Livre

DIA DAS CRIANÇAS: É importante que as crianças tenham seus direitos assegurados, afirma Vinícius Miguel

Ter educação de qualidade está entre os direitos das crianças e será uma das prioridades da gestão de Vinícius Miguel à frente da prefeitura de Porto Velho.
Segunda-Feira, 12 de Outubro de 2020 - 15:28

No dia 12 de outubro é comemorado, no Brasil, o Dia das Crianças e, bem mais do que dar presentes, é preciso chamar a atenção para a proteção e cumprimento dos direitos delas.

É o que destaca o candidato a prefeito de Porto Velho pela Coligação Cidadania23, Rede Sustentabilidade e PDT "Porto Velho em Boas Mãos!", Vinícius Miguel. "É preciso cuidar das nossas crianças e garantir o direito básico delas, afinal, nelas que depositamos a esperança de um futuro melhor, e é nosso dever garantir oportunidades, cuidados e proteção".

Ter educação de qualidade está entre os direitos das crianças e será  uma das prioridades da gestão de Vinícius Miguel à frente da prefeitura de Porto Velho. O candidato destaca, em seu Plano de Governo, a oferta da Educação Infantil Integral com ensino de qualidade.

O projeto de Cultura de Paz nas Escolas, também é uma das promessas que serão cumpridas quando Vinícius Miguel for prefeito da Capital. "Queremos incentivar a adoção de novas tendências na educação infantil, como a prática de meditação e yoga. Nossa proposta é minimizar e, em alguns casos, até neutralizar comportamento agressivo".

Com o projeto, o candidato pretende, ainda, reduzir o déficit de atenção e a hiperatividade, diminuir faltas e suspensões, melhorar a concentração, a memória e a criatividade, melhorar os relacionamentos interpessoal, intrapessoal e com o meio ambiente, além de formar uma criança saudável fisicamente e emocionalmente.

Ainda dando oportunidade de educação para as crianças de todos os cantos de Porto Velho, aproximando os alunos da escola, Vinícius Miguel destaca a construção de uma escola na linha 42 (Bacia Leiteira). Atualmente os alunos são atendidos pela Escola Jerusalém da Amazônia, mas com a construção de uma nova escola, o acesso dos alunos será facilitado.

Cuidando da saúde mental das nossas crianças, Vinícius quer assegurar o cumprimento da Lei Federal 13.935/19, que garante atendimento por profissionais de psicologia e serviço social aos alunos das escolas públicas e educação básica.

"Também vamos buscar parceria para investir na educação tecnológica, com apoio para construção de laboratórios de informática  nas escolas, oportunizando o contato, desde cedo, das crianças com a tecnologia", informou Vinícius. Que pretende, também, avaliar a construção de creche e escola de educação infantil no Bairro Novo, próximo ao residencial Morar Melhor, zona Sul, e zona rural de Porto Velho.

Mas para uma educação de qualidade ofertada às crianças, é preciso investir, principalmente nos professores e toda equipe técnica de educação. E é isso que o candidato com o número 23 vai fazer.

Na área da saúde, a proposta é promover a implementação das ações que compõem a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), documento que reúne o conjunto de ações programáticas e estratégicas para garantir o pleno desenvolvimento da criança, que repercute em todas as etapas do ciclo de vida considerando as diferentes culturas e realidades, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, assistência e reabilitação à saúde.

Na área do esporte, Vinícius Miguel pretende articular uma rede de incentivo, com a criação de novos espaços no bairros que proporcionem às crianças práticas saudáveis e que promovam a integração e disciplina. "Também vou ampliar a refinar programas existentes que promovam a prática de escolinhas desportivas no contraturno, com a finalidade de incentivar a formação esportiva e detecção de talentos, passo importante para combater a vulnerabilidade da criança em relação à marginalidade, drogas e prostituição".

Fonte - News Rondônia

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.