News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 26 de Novembro de 2020

Livre

Prefeitura faz levantamento de Índice de Infestação do Aedes aegypti

O LIRAa será realizado até o dia 6 de novembro e é importante que a população tenha consciência e participe desse trabalho para evitar a proliferação do mosquito.
Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020 - 14:32

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem (26), o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020. A atividade seguirá até o dia 6 de novembro e o resultado vai ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito, além de alertar sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses.

Serão 56 pessoas envolvidas no trabalho que vai durar 10 dias. A vistoria dos 7 mil imóveis sorteados em Porto Velho será realizada por quatro equipes compostas por 10 agentes de combate a endemias (ACEs). Outros 16 profissionais estarão no suporte administrativo que o levantamento exige.

Nos imóveis visitados são verificados todos os depósitos com água, desde a tampa da garrafa pet, caixas d'águas, pratos de plantas, calçadas, banheiros, bandeja da geladeira, entre outros.

A Direção do Departamento de Vigilância em Saúde ressalta que o LIRAa normalmente é realizado quatro vezes ao ano, mas devido a pandemia esse ano será realizado apenas duas vezes em 2020. O Departamento usa a estratégia do Ministério da Saúde fazendo uma amostra do município, porque não é possível visitar todas as residências. Durante as visitas já é feito um trabalho de conscientização para evitar que o mosquito se prolifere em água parada.

A Prefeitura e o DVS alertam a população durante a realização do LIRAa para que os agentes de saúde possam entrar nas residências e fazer in loco a verificação de criadouros do mosquito. Por isso é importante que a população receba os agentes de saúde em suas residências, que vão devidamente uniformizados. É importante ressaltar que é um trabalho de todos, para evitar água parada em qualquer lugar, mesmo que seja em pequena quantidade.

Fonte - 010 - Comdecom
Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.