News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 28 de Novembro de 2020

Livre

Eleições 2020: Conheça os planos de governo dos candidatos à prefeitura de Alta Floresta D’Oeste

Os planos de governo completos dos candidatos podem ser acessados no site do TSE: DivulgaCandContas
Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020 - 15:36

A campanha eleitoral de 2020 em Alta Floresta D'Oeste, Rondônia, tem quatro nomes que disputam o comando da prefeitura: Gio Damo (PODE), Paulo do Cartório (DC), Professor Ademar (PT) e Vantuil do Posto (PDT). O levantamento dos planos de governo foi feito no site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

O que traz mais propostas ao município é o candidato Gio Damo, com 127, distribuídas em 15 páginas. O segundo com mais propostas é o candidato Professor Ademar, com 99, em 12 páginas. O terceiro com o maior número de propostas é o candidato Paulo do Cartório, com 56, em seis páginas. Em seguida vem o candidato Vantuil do Posto, com 40 propostas em apenas três páginas. Os planos de governo completos dos candidatos podem ser acessados no site do TSE: DivulgaCandContas

Entre as propostas apresentadas pelos candidatos estão a realização de concurso público, a redução de cargos comissionados, incentivo à realização de cursos profissionalizantes, a busca de novas plantas industriais para o município, central de agendamento de consultas e exames e a compra de novas máquinas para a manutenção e conservação de estradas vicinais.

Para auxiliar o eleitor em sua decisão, segue abaixo o resumo das principais propostas de cada candidato e também acesso aos planos de governo completos.

Gio Damo (PODE)

Resumo: Gio Damo (PODE) se organiza em dez eixos de trabalho: Agricultura, Saúde, Educação, Administração, Gestão, Meio Ambiente, Turismo, Obras, Assistência Social e Esporte, Cultura e Lazer. Tendo como principais propostas para a saúde a garantia de melhorar o acesso da população a serviços de qualidade, com central de comunicação de confirmação digital, além do reaparelhamento do laboratório municipal e na área da agricultura, apoio aos feirantes municipais, fortalecimento das agroindústrias familiares e ampliação de parceria com a Embrapa.

(Veja o plano completo de Gio Damo aqui)

Paulo do Cartório (DC)

Resumo: Paulo do Cartório se organiza em oito eixos de trabalho: Saúde, Educação, Saneamento Básico, Assistência Social, Agricultura, Infraestrutura, Administração e Planejamento e Finanças. Tendo como principais prioridades realizar um trabalho integrado e participativo envolvendo as forças econômicas, políticas e sociais, realizando parcerias para sanar os problemas e promover o desenvolvimento do município e oferecer educação de qualidade possibilitando desenvolvimento profissional, humano e social.

(Veja o plano completo de Paulo do Cartório  aqui)

Professor Ademar (PT)

Resumo: Professor Ademar se organiza em sete eixos de trabalho: Saúde; Educação; Agricultura; Infraestrutura e Obras; Esporte, Cultura e Lazer; Assistência Social e Planejamento, Orçamento e Gestão. Com destaque para as propostas da Educação, com objetivo de garantir o egresso e a permanência de todas as crianças em idade escolar devidamente matriculadas e participando das aulas.

(Veja o plano completo de Professor Ademar aqui)

Vantuil do Posto (PDT)

Resumo: Vantuil do Posto (PDT) se organiza em nove eixos de trabalho: Educação; Saúde; Segurança Pública;  Assistência Social; Emprego Trabalho e Renda; Cultura, Esporte e Lazer; Agricultura e Meio Ambiente; Gestão; Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Tem destaque as propostas para a Segurança Pública que busca firmar parceria com o Governo do Estado no combate da criminalidade e tráfico de drogas no Município.

(Veja o plano completo de Vantuil do Posto aqui)

Como escolher o seu candidato?

De acordo com o TSE, é importante que o eleitor leve em conta alguns critérios para escolher um candidato. Trouxemos aqui pontos relevantes elencados no site do TSE, veja abaixo.

Primeiramente, o eleitor deve identificar quais valores julga mais importantes e quais valores quer ver seu representante defender. Isso é importante porque, geralmente, escolhemos um candidato por afinidade, ou seja, aquele que tem valores iguais aos nossos.

O eleitor deve esforçar-se para escolher candidatos que tenham preocupações universais, ou seja, preocupações que dizem respeito ou são aplicáveis a todas as pessoas e não só a um pequeno grupo.

Para saber o que o candidato pensa, o eleitor deve conhecer a carreira dele, assim como sua atuação profissional, seu histórico de vida, sua postura ética e sua conduta diante da sociedade. Se o discurso do candidato não condiz com sua atuação em outros momentos da vida, isso é um indício de que ele pode estar mentindo.

Em seguida, é preciso analisar suas propostas, o partido ao qual está filiado e quem são seus correligionários. Além disso, é preciso ver se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar. Promessas genéricas do tipo “vou criar milhares de empregos” são muito fáceis de fazer e obviamente são inviáveis de cumprir.

Informação das mais importantes é saber quem são os financiadores do candidato, pois as pessoas e empresas que financiam as campanhas eleitorais têm interesses que nem sempre se coadunam com os interesses da coletividade.

Muito embora não dê para ter certeza de que o candidato mais preparado cumprirá suas promessas, mesmo que viáveis, é possível reconhecer e descartar o político falastrão e despreparado.

Para obter informações sobre os candidatos, devemos ficar atentos a notícias, jornais, revistas, propagandas eleitorais veiculadas no rádio e na televisão, pesquisas e debates entre os concorrentes. Dessa forma, é possível saber se o candidato já esteve envolvido em algum escândalo, o que ele realizou em mandatos anteriores e avaliar suas propostas.

Todos os meios de veiculação de informação são válidos, contudo, atualmente, a melhor ferramenta para auxiliar o cidadão é a Internet, pois nada escapa à rede mundial de computadores. Nas páginas dos órgãos do Legislativo, da Justiça Eleitoral, de algumas ONGs ou simplesmente em sites de busca, é possível obter informações sobre os candidatos e políticos.

(Fonte TSE)

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.