News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 05 de Dezembro de 2020

Livre

BALANÇO - Funcultural divulga principais ações nos últimos quatro anos

Entre as ações está a requalificação do complexo da EFMM que será entregue em breve à população
Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020 - 10:51

Nos últimos quatro anos a Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural) criou e implementou diversas ações na cultura portovelhense. Entre elas está a criação do Fundo Municipal de Cultura (FMC) que tem como objetivo incentivar e estimular projetos de artistas, visando promover as artes plásticas, artesanato, literatura, cultura indígena, música, teatro, dentre outras artes.

Com a criação do Fundo, a Funcultural garantiu para o próximo ano recursos na ordem de R$200 mil a fim de serem utilizados tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas que apresentarem seus projetos culturais.

Um projeto de sucesso foi a criação da Escola de Ballet Funcultural em 2017. A implantação da Escola teve como objetivo incentivar crianças, adolescentes e jovens que moram em regiões periféricas a terem uma formação dentro das artes e que não podiam arcar com mensalidades e passagens para se deslocar até uma escola particular.

O resultado do projeto foi uma apresentação do espetáculo "Alice no Mundo da Dança", realizada por alunas que se apresentaram na quadra de esportes Praça do Céu, no bairro JK. A escola, que teve suas atividades suspensas temporariamente devido a pandemia do novo coronavírus, atendeu em torno de 600 alunos de baixa renda, que tinham o sonho de aprender a dançar, mas não podiam pagar por aulas particulares de dança.

Na infraestrutura do segmento cultural o destaque foi a reforma e climatização do Mercado Cultural. O espaço histórico teve a fiação elétrica e telhado substituídos, ganhou pintura nova e uma revitalização nos banheiros, ficando mais confortável para receber visitantes. O ambiente foi climatizado e conta com restaurantes, choperia e outras lojas, promovendo assim a política de ocupação de pontos que promovem o turismo, história e a cultura da nossa região.

O calendário de atividades também ganhou uma nova ação, o Tacacá Musical, que acontece todas as quartas-feiras em frente ao Mercado Cultural, reunindo artistas   locais e promovendo a comercialização de pratos típicos da região como o tacacá, vatapá, caruru, galinha picante e mais uma infinidade de opções para degustar.

Outros Trabalhos

Outras ações executadas através da Funcultural nos últimos quatro anos foram a reativação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, comemorações dos aniversários de instalação e criação do município de Porto Velho, Boto Rock Festival, Projeto Canta Mercado, regulamentação da Lei Aldir Blanc, celebração no dia da Cultura, Projeto Som Livre, Baile Municipal no Mercado Cultural, Circuitos Juninos, Carnaval - Banda depois da Banda- Mercado Cultural, pré seleção de dança da Escola do Ballet Bolshoi e Semana do Samba.

Ainda foram realizados mais projetos como editais de chamamentos públicos, réveillon comemorado com artistas locais, Festivais de Praia de Jaci-Paraná, Calderita e Fortaleza do Abunã-, Lives Culturais, Carnaval Curumim Folia, Homenagens Tributo ao Menestrel, Implantação do Calçadão Cultural Manelão, Festa Junina Municipal, Fórum e Conferência Municipal de Cultura, organização e apoio às eleições do Conselho Municipal de Cultura.

Além dessas ações outros projetos foram executados como: Implantação do Fundo Cultural; Fórum e Conferência Municipal de Cultura 2017 e 2019; Organização e Apoio às Eleições do Conselho Municipal de Cultura – 2017 e 2019; Comemoração do Aniversário do Município de Porto Velho (instalação) 24 de janeiro 2017 a 2020; Implantação do Calçadão Cultural Manelão – 2017; Festa Junina Municipal; Homenagens Tributo ao Menestrel; Carnaval – Pré Carnavalescas Espaço Folia Mercado Cultural; Aulas de Ballet Praça Céu 2017 a 2019; Carnaval Curumim Folia; Festivais de Praia – Jaci Paraná, Calderita e Fortaleza do Abunã 2017 a 2019; Réveillon comemorado com artistas locais – 2018 e 2019; Lives Culturais Arte pela Vida período da Pandemia; Editais de Chamamentos Públicos 2017, 2018, 2019 e 2020.

Fonte - 010 - Comdecom

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.