News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Domingo, 29 de Novembro de 2020

Livre

APOIO RURAL - Prefeitura leva projeto de abastecimento de água tratada para vila de Nova Aliança

O equipamento é um tipo de filtro com tecnologia totalmente brasileira, considerada uma solução inovadora, simples e de baixo custo
Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020 - 15:17

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta terça-feira (20), mais uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de água para Consumo Humano (Salta-Z). A tecnologia é capaz de transformar água suja em potável, própria para o consumo.

O equipamento é um tipo de filtro com tecnologia totalmente brasileira, considerada uma solução inovadora, simples e de baixo custo. O Governo Federal, via Fundação Nacional da Saúde – Funasa é quem doa os kits para as prefeituras parceiras do projeto.

No caso de Porto Velho, o município fez a seleção dos lugares e designou os técnicos para instalar os equipamentos, tudo em parceria com a Funasa. A primeira Salta Z foi instalada na Agrovila Rio Verde, agora é a vez da comunidade Nova Aliança, distante cerca de 50 quilômetros de Porto Velho.

Para a instalação da estrutura foi necessária a união de esforços entre a prefeitura de Porto Velho, Semusa, Emdur, Semagric, Funasa e principalmente da comunidade que conta hoje com uma solução simples, inovadora, de baixo custo, capaz de fornecer água própria para o consumo e, desta forma, evitar doenças transmitidas pela água contaminada.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as pessoas que tomam água contaminada ficam doentes e quando a população recebe água tratada vão ter uma vida muito mais saudável. É uma responsabilidade da Prefeitura disponibilizar água tratada para a comunidade. E a próxima comunidade a receber será a Vila Calderita e o projeto é estender para outras comunidades em 2021.

O Departamento de Vigilância em Saúde ressalta que esse projeto foi realizado através de um trabalho de visitação à comunidade e apresentado o projeto aos moradores para que todos soubessem os benefícios à saúde de todos e assim foi conseguida a parceria da comunidade para que o projeto fosse possível e entregue a água potável às famílias.

A Empresa de Desenvolvimento de Porto Velho teve participação fundamental nesse projeto ficando responsável pela fiscalização e execução das bases para caixa d'água e filtros Salta Z e, ainda a Emdur forneceu todos os materiais necessários e acompanhou a obra durante a execução até a conclusão final do projeto.

Um dos moradores, Charlisson Araújo de Souza, que tem uma padaria na comunidade, disse que ter água potável para os moradores é muito importante, porque antes eles só tinham um poço artesiano sem qualquer tratamento da água e hoje eles podem contar com água tratada para todos e assim poder evitar doenças com água contaminada.

O presidente da Associação da Comunidade Nova Aliança, Eliomar Silva Nascimento, relatou que moram cerca de 400 famílias no local e que agora os moradores vão ter mais qualidade de vida sabendo que o solo é bastante contaminado e esse sistema de tratamento de água vai evitar doenças para a comunidade.

Fonte - 010 - Comdecom

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.