reconhecimento pelos esforços na Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é detido em Rolim de Moura com produtos de procedência duvidosa

Homem é detido em Rolim de Moura com produtos de procedência duvidosa

Os objetos apreendidos incluíam uma balança de precisão, comumente utilizada para pesar drogas e facilitar sua comercialização.
12
Pai e filho são condenados por tentar matar comerciante com golpes de espada em Vilhena

Pai e filho são condenados por tentar matar comerciante com golpes de espada em Vilhena

Segundo a Polícia Militar, o crime foi planejado porque a vítima cobrou uma dívida de R$ 100 de um dos réus.
10
Em Porto Velho, PRF identifica transporte irregular de madeira

Em Porto Velho, PRF identifica transporte irregular de madeira

A carga estava sendo transportada de modo contrário à legislação vigente
10
Grave acidente deixa uma vitima fatal e outras duas feridas em Theobroma

Grave acidente deixa uma vítima fatal e outras duas feridas em Theobroma

Um dos motociclistas, ainda não identificado, estaria em alta velocidade e perdeu o controle de sua moto, invadindo a pista contrária e resultando em um impacto violento.
18
Piloto que fez pouso forçado em RO não tem permissão para conduzir aeronave, diz polícia

Piloto que fez pouso forçado em RO não tem permissão para conduzir aeronave, diz polícia

O pouso aconteceu na tarde da quarta-feira (24), entre Ouro Preto do Oeste (RO) e Vale do Paraíso (RO). O avião foi encontrado pelos bombeiros em meio a uma linha rural.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA NONA (9ª) ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO RESIDENCIAL VERANA PORTO VELHO –

. Encerramento da Assembleia e das votações: 22h30 (horário local)
L
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Revelações na Família É Tudo

Conflitos, Conspirações e Momentos de Decisão
L
É NESTE DOMINGO! Quase tudo pronto para o torneio do trabalhador em Jaru

É NESTE DOMINGO! Quase tudo pronto para o torneio do trabalhador em Jaru

Já está quase tudo pronto para a 33ª edição do tradicional torneio do trabalhador de Jaru.
L
Vagas de Emprego

PB Serviços busca Mecânico de Automóveis para integrar equipe em Porto Velho

A oportunidade oferece um ambiente dinâmico e desafiador para profissionais apaixonados por veículos que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida com a qualidade do serviço.
L
Vaga de Empregos

PB Serviços abre vagas para Polidor de Veículos em Porto Velho

Com o objetivo de expandir sua equipe e atender à crescente demanda, a empresa busca profissionais qualificados e dedicados para integrarem seu time em Porto Velho.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Rhesultados Consultoria oferece vaga para Empregada Doméstica em Porto Velho

Esta é uma chance única para profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho na cidade de Porto Velho.
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Mistérios e Reviravoltas em No Rancho Fundo

Amores, Ameaças e Conflitos na Pequena Cidade
L
Vagas de Emprego

Vivenda do Camarão abre vaga para Auxiliar de Cozinha em Porto Velho

Esta é uma chance única para aqueles que desejam integrar uma equipe dinâmica e contribuir para a qualidade dos serviços prestados pela empresa.
L
Vagas de Emprego

SEPCO1 Construções do Brasil LTDA busca Médico do Trabalho em Porto Velho

A vaga oferece meio período de trabalho e uma série de benefícios, representando uma excelente oportunidade para profissionais qualificados que desejam fazer parte de uma equipe dedicada.
L
Da terra à Mesa: caminhos para uma agricultura familiar sustentável na Amazônia

Da terra à Mesa: caminhos para uma agricultura familiar sustentável na Amazônia

Para a beneficiária Leni Batista, a implantação do sistema na propriedade de Erika abriu novos horizontes sobre quais culturas podem ser plantadas na área.
L