News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020

Livre

Cristiane Lopes destaca a importância da Prevenção ao Câncer de Mama na data criada por ela em Lei Municipal.

A importância, vai além de uma simples data, trata se de uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil e faz vítimas diariamente em Porto Velho.
Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020 - 17:30

Cristiane Lopes é autora da Lei Municipal que instituiu em 23 de outubro o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama. A importância, vai além de uma simples data, trata se de uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil e faz vítimas diariamente em Porto Velho.

O mês de Outubro é dedicado para que as mulheres de Porto Velho possam dar maior atenção à prevenção ao Câncer de Mama, por isso Outubro Rosa, para que ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama sejam rotineiras entre as mulheres, em especial as portovelhenses.

"É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O tumor responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida" destacou a candidata Cristiane Lopes.

A postura atenta da mulher em relação à saúde das mamas significa conhecer o corpo e quais alterações são consideradas suspeitas. Por isso, é fundamental para a detecção precoce dessa doença que o autoexame – exame de toque das mamas – que deve ser feito todos os meses, sempre, no quinto dia após a menstruação, por isso a necessidade da Lei Municipal de autoria da vereadora e agora única candidata mulher à prefeitura de Porto Velho, Cristiane Lopes que observou a ausência de uma política pública por parte da atual gestão da prefeitura em relação às políticas de prevenção ao Câncer de Mama.

Em seu mandato como prefeita, ela fará muito mais do que a própria Lei de sua autoria que é lembrada hoje, 23 de outubro. O Auto Exame das Mamas será ampliado através de campanhas e publicidade diária durante todo o mês de Outubro é todo o dia 23 de cada mês. Exame Clínica de Mamas. O exame clínico é parte fundamental da propedêutica para o diagnóstico de câncer, devendo ser realizado como parte do exame físico e ginecológico, que, associado a outros métodos propedêuticos, como a mamografia, pode aumentar a sensibilidade e a especificidade do diagnóstico, constituindo-se como base para a solicitação dos exames complementares.

A mamografia é considerada como o método mais eficaz para detecção precoce do câncer de mama, pois está diretamente associado à redução da mortalidade causada por esse câncer. Colocarei em prática como Prefeita de Porto Velho no Sistema de Saúde do Município todos esses pontos que tratamos na Lei criada em nosso mandato parlamentar. 

Fonte - 010 - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.