Livre

VACINAÇÃO INFANTIL - Semusa inicia vacinação contra pólio e multivacinação, nesta terça-feira

Crianças de zero a 14 anos devem ser imunizadas em qualquer unidade básica de saúde
Segunda-Feira, 05 de Outubro de 2020 - 14:27

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos será iniciada nesta terça-feira (6) em Porto Velho. Simultaneamente, também terá início a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças de zero a 14 anos não vacinadas ou com esquemas incompletos de qualquer vacina.

Até o dia 30 de outubro, pais ou responsáveis devem procurar as unidades básicas de saúde, das 8h às 17h30, para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes que se encaixam nos critérios das campanhas.

Para reforçar a vacinação deste público, que registrou baixa adesão em campanhas anteriores e também na rotina, a Semusa organizou o Dia 'D' de mobilização, que acontece em 16 de outubro em todas as unidades. A abertura oficial da ação será realizada no Residencial Orgulho do Madeira.

Juntas, as duas campanhas vão oferecer 14 tipos de vacinas que garantem proteção contra 20 doenças em média, entre elas: rotavírus (diarreia); tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); BCG (tuberculose); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

A Semusa reforça que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de Covid-19, uma vez que a vacina ajuda a manter as crianças imunes a diferentes doenças.

Doença

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Capacitação

Para preparar os profissionais para as duas campanhas, a Divisão de Imunização da Semusa realizou uma capacitação online com todos os vacinadores das unidades de saúde municipais. O treinamento aconteceu no período da manhã e tarde para reforçar as informações a todos os profissionais envolvidos no trabalho.

Fonte - 010 - Comdecom

Comentários

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.