News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020

Livre

Dia da Bandeira Nacional é celebrado pelo Governo de Rondônia

Aconteça o que acontecer, a paz não findará entre aqueles que olham para o alto de nossa Bandeira hasteada, revelando a história, o fulgor e a glória desta Nação.
Quinta-Feira, 19 de Novembro de 2020 - 10:22

Rondonienses, uma vez mais comemoramos o Dia da Bandeira Nacional, abençoada e adorada em nosso coração. Em meio às dores de uma pandemia e à vontade imensa de vencê-la, eis que o manto verde, amarelo, azul e branco sagrado, nos dá esperança neste 19 de novembro de 2020.

Aconteça o que acontecer, a paz não findará entre aqueles que olham para o alto de nossa Bandeira hasteada, revelando a história, o fulgor e a glória desta Nação.

Aqui em Rondônia também sentimos que o Pavilhão Nacional nos faz convictos a render graças à diversidade que ele representa diante do clamor desta Nação.

Ergamos nossas cabeças e elevemos o pensamento para a História Universal, na qual aprendemos que as bandeiras que identificam as nações têm um significado profundo para os povos.

Desperta em nós todos fortes sentimentos o ato de hastearmos solenemente a nossa Bandeira, hoje, na praça palaciana em Porto Velho, ouvindo o Hino Nacional Brasileiro.

A exemplo de outras nações, a nossa Bandeira foi criada em momentos históricos, e o nosso momento mobilizou a sociedade em torno de um grande objetivo político: a Proclamação da República, fato lembrado quatro dias atrás.

Quando estudamos a independência política, a mudança de regime e o simbolismo pleno de significados entendemos o real valor da Bandeira Nacional e de suas estrelas.

A estrela está presente nas bandeiras de diversos países, e também na nossa.

Notamos que a Estrela de Davi identifica Israel; no Brasil, as estrelas representam os estados e o Distrito Federal.

Desde o Descobrimento, o nosso País teve 12 bandeiras oficiais, porém, apenas três foram criadas depois de nossa Independência. Esta Bandeira atual foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, e hasteada às 12h de 19 de novembro de 1889.

Foi nessa data que começamos a celebrar o Dia da Bandeira.

Nossa Bandeira seguiu parcialmente o modelo da Bandeira Imperial, substituindo o símbolo da Coroa pela esfera azul-celeste na qual está contida a frase “Ordem e Progresso”.

Esse lema está inscrito em letras verdes na zona branca, e foi assim resumido por Miguel Lemos ao citar o filósofo francês Augusto Comte: “O Amor por Princípio, a Ordem por Base e o Progresso por Fim”.

As 27 estrelas brancas representam cada um dos estados e o Distrito Federal. Em sua versão original, a disposição dessas estrelas na Bandeira representava o céu do Rio de Janeiro exatamente às 20h30 do dia 15 de novembro de 1889.

Aí se vê na essência a beleza da história da Bandeira Nacional brasileira, e se compreende a razão de estarmos aqui irmanados nesta comemoração, 131 anos depois da Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca.

Salve, lindo pendão da esperança!

Salve, símbolo augusto da paz!

Tua nobre presença à lembrança

a grandeza da Pátria nos traz.

Viva a Bandeira!

 

CORONEL MARCOS ROCHA

Governador do Estado de Rondônia

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.