News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 01 de Dezembro de 2020

Livre

VIVEIRO DAS LETRAS - Biblioteca promove conteúdo digital para a população de Porto Velho

A Biblioteca ainda conta com palestras e apresentações culturais pelo seu canal You Tube Auditório Virtual Viveiro das Letras, além de suas redes sociais
Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020 - 10:47

Para atender a população que já estava enfrentando a fase inicial do distanciamento social ocasionada pela Covid-19, a Prefeitura de Porto Velho lançou o site da Biblioteca Viveiro das Letras em abril, para continuar incentivando a leitura à comunidade.

Desde então, a equipe da Viveiro das Letras desenvolveu várias ações online para inclusão social e incentivo a leitura. Um dos fatores mais desafiadores foi a adaptação dos servidores para as novas tecnologias que são essenciais para atender aos usuários.

Por isso foram realizados treinamentos, cursos de formação continuada e cursos de curta duração de capacitação tecnológica e mediação de leitura aos servidores da Viveiro das Letras. 50% destes servidores são do grupo de risco, que incluem servidores acima de 60 anos de idade.

Com a capacitação dos servidores foi capaz de atender a comunidade com maior eficiência no universo online, o que contribuiu para criação de produtos digitais na própria plataforma, tais como: produção de conteúdo (sarau, palestras, bate papos) no Auditório Virtual Viveiro das Letras, disseminação seletiva da informação pelas redes sociais, site, WhatsApp, Clube de Leitura Virtual em parceria com o curso de biblioteconomia da Unir, novas parcerias para ampliação da oferta de serviços de qualidade como a ONG Recode do Rio de Janeiro, capacitação continuada dos servidores promovida pela Semed, Pré Enen online, Espaço para pesquisa.

A Biblioteca Viveiro das Letras é pioneira em conteúdo digital em termos de biblioteca pública no município de Porto Velho. O Site é a vitrine da Biblioteca pela internet com o objetivo de que os usuários não se esqueçam deste espaço durante a fase da pandemia que a cidade de Porto Velho atravessa.

Recentemente a Viveiro das Letras fez uma parceria com a Recode do Rio de Janeiro para 31 cursos de tecnologia e mediação da leitura com certificados. Cursos totalmente gratuitos para a população. Os cursos online ofertados pela Viveiro das Letras em parceria com a Recode do Rio de Janeiro são cursos de tecnologia: introdução ao mundo digital, gestão de projetos e aplicativos de impacto, tecnologias exponenciais, hackeando seu futuro, internet das coisas, Internet Segura, Realidade Virtual, ProgramAção com App Inventor, Documentações de Parceria, Desvendando o Windows, Excel na real, Word na Prática, PowerPoint para Apresentações, Tecnologias para o Futuro, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Criando páginas na web com HTML, CSS e JavaScript.

E também são ofertados Cursos de Mediação de Leitura: Biblioteca como Agente de Transformação

Gestão Compartilhada para Bibliotecas, Gestão de Comunicação para Bibliotecas.

E sobre Novas Tecnologias: Leitura, mídias sociais e mundo, Contação de Histórias, Dinamização de Acervos, A biblioteca como espaço de leitura, Mediação de Leitura, Literatura Infantil e Juvenil, Práticas leitoras, Biblioterapia – A Dinâmica de uma Ação entre Biblioteca, Leitura Literária e Cuidado, O sentido da leitura e a leitura dos sentidos, Leitura e relações de trabalho, Certificado Mediador de Leitura.

A Biblioteca ainda conta com palestras e apresentações culturais pelo seu canal You Tube Auditório Virtual Viveiro das Letras, além de suas redes sociais que os usuários podem participar ao preencher o formulário de cadastro no próprio site.

Para acessar aos canais online da Biblioteca pelo link, encontre a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras pela internet:

INSTAGRAM DA BIBLIOTECA: @auditoriovirtualbvl

FACEBOOK: Biblioteca Viveiro das Letras

SITE DA VIVEIRO DAS LETRAS: bibliotecaviveirodasletras.page.link/br

Fonte - 010 - Comdecom

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.