News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020

Livre

DIA DA BANDEIRA - Governo de Rondônia celebra os 131 anos da Bandeira do Brasil e inaugura busto de Marechal Rondon

Criada no dia 19 de novembro de 1886, a bandeira nacional evoca ideais, aspirações e crenças de herança duradoura da história brasileira.
Sexta-Feira, 20 de Novembro de 2020 - 10:48

Reconhecida como maior objeto de simbolismo pátrio, o Governo de Rondônia, em parceria com a 17ª Brigada de Infantaria e Selva, comemorou no final da manhã desta quinta-feira, 19, os 131 anos da Bandeira do Brasil na escadaria do Palácio Rio Madeira. O evento reuniu militares, servidores, secretários, superintendentes e a imprensa local.

A solenidade contou com o hasteamento das três bandeiras – Nacional, Estadual e Municipal. A Bandeira do Brasil foi hasteada pelo governador, coronel Marcos Rocha; a do Estado de Rondônia pelo comandante da 17ª Brigada de infantaria de Selva, general de brigada Luciano Batista de Lima; e a do município de Porto Velho pelo Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel José Hélio Cysneiros Pachá, acompanhados pelo hino nacional e da bandeira do Brasil.

Criada no dia 19 de novembro de 1886, a bandeira nacional evoca ideais, aspirações e crenças de herança duradoura da história brasileira. “Bandeira idolatrada, altiva a tremular, onde a liberdade é mais uma estrela a brilhar”, conforme é descrito no ato inicial do evento, reafirma a independência de um povo sonhador que apresenta em seu lema nacional um propósito pacificador de ‘Ordem e Progresso’.

Com destaque no patriotismo, o evento solene reuniu 65 militares que representaram o Exército Brasileiro, a Ala 6 da Aeronáutica, a Capitania Fluvial de Porto Velho, a Polícia Militar de Rondônia e o Corpo de Bombeiros Militar. Ainda na ocasião, foi realizada a mais alta condecoração oficial de Rondônia, a Insígnia da Ordem do Mérito Marechal Rondon, ao comandante da 17ª Brigada de infantaria de Selva, general Luciano Batista de Lima pelo empenho no desenvolvimento de Rondônia.

Animado com a condecoração, o general Lima fala com emoção que hoje é um dia muito especial, sobretudo por ser o Dia da Bandeira do Brasil, e agradece pelo reconhecimento. Ainda no uso das palavras, demonstra agradecimento aos servidores, em especial aos militares que atuaram no combate da Covid-19 a fim de reduzir os efeitos da pandemia.

A medalha traz em seu desenho o Marechal Rondon e o símbolo da Brigada da qual o general Lima comanda, Brigada Príncipe da Beira, que faz parte da história do Estado.

Com a voz embargada, o general anuncia que essa é a última cerimônia cívica que participa e aproveitou a oportunidade para se despedir.

“Agradeço ao povo de Rondônia que me tratou com muita dignidade, amizade e amor e estarei sempre com aquela estrela, que se destaca na bandeira do Brasil, por ser um dos mais jovens e mais pujante Estado. Aquela estrela mora no meu coração”, finalizou, com um bravo grito de selva.

Emocionado, governador coronel Marcos Rocha, proferiu discurso ao condecorado general sobre o sentimento de honra e alegria por tê-lo como amigo, apoiador e parceiro de trabalho e pela sua contribuição ao desenvolvimento do Estado. “Lembre-se general, por onde passar você vai levar esse sangue de Rondônia. Nunca se esqueça que esse Estado é seu também. Mais um vez, agradeço por todo trabalho efetuado, você é um grande homem”, salienta.

Na ocasião, foi inaugurado o busto do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações, e expedicionário que deu origem ao nome do Estado, doado pelo Exército Brasileiro.

A inauguração  do busto do Marechal Rondon estava prevista para ocorrer em maio, mas, em virtude da pandemia, foi inaugurado na solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira

No final do evento, o governador deixou uma mensagem comovente a todos os rondonienses, em destaque a bandeira do Brasil, da qual depositou doses de fé a todos os presentes. “Em meio as dores de uma pandemia e uma vontade imensa de vencê-la, eis que o manto verde, amarelo, azul e branco sagrado nos dá esperança neste 19 de novembro de 2020. Aconteça o que acontecer, a paz não findará entre aqueles que olham para o alto da nossa bandeira hasteada, revelando a história, o fulgor e a glória desta nação”, conclui emocionado o governador, coronel Marcos Rocha.

A execução do Hino Céus de Rondônia encerrou a solenidade. A cerimônia contou com a presença da primeira dama e titular da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, e demais autoridades civis e militares.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO
Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.