Livre

Pesquisadores da UNIR descrevem duas novas esp閏ies de peixes da bacia do rio Madeira

As esp閏ies foram nomeadas como C. nambiquara em homenagem a tribo ind韌ena da regi鉶 de Comodoro, onde a esp閏ie ocorre.
Quinta-Feira, 15 de Outubro de 2020 - 21:26

O biólogo Willian M. Ohara, do Departamento de Engenharia de Pesca, do campus de Presidente Médici da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em coautoria com a pesquisadora Ângela Zanata, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e os pesquisadores Junior Chuctaya e Luiz Malabarba, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) descobriram e descreveram duas novas espécies de peixes da bacia do rio Madeira.

Uma das espécies é conhecida popularmente como canivete e foi encontrada nas cabeceiras do rio Guaporé, próximo a cidade de Comodoro, Mato Grosso. A outra espécie é conhecida como piaba ou lambari e ocorre nas cabeceiras do rio Jaci-Paraná, próximo a cidade de Campo Novo de Rondônia. Ambas as espécies possuem pequeno porte (não ultrapassando 10 cm) e são consideradas endêmicas do rio Madeira, ou seja, não ocorre em outros rios da bacia Amazônica.

As espécies foram nomeadas como C. nambiquara em homenagem a tribo indígena da região de Comodoro, onde a espécie ocorre. E a outra espécie foi nomeada como O. pacaasnovos em razão da espécie estar presente no Parque Nacional Pacaás Novos. Os trabalhos foram publicados na revista internacional Journal of Fish Biology.

 

Mais informações sobre os artigos podem ser acessadas por meio dos links:

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jfb.14533
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jfb.14531

Fonte - News Rond鬾ia

Comentários

News Pol韈ia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.