Livre

Lenha na fogueira: Funcultural

Depois disso, vamos ficar esperando a publicao dos Editais, tanto pela Sejucel como pela Funcultural, assim como os Prmios que sero criados para premiar Projetos Culturais.
Sabado, 17 de Outubro de 2020 - 09:30

Ta chegando a hora dos artistas que estão impossibilitados de trabalhar e defender o sustento de suas famílias, meterem a mão na "bufunfa".


Estou me referindo ao auxilio emergencial da cultura, que cada artista que passar pelo crivo da Controladoria Geral do Estado, fará jus. O recurso que será repassado em três parcelas de R$ 600,00 cada.


Segundo postagem do superintendente da Sejucel Jobson Bandeira, em suas redes sociais que pretende pagar os artistas os artistas contemplados com os recursos do auxílio emergencial de apoio à cultura, na próxima semana.


Segundo ele, a Assembleia Legislativa (ALE) já aprovou o projeto de lei criando dispositivo na legislação que instituiu o Fundo Estadual de Cultura (FEC), responsável em gerir o recurso da Lei Aldir Blanc, para que o FEC faça transferência financeira para pessoas físicas em momentos de calamidade pública.


"Estamos esperando apenas a publicação no Diário Oficial, assim como o aval da Controladoria Geral do Estado, que está analisando os cadastros dos artistas", declarou. O valor repassado ao Estado é de R$ 18.390.


Na coluna de ontem falei sobre essa possibilidade, pois com a publicação feita pela Funcultural afirmando, que as análises dos Espaços Culturais devem terminar no dia 20, ou seja, na próxima terça feira dia 20 e então a Funcultural através do Fundo Municipal de Cultura aí começar a fazer o repasse entre 3 e 10 MIL REAIS.


Devemos lembrar, que o governo federal já depositou na conta do Fundo Estadual de Cultura e no Fundo Municipal de Cultura os valores que serão repassados aos artistas e aos espaços culturais.


Quero dizer que a grana está na conta do governo e da prefeitura de Porto Velho e creio, que nas contas dos Fundos de Cultura dos demais municípios de Rondônia.


Em virtude da burocracia, muitos estavam com a 'pulga' atrás da orelha, desconfiando que o dinheiro só sairia quando a Pandemia terminasse.


Felizmente, tanto a equipe da Sejucel comandada pela Carmélia e da Funcultural comandada pelo Ocampo não mediram esforços para que os órgãos fiscalizadores e controladores aprovassem as diretrizes que autorizam os repasses aos artistas e espaços culturais.


Depois disso, vamos ficar esperando a publicação dos Editais, tanto pela Sejucel como pela Funcultural, assim como os Prêmios que serão criados para premiar Projetos Culturais.


Uma coisa é certa, antes da realização do primeiro turno das eleições para prefeito e vereadores a grana estará na conta dos artistas e dos espaços culturais.


Aproveito para encerrar a coluna de hoje, parabenizando minha sogra Nazaré Silva pelo seu aniversário. PARABÉNS NAZA!

Fonte - Z Katraca - NewsRondnia

Comentários

News Poltica

News Polcia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.