News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020

Livre

Hildon Chaves aponta novas perspectivas para agricultura de Porto Velho

A afirmação foi feita pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Velho (Semagric), Luiz Cláudio durante live realizada pelo Facebook.
Domingo, 25 de Outubro de 2020 - 13:30

O crescimento da agricultura familiar de Porto Velho está diretamente ligado ao trabalho desenvolvido na gestão do prefeito Hildon Chaves (PSB), que concorre à reeleição com o número 45. A afirmação foi feita pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Velho (Semagric), Luiz Cláudio durante live realizada pelo Facebook.

De acordo com Luiz Cláudio, a primeira ação da gestão Hildon Chaves foi garantir a recuperação e manutenção das estradas vicinais. "Recuperamos quase sete mil quilômetros de estradas vicinais e com isso demos condições aos produtores para escoar suas produções. Essa ação garantiu um grande transformação na vida da agricultura familiar de Porto Velho e eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa gestão, pois estou vendo os nossos produtores prosperarem de verdade", apontou.

Segundo Hildon, o apoio ofertado aos agricultores de Porto Velho e distritos é fundamental e estratégico. "Precisamos focar na agricultura familiar, porque é através desse setor que conseguimos gerar emprego e renda de verdade, pois na medida que a agricultura se desenvolve, a economia cresce. As riquezas produzidas no campo, são consumidas na nossa capital e o agricultor que produz essas riquezas consome educação, vestuário e alimentação na cidade de Porto Velho e dessa forma conseguimos fazer a roda da economia girar", explicou.

Em relação aos distritos, o prefeito ressaltou que durante as outras gestões, eles eram considerados um problema e ficavam abandonados. "Temos uma nova perspectiva com relação aos distritos. Na nossa visão, eles não são um problema, eles são a solução para o nosso desenvolvimento econômico. A nossa grande vocação é a agricultura e hoje podemos afirmar que a Semagric está preparada para dar o apoio que os nossos agricultores necessitam", disse.

O secretário da Semagric destacou que durante a gestão do Hildon Chaves foram distribuídas mais de 2 milhões de mudas de café clonal selecionadas e certificadas através do programa Pró-Café. "Antes, com lavouras de café convencional, os produtores sofriam com a baixa produtividade. Hoje, mais de 550 propriedades de agricultura familiar estão com as plantas que garantem produtividade entre 40 a 150 sacas por hectare dependendo dos tratos culturais", esclareceu.

Ao final, Luiz Cláudio salientou ainda, que além do fornecimento de mudas, a secretaria garante o transporte de um dos insumos mais importantes para garantir a produtividade dos cultivos.  "O nosso solo é considerado ácido e precisa ser corrigido com calcário. Os nossos produtores enfrentavam problemas na hora de transportar esse insumo até suas propriedades e a gestão do Hildon mudou essa realidade. Hoje, os produtores compram o calcário na usina e a parte do frete fica por nossa conta. Com essa iniciativa, conseguimos contribuir para a redução dos custos de produção, elevando a margem de renda do produtor rural", finalizou.

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.